André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Meio ano se passou… E como estão as metas?

Primeiro de julho, 181 dias depois de primeiro de janeiro. Pois é, meio ano se passou. É uma excelente oportunidade de revisar e relembrar as metas estabelecidas no início do ano e ver se está tudo caminhando no rumo certo. Vamos lá?

Ler um livro por mês

Status: OK.

Seis meses se passaram e eu li seis livros. Para muita gente isso é muito, para outras isso é pouco. Não importa, o que importa é que eu estabeleci a meta de um livro por mês e estou conseguindo cumpri-la. Os livros que eu li até agora foram:

80/20 Sales and Marketing, Perry Marshall: excelente livro que aborda o Princípio de Pareto para o mundo dos negócios. Fiz o resumo desse livro aqui no site, confira.

A criança mais feliz do pedaço, Harvey Karp: caso você ainda não saiba, eu sou pai de uma bebezinha de 15 meses, então, tenho que me informar sobre assuntos de paternidade. Esse livro ensina muitas técnicas sobre como lidar com as mais diversas situações que aparecem ao criar um filho. Só acho que o livro é muito otimista quanto a idade que podemos começar a utilizar as técnicas (acho que elas só são válidas quando a criança começa a entender bem melhor o que você está falando, e não com um ano, como várias das dicas que o livro indica).

Fortaleza Digital, Dan Brown: ler também é se divertir, portanto, às vezes é bom lermos alguma ficção para darmos uma relaxada. Esse livro do Dan Brown segue bem o estilo de suas outras publicações. Porém, como o livro aborda bastante o tema “criptografia“, ele acabou me interessando bastante. Como trabalho na área de informática (como muitos de vocês que acompanham esse site), é possível detectar quando o autor utiliza alguns termos de forma muito “nada a ver“. Porém, de qualquer forma, é uma ótima leitura para descontrair.

A menina do Vale, Bel Pesce: leitura muito light e rápida. O livro tem mais imagens e páginas coloridas do que páginas com texto (que têm uma fonte grande e espaçamento maior que o normal). OK, estou exagerando. Mas, como na época eu peguei uma superpromoção (R$8,00 a versão impressa!), o custo-benefício acabou sendo bom. O livro impresso tem uns capítulos extras, mas, grande parte dele a autora disponibilizou no site dela de forma gratuita, confira.

Mensalão, Marco Antonio Villa: esse livro eu tinha comprado há bastante tempo – que eu me lembre, antes de nos mudarmos para a Alemanha, ou talvez na primeira vez que fomos ao Brasil depois da mudança. Enfim, não costumo dar opiniões políticas ou religiosas aqui no site, mas, independentemente da sua visão política, acho importante você ficar sabendo dos esquemas que essa quadrilha fez para enriquecer às custas do roubo do nosso dinheiro. Não estou falando que partido A ou partido B é corrupto (afinal das contas, muito provavelmente A e B são ambos extremamente corruptos), mas, esse caso foi julgado e os culpados condenados. Veja todo o desenrolar do julgamento nesse livro e tire as suas próprias conclusões.

Smartcuts, Shane Snow: acabei de ler esse livro faz algumas semanas. Ele aborda questões interessantíssimas sobre pessoas que obtiveram sucesso além do normal. O que as pessoas de notável sucesso têm em comum? Nesse livro, cujo título é a junção das palavras “smart” (inteligente) + “shortcut” (atalho), o autor aborda justamente essas questões. Excelente leitura, 100% recomendado.

Eu já escrevi um resumo do livro 80/20 Sales and Marketing e planejo escrever resumos dos outros livros (relacionados a computação e negócios) que eu for lendo durante esse ano. Os livros A menina do Vale e Smartcuts estão na minha fila de resumos.

Ser mais sociável

Status: precisa melhorar.

Eu até tentei ir assistir à final do campeonato de tênis interno do clube onde eu pratico, mas, quando cheguei lá (com minha esposa e filha), só tinha umas outras quatro pessoas e acabamos indo embora. Na igreja, temos conversado com mais pessoas, mas, isso acontece mais quando estou junto com minha esposa. Preciso tentar conversar mais com outras pessoas quando estou sozinho.

Dobrar a audiência do blog / newsletter

Status: OK

Os números são bem satisfatórios. O tráfego do meu site está crescendo cada vez mais, o que me deixa muito feliz. Se o crescimento continuar como está, vou conseguir bater essa meta antes do final do ano.

Já a questão de assinantes da newsletter, a meta já foi batida. Minha contagem de assinantes praticamente triplicou desde Dezembro, o que me deixa extremamente feliz. Esse crescimento de visualizações e assinantes é um grande validador que mostra que estou no caminho certo! Muito obrigado!

Você ainda não assina a minha newsletter? Então assine agora mesmo!

Publicar um e-book no primeiro semestre

Status: precisa melhorar.

Apesar de eu ter ido bem longe com esse projeto até agora, ele está um pouco atrasado. O processo de escrita do e-book está quase terminado, uma vez que está faltando somente pouco mais de um capítulo para termina-lo. No total, o esse e-book, que aborda o desenvolvimento de relatórios com o ReportViewer, contará com 18 capítulos que mostrarão desde como criar o seu primeiro relatório com o ReportViewer até a utilização de ferramentas mais complexas, como SubReports e gráficos.

Após finalizar a escrita do e-book (que deve terminar nas próximas semanas), preciso revisá-lo, formata-lo para que ele fique realmente parecendo um livro, escolher um bom título, definir o seu preço e, finalmente, publicá-lo. Tenho esperanças de que eu consiga finalizar todo esse processo e que o livro esteja publicado até o final de agosto. Se você se interessa por esse assunto e quiser ficar sabendo maiores detalhes sobre o lançamento, a melhor opção é assinar a minha newsletter.

Publicar um curso online no segundo semestre

Status: não iniciado

Só conseguirei iniciar a caminhada com essa meta após a finalização e publicação do e-book. Como eu quero publicar o curso sobre o mesmo assunto do e-book (desenvolvimento de relatórios com o ReportViewer) e seguindo a mesma estrutura de capítulos, tenho fé que conseguirei terminar o desenvolvimento desse curso até o final de dezembro.

Continuar sendo um marido / pai presente

Status: OK

Essa é uma área da nossa vida que sempre pode melhorar. Mas, acho que até agora nesse ano eu até que fiz um trabalho “OK”. Não “ótimo”, mas, “OK”. Vamos ver se eu consigo melhorar esse ponto e finalizar o ano bem feliz com o resultado dessa meta.

E as suas metas?

Essa foi a revisão das minhas metas desse ano. E você, já revisou as metas que você estabeleceu no início do ano? Ainda não? Então aproveite essa oportunidade, essa época mágica em que estamos exatamente na metade do ano, e faça isso agora mesmo! Depois venha aqui nos comentários e me conte como você está se saindo. Fico no aguardo!

Até a próxima publicação!

André Lima

Image by Flavia used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/mistressf/1230899182/

3 thoughts on “Meio ano se passou… E como estão as metas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *