André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Revisão de 2015, metas para 2016

Apesar de soar meio clichê, eu também costumo tirar um tempinho no final de dezembro / início de janeiro para revisar o ano que se passou e planejar as metas para o próximo ano. Venho fazendo isso mentalmente há bastante tempo e publicamente aqui no site desde 2011 (pulei 2012 e 2013, mas, voltei a fazer em 2014).

Dessa forma, para não perder o costume, aqui vai a minha revisão de 2015 e algumas metas que eu estabeleci para este ano de 2016.

Aprendizados de 2015

Em se tratando do site, o ano de 2015 foi um ano de muito sucesso. A quantidade de acessos quadruplicou e o número de inscritos cresceu sete vezes! Porém, dando uma observada no número de acessos e tipos de comentários dos artigos de forma individual, consegui detectar algumas coisas que pretendo consertar neste ano que está começando.

Guest posts no 100loop

Uma dessas observações é relacionada aos “guest posts” que eu comecei a escrever no blog da comunidade 100loop em dezembro de 2014. A ideia era, uma vez por mês, escrever os artigos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos para a Windows Store (aplicativos “metro“) no site do 100loop (ao invés de publicar esse tipo de artigo diretamente aqui no meu site). O objetivo era conseguir que mais pessoas da comunidade conhecessem o meu trabalho e eventualmente acabassem parando aqui no site para consumirem outros tipos de conteúdo.

Essa estratégia falhou de diversas formas. Primeiramente, o tráfego que eu estava esperando para esses artigos no site do 100loop ficou bem abaixo das minhas expectativas. Segundo, senti que o tema em si (desenvolvimento de aplicativos para a Windows Store) simplesmente não “pegou“. Infelizmente a Microsoft ainda não teve sucesso em emplacar os aplicativos modernos do Windows 8/10, portanto, a procura por artigos dessa natureza é bem baixa.

Com tudo isso em mente, eu já estava pensando em desistir dos artigos sobre esse tema. O empurrão final veio quando a KingHost migrou o site do 100loop para outro servidor e, por algum motivo bizarro (e até hoje não identificado), o efeito foi que eu não conseguia mais acessar o painel de controle do site do 100loop de fora do Brasil. Aí eu desisti mesmo e acabei publicando os outros dois artigos que eu tinha escrito sobre WinRT aqui no meu site mesmo (que tiveram, somados, 124 acessos em 2015 – ou seja, escrever sobre esse assunto não compensa mesmo).

Resumos de livro

Outro tipo de artigo que eu notei que os(as) leitores(as) do site não se identificaram foram os resumos de livro. Uma das minhas metas para o ano passado foi ler um livro por mês. Seguindo a sugestão do Wennder Santos, resolvi escrever os resumos de alguns dos livros para compartilhar aqui no site. No total foram somente dois resumos publicados (80/20 Sales and Marketing e Smartcuts), que juntos totalizaram somente 189 visualizações em 2015.

Dessa forma, em 2016 eu não colocarei resumos de livros na minha agenda principal de publicações. Isso quer dizer que eu só publicarei os resumos dos livros entre uma publicação técnica se sobrar algum tempo extra para escrever os posts. Entretanto, eu continuarei escrevendo rapidamente os resumos em tópico (sem publicar), porque eu achei que é uma forma muito eficaz de lembrar rapidamente do conteúdo do livro depois de ter passado vários meses da leitura.

Posts sobre Alemanha

Em 2015 eu comecei a experimentar com uma nova categoria de artigo: posts sobre a minha vida na Alemanha. Apesar de esse tipo de artigo ter trazido um grande número de visualizações, eu notei que a maior parte desse tráfego não tinha absolutamente nada a ver com o tema principal do site (desenvolvimento de software). Além disso, comecei a receber perguntas nos comentários desses artigos que eu não tenho a menor condição de responder (como, por exemplo, “é fácil arrumar emprego aí na Alemanha?“).

Portanto, em 2016 eu não publicarei mais artigos desse tipo na minha agenda normal de publicações. Da mesma forma que os resumos de livro, eu só vou publicar artigos sobre a minha vida na Alemanha se sobrar tempo para escrevê-los além da agenda normal de artigos técnicos.

Para substituir esse tipo de conteúdo por escrito, vou fazer algumas transmissões ao vivo no Periscope (sem pré-agendamento) mostrando curiosidades sobre a Alemanha sempre que eu me lembrar de algo. Além disso, vou começar a postar coisas interessantes pelo Snapchat (também relacionadas à Alemanha), portanto, me siga no Periscope e no Snapchat (usuário “andrealveslima“). E por falar em Periscope.

Periscope

Comecei a experimentar com o Periscope em setembro de 2015. A ideia era fazer uma transmissão ao vivo por semana, o que eu consegui cumprir (tirando o tempo que eu estava de férias no Brasil – foram, no total, 10 transmissões entre setembro e dezembro). O resultado até que foi legal. Algumas pessoas acompanhavam as transmissões todas as semanas, mas, a interação não atingiu o nível que eu estava esperando (provavelmente por minha culpa).

Eu não me arrependo em absolutamente nada de ter feito essa experiência com o Periscope. Eu percebi que essas transmissões ao vivo me ajudaram muito para que eu ficasse mais desenvolto conversando com a lente da câmera. A primeira transmissão foi aterrorizante, a segunda um pouco menos. Na terceira, eu estava totalmente de boa.

Por outro lado, essas transmissões estavam dando um trabalhão danado. Por causa da diferença de horário entre o Brasil e a Alemanha (3, 4 ou 5 horas, dependendo da época do ano), eu tinha que fazer a transmissão logo que eu chegasse em casa do trabalho, antes da janta. E isso estava tomando um tempo precioso que eu prefiro aproveitar com a minha família (sem contar com o tempo que tomava para preparar o conteúdo das transmissões).

Assim sendo, em 2016 eu não vou mais fazer as transmissões semanais no Periscope. Como eu mencionei anteriormente, o que eu vou tentar fazer é algumas transmissões aleatórias durante o dia de trabalho (para apresentar algum pensamento / insight rápido que eu tiver tido) ou no final de semana (com alguma curiosidade sobre a vida na Alemanha).

Férias

E os artigos com relatos das minhas férias? Esse ano, excepcionalmente, fizemos duas férias grandes: viajamos para a Itália em maio e para o Brasil em novembro. Aproveitando esse espírito de férias, resolvi escrever relatos de como foram as nossas viagens. Esse é um tipo de artigo que eu gosto de escrever, mas, que também não teve muito resultado em número de visualizações (172 no total em 2015).

Dessa forma, esse é outro de tipo de artigo que não estará na agenda normal de publicações do site em 2016. Aliás, nem que eu quisesse eu conseguiria escrever sobre isso este ano. Em contraste com 2015, nós provavelmente não faremos férias “grandes” esse ano, já que estamos aguardando ansiosamente a chegada do nosso segundo filho em maio.

Criação de produtos

Por fim, uma coisa que deu certo. Uma das minhas metas para 2015 era escrever um livro sobre Report Viewer. Apesar de ter saído quase meio ano atrasado, ele saiu. Em novembro eu lancei o livro e ele está vendendo muito bem até agora, exatamente dentro das minhas expectativas. O plano em 2016 é continuar produzindo mais produtos para acrescentar ao meu portfólio.

Os 5 posts mais lidos de 2015

Agora que já vimos a minha lista de aprendizados relacionados ao site em 2015, vamos dar uma olhada em quais foram os posts mais lidos de 2015?

5) Tirando fotos com a WebCam em C#

Esse é um tópico muito discutido em fóruns técnicos (por exemplo, no MSDN). Depois de ter sido questionado sobre esse assunto por um inscrito, resolvi escrever um artigo detalhando como tirar fotos com a webcam utilizando o C# e Windows Forms. Nesse artigo eu mostro duas bibliotecas que podemos utilizar no C# para tirarmos fotos com a webcam (AForge.NET e DirectShow.NET). Curiosamente, poucos meses depois de ter escrito o artigo, eu precisei implementar exatamente essa mesma funcionalidade em um aplicativo na empresa onde eu trabalho.

4) Suporte ao Report Viewer no Visual Studio Express

Até o Visual Studio 2013, o Report Viewer vinha instalado automaticamente com as edições Professional e superior. Porém, com o Visual Studio Express, o controle do Report Viewer não é instalado automaticamente. Ao instalarmos a sua runtime, conseguimos utilizar o controle (desenhar os relatórios não é possível, você precisa de uma ferramenta externa). Nesse artigo eu mostro como adicionar o controle do Report Viewer no Visual Studio Express.

Além disso, no ano passado, com o lançamento do Visual Studio 2015, a Microsoft resolveu alterar o instalador do Visual Studio de forma que, com a instalação típica, o Report Viewer não é instalado em nenhuma edição. Mas, não se preocupe, eu já escrevi outro artigo mostrando como ativar o Report Viewer no Visual Studio 2015.

3) Quanto custa morar na Alemanha?

Esse é um dos artigos relacionados à minha vida na Alemanha que eu escrevi no ano passado. Ele provavelmente ficou tão famoso porque eu simplesmente compartilhei a minha planilha de custos de 2014, sem esconder praticamente nada. Eu acho que você não encontra esse tipo de informação tão realista em nenhum outro site por aí. Porém, como eu mencionei anteriormente, não vou escrever esse tipo de artigo no meu calendário normal de publicações, porque o tráfego que chega nesses artigos não é exatamente o público que eu estou buscando para o meu site.

2) Criando instaladores para aplicativos .NET

Escrito no finalzinho de 2014, esse artigo foi quase o campeão de visualizações em 2015. Nele eu mostro três maneiras de criarmos instaladores para os nossos aplicativos desenvolvidos com o .NET Framework: Install Project, InnoSetup e InstallShield. Todas as três metodologias são demonstradas utilizando o exemplo construído no artigo sobre fotos com a webcam (número 5 do ranking logo acima), que faz uso de bibliotecas externas e é um exemplo perfeito para a criação de instaladores.

1) Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013

O tema “relatórios“, tanto com o Report Viewer quanto com o Crystal Reports, sempre faz parte dos tópicos mais acessados no meu site. Esse ano não foi diferente. O artigo mais acessado em 2015 foi esse onde eu mostro como instalar o Crystal Reports no Visual Studio 2013 (e a mesma metodologia continua válida para o Visual Studio 2015). Não é à toa que, como você vai conferir na próxima seção, esse tema será um dos focos das minhas publicações em 2016.

Pesquisa de conteúdo 2015

No final de 2015 eu lancei uma pesquisa para me ajudar a definir o calendário de conteúdo para 2016. Se você acompanha o meu site há algum tempo, você já percebeu que eu costumo basear os meus artigos em questões ou sugestões das pessoas que acompanham o site (como você!). Essa pesquisa foi a “cereja no bolo” dessa estratégia.

A pesquisa era bem simples, com somente uma pergunta “aberta” e três de múltipla escolha (para me ajudar a entender a distribuição demográfica do meu público). Pois bem, a pesquisa ficou disponível entre 21/12/2015 e 30/12/2015. Nesse período, recebi 49 respostas. Primeiramente, vamos dar uma olhada nas respostas das perguntas demográficas.

Como você pode perceber pelo gráfico acima, uma grande maioria das pessoas que responderam à pesquisa (quase 80%) trabalham na área de informática. Até aí tudo normal, uma vez que o tema do meu site é desenvolvimento de software. Porém, o que eu estava mais interessado com essa pergunta eram os outros extremos: estudantes e programadores por hobby. Eu queria saber se eles representavam a maioria ou não.

Um dos projetos que eu tenho em mente para o futuro envolve podcasts. Com essa pergunta eu queria validar se existe um percentual de público suficiente para embarcar nessa aventura. Com “apenas” 51% das pessoas que responderam à pesquisa dizendo que acompanham podcasts, esse projeto ficará enterrado por enquanto e potencialmente só virá à superfície em 2017. A propósito, se você é uma das pessoas que ouve podcasts, você já deu uma olhada na minha lista de podcasts para desenvolvedores?

Essa pergunta serviu para validar um dos meus projetos que eu tenho para 2016, que é justamente relacionado à geração de relatórios, dando continuidade ao meu e-book sobre Report Viewer. Como você pode perceber pelo resultado da pesquisa, quase três quartos (73,4%) das pessoas que responderam à pesquisa trabalham com desenvolvimento de relatórios. O que me surpreendeu foi a porcentagem de pessoas que utilizam outra ferramenta que não seja o Crystal Reports ou Report Viewer. Qual será a ferramenta que essas pessoas utilizam? Vou tentar descobrir e depois conto para vocês.

Finalmente, acima temos a análise da pergunta “aberta“. Depois de agrupar as respostas por temas e aplicar os algoritmos de ponderação que eu aprendi no livro chamado Ask (do autor Ryan Levesque – a propósito, recomendo 100% esse livro), cheguei ao ranking apresentado na imagem acima (onde eu considero somente os 10 tópicos mais mencionados).

Como você pode ver, o assunto mais mencionado nas respostas foi “relatórios“, que é o tema que eu mais vou abordar em 2016. Se você não se interessa por esse tema, não se preocupe. Apesar de focar as publicações no tema “relatórios” neste ano (uns 65% das publicações será sobre relatórios), não vou deixar de publicar artigos sobre outros temas (principalmente os outros temas mencionados pelas pessoas que responderam à pesquisa).

Alguns outros tópicos que ficaram no topo da lista (como desenvolvimento web) não são a minha praia. Não sei o que fazer com eles, uma vez que eu não tenho experiência suficiente nesses outros temas. Talvez eu crie uma série em que eu vá aprendendo sobre esses tópicos e contando para vocês ao mesmo tempo? Não sei, me conte nos comentários a sua opinião.

Ah, quase que ia esquecendo. Na página de agradecimento da pesquisa, eu deixei uma hashtag que serviria para fazer o sorteio de uma cópia do meu e-book sobre Report Viewer. Basicamente, quem fizesse um tweet com aquela hashtag estaria concorrendo. Somente quatro pessoas utilizaram essa hashtag. Veja quem foi o ganhador do livro:

E as metas de 2015?

Janeiro, além de ser mês de estabelecer metas para o ano que está começando, também é mês de revisar as metas estipuladas para o ano anterior. Veja só a revisão das minhas metas para 2015:

Ler um livro por mês (quase cumprida)

Quase que eu consegui cumprir essa meta. Até o meio do ano estava tudo perfeito, eu tinha conseguido ler seis livros. Porém, na segunda metade do ano, acabei desandando. Não gosto de dar desculpas, mas, isso acabou acontecendo por causa de três motivos.

Primeiro, meus pais vieram nos visitar e ficaram quinze dias aqui com a gente (durante esse tempo eu praticamente não li nada, obviamente). Depois, teve a nossa viagem para o Brasil em novembro (também não li praticamente nada devido à correria). E, em terceiro, eu só esperava para escolher e comprar o livro que eu ia ler quando eu terminava a leitura do livro anterior. Isso acabou atrasando bastante o processo.

No final das contas, os livros que eu consegui ler em 2015 foram:

80/20 Sales and Marketing (Perry Marshall)
A criança mais feliz do pedaço (Harvey Karp)
Fortaleza Digital (Dan Brown)
A menina do Vale (Bel Pesce)
Mensalão (Marco Antonio Villa)
Smartcuts (Shane Snow)
Trabalhe 4 horas por semana (Thimoty Ferriss)
Do the work (Steven Pressfield)
Ask (Ryan Levesque)
O papai é pop (Marcos Piangers)
Little red book of selling (Jeffrey Gitomer)

Ser mais sociável (falhou)

Falhei nessa. O que acontece é o seguinte. Eu acordo bem cedo para escrever os artigos e criar os produtos aqui para o site (às 5 da manhã já estou trabalhando nisso). Depois, vou para o trabalho e fico lá até as 5 da tarde. Chego em casa umas 17:30, cansado, janto e a única coisa que quero fazer é passar um tempo com a minha esposa e filha. No final de semana, normalmente não tenho pique para ficar encontrando muito com os outros (principalmente porque a maioria dos conhecidos que temos aqui são relacionados ao meu trabalho, e eu não quero ficar encontrando pessoas do trabalho no final de semana, sacou o problema?). Enfim, preciso dar um jeito nisso.

Dobrar a audiência do blog / newsletter (superou)

Como costumam dizer, uma imagem vale mais do que mil palavras. Que tal duas imagens?

Estatísticas de acesso do site:

Quantidade de inscritos na newsletter:

Publicar um e-book no primeiro semestre (cumprida fora do prazo)

Apesar de ter saído atrasado, finalizei o e-book sobre Report Viewer em outubro. As vendas estão indo muito bem até agora. Se você se interessa por esse assunto, confira na página de vendas, tudo o que você precisa saber sobre o Report Viewer.

Publicar um curso online no segundo semestre (falhou)

Nem comecei. Acabei deixando para 2016.

Continuar sendo um marido / pai presente (OK)

Na minha visão (e minha esposa concorda), continuei sendo um pai muito presente. Participo de praticamente tudo relacionado à Sophie. Quanto a parte do “marido” presente, preciso melhorar, mas, acho que estou no caminho certo.

Metas para 2016

Revisadas as metas de 2015, vamos ver algumas metas que estabeleci para 2016.

– Ler pelo menos um livro por mês: Um erro que eu quero corrigir este ano é que eu não tinha uma agenda pronta de qual livro eu queria ler. Dessa forma, quando eu terminava de ler um livro, eu tinha que ficar pensando qual seria o próximo livro que eu gostaria de ler. Aí eu tinha que comprar, esperar chegar e só então eu começava a ler.

Este ano eu já estabeleci quais são os livros que eu quero ler e em qual ordem. Além disso, já comprei tudo numa pancada só e todos os livros já estão em casa esperando para serem lidos:

Os livros para 2016 são os seguintes (em ordem de leitura):

The art of the deal (Donald Trump)
The war of art (Steven Pressfield)
Do fathers matter? (Paul Raeburn)
The miracle morning (Hal Elrod)
How I raised myself from failure to success in sales (Frank Bettger)
Speak to win (Brian Tracy)
Crianças francesas não fazem manha (Pamela Druckerman)
Negotiation (Brian Tracy)
Secrets of closing the sale (Zig Ziglar)
Launch (Jeff Walker)
Um país sem excelências e mordomias (Claudia Wallin)
Jab, jab, jab, right hook (Gary Vaynerchuk)

Os tópicos de leitura que estou focando este ano são vendas e negócios, intercalados com alguns livros para relaxar (sobre criação de filhos e política).

– Evento social pelo menos uma vez por mês: ano passado eu estabeleci a meta “socializar mais“. O erro é que essa meta não era mensurável. Espero ter mais sucesso com ela ao alterá-la para algo que eu possa medir o sucesso.
– Meditar de segunda a sexta-feira: li em vários lugares que meditar faz uma diferença absurda no dia a dia. A minha meta é meditar (utilizando o aplicativo Headspace) em todos os dias úteis.
– Reestruturar a página “Sobre” do site (até junho)
– Criar página de consultoria no site (até junho)
– Criar página de download de lead magnets (até novembro)
– Lançar mais dois produtos (um até junho, outro até novembro)

Obrigado pelo apoio!

Dezembro e janeiro é época de revisão do ano que passou e estabelecimento de metas para o ano que está começando. É importantíssimo expormos publicamente pelo menos algumas das nossas metas. Eu já li ou ouvi em algum lugar que é cientificamente comprovado que, ao compartilharmos as nossas metas publicamente (pelo menos algumas), as chances de conseguirmos cumpri-las aumentam significativamente.

E você, já analisou o ano de 2015 e planejou as suas metas para 2016? Ano passado eu fiz um convite para que os leitores do meu site estabelecessem as suas metas e postassem um link nos comentários, porém, até onde eu sei, só o Wennder Santos acabou definindo as suas metas publicamente (e ele já postou uma revisão no site dele também, confira). A propósito, um pequeno “side note” aqui sobre o Wennder Santos: o cara é fera e acabou de virar Microsoft MVP também. Se você se interessa por desenvolvimento móvel (principalmente híbrido utilizando o Apache Cordova), sugiro que você acompanhe as suas publicações.

Dessa forma, esse ano eu faço o convite mais uma vez: estabeleça publicamente algumas de suas metas, poste em algum lugar e me mande o link nos comentários. Assim conseguiremos cobrar um ao outro, o que vai aumentar bastante as chances de conseguirmos cumprir as nossas metas para 2016.

Enfim, semana que vem eu volto com a minha primeira publicação técnica de 2016. Espero que você goste do novo rumo que o site tomará neste novo ano. Me fale nos comentários o que você achou e não esqueça de assinar a minha newsletter para ficar por dentro dos próximos artigos (utilize o formulário logo abaixo).

Até a próxima!

André Lima

Photo by Pixabay used under Creative Commons
https://pixabay.com/en/dart-target-aim-arrow-goal-point-444201/

Image by Will Palmer used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/willpalmer/378563092/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

5 thoughts on “Revisão de 2015, metas para 2016

  • Fala André, blz?
    Obrigado pelo “fera”, ser reconhecido por pessoas como você é sensacional!

    Pô, Sophie! Podia ter pego o meu nome, heim? ^^

    André, você não gosta de ler no Kindle? Ano passado, comprei um e desde então estou lendo muito mais. Algumas pessoas, aqui na lambda, “leem” usando audiobooks (eu não gosto).

    Parabéns pelas metas que cumpriu e espero que consiga cumprir as que estabeleceu para esse ano.

    Até mais.

    • andrealveslima disse:

      Fala Wennder!

      Pois é, não foi dessa vez que você ganhou o livro, hehehe..

      Eu tenho um Kindle também, inclusive dois dos livros que eu vou ler esse ano foram comprados no Kindle (porque não tinha a versão em paperback no Amazon daqui ou estava muito caro – não lembro ao certo).. Eu até leio no Kindle sem problema, mas, eu prefiro 1000 vezes mais ler um livro “de verdade”.. Acho que a experiência é completamente outra.. Gosto de segurar o livro, folhear, dar uma olhada rápida nos capítulos que estão por vir, etc.. Esse tipo de coisa é difícil com o Kindle..

      Audiobook eu nem tentei e nem penso em tentar.. Eu já ouço podcasts no caminho pro trabalho e muitas vezes me pego distraído pensando em outra coisa enquanto o podcast está rolando.. Como é podcast, OK, não tem problema perder alguma informação ou outra, mas, imagina se for livro.. Acho que acabamos perdendo muito do conteúdo..

      Já vi pessoas que escutam audiobooks e elas colocam em 1.5x, 2x velocidade.. Acho bem insano.. Na minha opinião, é importante consumir o conteúdo do livro e deixar o conteúdo “assentar” na cabeça um tempo.. Consumir conteúdo desse jeito tão frenético acho que acaba sobrecarregando a cabeça..

      Enfim, valeu demais pelo comentário.. A propósito, já vi as suas metas para esse ano no seu site.. Também espero que você consiga cumprí-las..

      Grande abraço!
      André Lima

  • Fabrício Londero disse:

    Menina linda!! Me deu sorte =D

    Sucesso Àndre! Semrpe acompanhando o teu trabalho!

    Forte abraço1

  • […] como um dos temas mais requisitados na minha pesquisa de conteúdo do ano passado foi desenvolvimento web, vou tentar abordar uma coisa ou outra utilizando a plataforma de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *