André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Quer aprender mais sobre o desenvolvimento de aplicações desktop com a plataforma Microsoft?

Se você respondeu sim para a pergunta acima, então você está no lugar certo! Aqui você encontrará inúmeros artigos onde eu resolvo os problemas mais comuns que você encontrará na sua carreira de desenvolvedor de aplicações desktop. Tudo isso de maneira muito detalhada, sem pular os passos mais complicados e ressaltando as dificuldades que você possa vir a se deparar.

Você encontrará artigos com assuntos superinteressantes como geração de instaladores, manipulação da webcam, envio de e-mails, geração de relatórios com Report Viewer e Crystal Reports, entre outros. Tudo isso utilizando as linguagens C# e VB.NET.

Está com alguma dúvida ou dificuldade que eu ainda não abordei aqui no site? Sem problema! Tudo o que você precisa fazer é me mandar um e-mail. Eu respondo todos!


Minha história


Eu comecei no mundo da programação mais ou menos “por acidente”. Quando eu estava terminando o ensino médio eu decidi que iria prestar vestibular para ser professor de matemática (!). Porém, para a minha sorte, eu só consegui ficar na lista de espera da Universidade Estadual de São Paulo. Enquanto eu esperava para ser chamado, eu comecei o curso de Ciência da Computação em uma universidade particular. Depois de duas semanas eu descobri que eu tinha encontrado a minha paixão: eu queria ser um programador!

Minha primeira experiência profissional foi no meu estágio em 2005. Depois do estágio eu acabei sendo efetivado como analista de sistemas, desenvolvendo aplicações voltadas para a gestão de recursos humanos. A princípio, eu trabalhava com VB6. Porém, alguns meses depois eu descobri a comunidade de desenvolvedores Microsoft e a plataforma .NET. Em pouco tempo eu já estava familiarizado com o Windows Forms e WPF com C#. Desde então, essas são as tecnologias que eu tenho focado na minha carreira.

Lá por volta do ano de 2007 eu comecei a contribuir mais a sério com a comunidade de desenvolvedores Microsoft. Eu escrevia artigos, publicava vídeos no portal Linha de Código, respondia perguntas nos fóruns da MSDN e da comunidade .NET Raptors (que infelizmente não existe mais).

Depois de muita contribuição com a comunidade, em 2010 eu fui reconhecido com o prêmio Microsoft MVP em desenvolvimento de aplicações Windows. Consegui renovar o prêmio por 6 anos consecutivos, deixando de fazer parte do programa em outubro de 2016.

Na metade do ano de 2011 surgiu uma oportunidade de transferência para a filial da Alemanha na empresa onde eu trabalhava. Eu apliquei e acabou dando certo. Desde setembro de 2011 em moro na cidade de Bad Waldsee com a minha linda esposa (Larissa), nossa filha (Sophie) e o nosso filho (Thomas).

Em outubro de 2015 eu lancei o meu primeiro produto, um e-book onde eu mostro tudo o que você precisa saber para desenvolver e distribuir relatórios com o Report Viewer. A ideia de escrever esse livro veio da quantidade de dúvidas que eu recebia por e-mail e em comentários dos meus artigos sobre Report Viewer.


Se interessou por tudo isso que eu falei até aqui? Então assine a minha newsletter para ficar por dentro de todas as publicações. Não se preocupe, eu não vou encher a sua caixa de entrada. Eu só mando um e-mail todas vezes que um conteúdo novo é publicado (no máximo uma vez por semana), com um resumo do conteúdo e uma dica “bônus” especial que eu só compartilho com os inscritos.

Além disso, ao inscrever-se na newsletter, você ganha acesso aos projetos de exemplo dos conteúdos publicados a partir de 2016:




Powered by MailChimp


Conecte-se comigo

Quer se conectar comigo nas redes sociais? Eu estou presente em praticamente todas elas, mas, as minhas duas favoritas são o Facebook e Twitter:


Assine a minha newsletter

Para ficar por dentro de todas as publicações, assine a minha newsletter, que é disparada todas vezes que um conteúdo novo é publicado (no máximo uma vez por semana), com um resumo do conteúdo e uma dica “bônus” especial que eu só compartilho com os inscritos:




Powered by MailChimp