André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Cadê o Report Viewer no Visual Studio 2015?

Esses dias atrás eu publiquei um e-book sobre o desenvolvimento de relatórios com o Report Viewer (a propósito, caso você se interesse, ele está disponível aqui). Durante todo o processo de escrita desse e-book, eu utilizei o Visual Studio 2013 Community, que já vem com o Report Viewer instalado por padrão.

Entretanto, poucos dias depois do lançamento, um dos compradores me enviou um e-mail falando que ele não estava encontrando o Report Viewer no Visual Studio 2015 Community. Achei muito estranho, então, resolvi investigar. E não é que o Report Viewer realmente não vem mais instalado por padrão junto com o Visual Studio 2015?

Mas, não se preocupe, a Microsoft não desistiu do Report Viewer. Neste artigo, eu vou te explicar como adicionar o Report Viewer no Visual Studio 2015.

Edit: em fevereiro de 2017 eu publiquei um vídeo no meu canal do Youtube mostrando mais detalhes sobre a ativação do Report Viewer no Visual Studio 2015. Aqui vai o vídeo:

Edit 2: em março de 2017 a Microsoft lançou o Visual Studio 2017 e mudou todo o esquema de distribuição do Report Viewer. Eu publiquei um artigo / vídeo mostrando como ativar o Report Viewer no Visual Studio 2017. Clique no link para conferir o artigo. E aqui vai o vídeo:

Marque Microsoft SQL Server Data Tools na hora da instalação!

A partir do Visual Studio 2015, a Microsoft resolveu simplificar um pouco as opções de instalação. Por um lado, isso é bom porque simplifica a vida da pessoa que está instalando, porém, por outro lado, isso acaba criando problemas como este que estou descrevendo neste artigo.

No Visual Studio 2015 Community, por exemplo, podemos escolher pela instalação “típica“, que instala as linguagens C# e VB.NET para a criação de aplicativos web e desktop. Porém, essa opção não instala o Report Viewer!

Dessa forma, na hora de instalar o Visual Studio 2015, caso você precise utilizar o Report Viewer, escolha a opção de instalação “Custom” e, na próxima tela, não esqueça de marcar a opção “Microsoft SQL Server Data Tools“:

Ao fazer isso, o Report Viewer será instalado em conjunto com o Visual Studio 2015.

E se eu já tiver instalado o Visual Studio?

Mas, André, se eu cheguei até este post, provavelmente eu já instalei o Visual Studio 2015 sem ter escolhido o Report Viewer. E agora, como é que eu devo proceder?

Calma, não se preocupe, é possível ativar o Report Viewer mesmo depois de já ter instalado o Visual Studio 2015. Para isso, vá até o Painel de Controle e abra a opção para listar os programas instalados. Na tela “Programs and Features“, encontre o Visual Studio 2015 e clique em “Change“:

Na tela que se abre, clique em “Modify“, marque a opção “Microsoft SQL Server Data Tools” na lista de componentes do Visual Studio e clique em “Update“:

Depois de algum tempo, o instalador será concluído:

E, a partir de agora, você terá disponível o Report Viewer tanto na Toolbox (caixa de ferramentas) quanto na tela em que você adiciona novos itens no projeto:

Concluindo

Essa alteração que a Microsoft fez na instalação do Visual Studio 2015 removendo o Report Viewer da instalação padrão vai pegar muita gente desprevenida. Eu mesmo fiquei assustado quando o leitor do meu e-book fez essa observação.

Mas, felizmente, a Microsoft não foi maluca e removeu o Report Viewer do Visual Studio 2015 (como muita gente está falando por aí). Basta você seguir essas instruções e você conseguirá continuar desenhando normalmente os seus relatórios com o Report Viewer no Visual Studio 2015.

Se você gostou desse artigo, ajude espalhar o conhecimento compartilhando no Twitter:

[Tweet “Não consegue encontrar o Report Viewer no Visual Studio 2015? Confira aqui como ativá-lo: http://wp.me/p18npu-Iy”]

Por fim, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Image by Jake Przespo used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/jakeprzespo/4566115233/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

74 thoughts on “Cadê o Report Viewer no Visual Studio 2015?

  • Ellinson disse:

    Ainda não mostra a opção de criar um novo Report.

    • andrealveslima disse:

      Olá Ellinson, obrigado pelo comentário!

      Você está utilizando a edição Community ou alguma outra? É o Visual Studio 2015 mesmo ou edições anteriores? Já utilizei esses passos diversas vezes e funcionou sem problema.. Inclusive outras pessoas também já utilizaram e sempre funcionou.. Você seguiu passo-a-passo exatamente como detalhado aqui?

      Caso positivo, por favor, dê mais detalhes do seu ambiente.. Se quiser entrar em contato por e-mail comigo para tentarmos resolver esse problema, fique à vontade.. Na minha página “Sobre” tem o meu endereço de e-mail..

      Abraço!
      André Lima

  • Rodrigo disse:

    Estou usando VS 2015 Framework 3.5.
    Não tem mais Microsoft.Reporting.WinForms.ReportViewer ?

    • andrealveslima disse:

      Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário!

      Eu testei no Visual Studio 2015, um projeto Windows Forms com o .NET Framework 3.5 e o Report Viewer está disponível tanto na toolbox quanto na tela “add new item” e também na tela de referências.. Obviamente, depois de ter seguido as instruções apresentadas neste artigo..

      Se você já seguiu essas instruções e não está conseguindo acessar esse namespace, pode ser que você não tenha adicionado a referência a Microsoft.Reporting.WinForms na tela de referências, aba “Extensions”..

      Abraço!
      André Lima

  • PAULO COUTINHO disse:

    André,
    Parabéns pela vontade em querer ajudar.
    Você não sabe como foi valioso para mim este post sobre como instalar o ReportViewer no Community 2015 e por saber que é um trabalho excelente, ainda comprei seu ebook.

  • Matheus disse:

    Estou fazendo o procedimento citado, e realmente estava desmarcado. A espera do da modificação terminar de ser aplicada.
    Muito obrigado cara!

  • Carlos Eduardo disse:

    Andre, valeu pela dica eu ja estava abandonando o visual studio 2015 kkk, vou passar seu site pra galera, valeu.

    • andrealveslima disse:

      Olá Carlos, obrigado pelo comentário!

      Pois é.. Não sei porque a Microsoft resolveu desativar o Report Viewer na instalação padrão.. Vai entender..

      Abraço!
      André Lima

  • Marcelo Fujii disse:

    Olá André, obrigado pelo tutorial.
    Instalei em uma máquina com VS 2015 e SQL 2012 com sucesso. Porém em outra máquina com VS 2013 Professional e SQL Server 2008, não obtive sucesso. O VS 2013 foi atualizado com o SQL Server Data Tools, porém o item reporting não aparece na toolbox.
    Pode me ajudar?
    Grato.

    • andrealveslima disse:

      Olá Marcelo, obrigado pelo comentário!

      Quando você tenta adicionar um novo item no projeto (clicando com o botão direito e escolhendo a opção “Add new item”), o Report Viewer aparece na categoria Reporting ou não? Se ele estiver aparecendo ali, pode ser que só deu algum problema ao adicionar o componente na caixa de ferramentas do Visual Studio.. Se esse for o caso, dê uma olhada neste artigo:

      Suporte ao Report Viewer no Visual Studio Express

      Abraço!
      André Lima

      • Marcelo Fujii disse:

        Olá.
        Ao entrar no “Add new item” não aparece o report viewer e nenhum item similar. Tentei pesquisar por report, mas não localizou nada também.

        • andrealveslima disse:

          Olá Marcelo,

          Muito estranho.. Você disse que é a edição Professional do Visual Studio 2013, certo? Tem certeza que não é a Express? Pergunto isso pois o Report Viewer é instalado por padrão no Visual Studio 2013 a partir do Community (incluindo o Professional)..

          Tente ir no painel de controle, programs and features, encontre o Visual Studio 2013 e dê um “repare” na instalação.. Talvez isso ajude..

          Abraço!
          André Lima

          • Marcelo Fujii disse:

            Obrigado pela ajuda. Consegui fazendo algumas coisas aqui. Como a máquina é bloqueada para instalações. Instalei o ReportViewer no projeto indo em Tools -> Libary pack manager -> Package manager console

            Install-Package Microsoft.ReportViewer

            E adicionei na toolbox pegando a dll(WinForms), que a instalação baixa no projeto.
            E usei o Report Builder 3.0 para fazer o relatório.

          • andrealveslima disse:

            Legal, Marcelo.. Essa alternativa de baixar o Report Viewer pelo NuGet eu não tinha pensado.. Valeu por compartilhar!

            Abraço!
            André Lima

  • Douglas Decco disse:

    Muito bem explicado, meus parabéns.
    Estou montando uma maquina virtual com ambiente de desenvolvimento para o TCC, e faltava apenas a parte de relatórios… me salvou.

    Windows 7 profissional / Visual Studio 2015 profissional

    Agradecido

    • andrealveslima disse:

      Olá Douglas, obrigado pelo comentário!

      Fico feliz que o conteúdo do artigo tenha te ajudado no seu TCC.. Bons estudos aí para você!

      Abraço!
      André Lima

  • Emerson Azevedo disse:

    Andre,

    Estou tendo um problema no Visual Studio Enterprise 2015.
    Quando tento criar ou editar um DataSet no meu relatório o Visual Studio fecha.
    Eu estava usando o 2013 e criava e editava normalmente, até que um dia aconteceu esse problema, atualizei para a versão 2015 imaginando que seria um problema com a versão e o mesmo problema acontece.
    Vi alguns amigos falando que seria por causa de atualizações do windows 10, mas não encontrei nada a respeito.

    • andrealveslima disse:

      Olá Emerson!

      Você está tendo esse problema com todos os projetos ou somente com um projeto específico? Tipo, se você cria um projeto do zero e adiciona um DataSet, funciona?

      Já tentou dar um “repair” no Visual Studio pelo painel de controle (add and remove programs)?

      Outra coisa: você já tentou abrir o mesmo projeto em um outro computador para ver se o problema acontece em todos os computadores ou só nesse seu computador específico?

      Por fim, quando o Visual Studio fecha, dê uma olhada no Event Log do Windows para ver se você nao encontra uma mensagem de erro mais específica.. Talvez você consiga descobrir o que está acontecendo dessa forma..

      Abraço!
      André Lima

  • Gregory Perozzo disse:

    Muito obrigado pela ajuda!

  • vinicius ribeiro disse:

    Andre,

    Fui tentar utilizar o ReportViewer 2015 mas ele não tem a DLL para usar com Windows Forms, que é o projeto onde uso rerport viwer. Terei de voltar para o Visual 2013?

    • andrealveslima disse:

      Olá Vinicius!

      Não entendi.. Você seguiu os passos apresentados nesse artigo e mesmo assim não encontrou a opção “Report” no seu Visual Studio? Eu estou gravando o meu curso sobre Report Viewer com o Visual Studio 2015 Community sem problema algum.. Funcionou perfeitamente em projetos Windows Forms, WPF, Web Forms e ASP NET MVC..

      Me explique melhor o que você quis dizer com “não tem a dll para usar com Windows Forms”.. Qual é exatamente o problema que você está tendo? De preferência, mande screenshots da sua tela.. Se preferir, entre em contato por e-mail para mandar mais detalhes.. contato arroba andrealveslima ponto com ponto br..

      Abraço!
      André Lima

  • isabela disse:

    Amigo eu fiz seu passo a passo, porém meu projeto web ficou incompatível, toda vez que coloco para abrir o projeto diz que é incompatível.

    • andrealveslima disse:

      Olá Isabela!

      Você poderia detalhar melhor o que você quer dizer com “meu projeto web ficou incompatível”? Qual é exatamente a mensagem que você recebe e em que momento ela é exibida?

      Abraço!
      André Lima

  • Valdeir Gomes disse:

    Salvou Minha vida eu já estava xingando os desenvolvedores do VS kkk…
    Vlw Obrigadão.

    • andrealveslima disse:

      Olá Valdeir!

      Obrigado pelo comentário! Realmente a Microsoft conseguiu esconder bem o Report Viewer no Visual Studio 2015..

      Abraço!
      André Lima

  • Marcelo disse:

    Parabens pelo post, me ajudou muito mesmo!

  • José Hilário disse:

    Excelente publicação, clara e bem explicada. Parabéns !

    Obrigado !

    Aproveitando, sem querer abusar, tem alguma matéria sobre o Instalador do Visual Studio 2015 ?

    Tenho uma aplicação pronto e não consigo gerar o install !

    Mais uma vez obrigado !

  • Sergio Luis da Silva Junior disse:

    Ola, muito obrigado, estou usando o Microsoft Visual Studio 2015 Enterprise, que também não tinha, mas após seu tutorial consegui inserir a opção do Report Viewer no visual studio

    • andrealveslima disse:

      Olá Sergio, obrigado pelo comentário! Fico feliz que o artigo tenha te ajudado a ativar o Report Viewer no Visual Studio 2015.. Qualquer dúvida, é só entrar em contato..

      Grande abraço!
      André Lima

  • ismael disse:

    Bom dia!
    Instalei o Visual Studio 2015 Profissional.
    Acontece que não estou conseguindo criar projeto.
    Quando clico em novo projeto e nominar o projeto, não ativa ” ok ” para criar a abrir o campo para descrever os códigos.

    Alguém me salva!

    • andrealveslima disse:

      Olá Ismael!

      Que estranho.. Será que você pode mandar um screenshot ou uma captura de vídeo da sua tela para eu conseguir entender melhor o que está acontecendo?

      Abraço!
      André Lima

  • Thiago disse:

    Muito Obrigado André, deu certinho!!

  • Danilo Santos disse:

    Bom dia,

    Tenho o Visual Studio 2015 e ao tentar abrir um ficheiro rpt para editar um crystal report, da-me um erro: “The operation could not be completed”. O que posso fazer para solucionar?

    Obrigado

    • andrealveslima disse:

      Olá Danilo!

      Esse artigo é sobre o Report Viewer (arquivos .rdlc).. Para o Crystal Reports (arquivos .rpt, como é o seu caso), escrevi um outro artigo (é sobre o Visual Studio 2013, mas, o processo é o mesmo no 2015):

      Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013

      Você precisa instalar o “Install Executable” so Support Pack 17.. Caso você já tenha instalado e mesmo assim não tenha funcionado, sugiro que você desinstale, dê um “repair” no Visual Studio (pelo Painel de Controle, tela de adicionar/remover programas) e depois instale o Support Pack novamente..

      Volta aqui depois para contar pra gente se funcionou ou não..

      Abraço!
      André Lima

  • Raul Kalandula disse:

    Engenheiro bom dia, boa tarde e boa noite, gostaria que me indicasses como ativar o Justificador de texto do report view no visual studio

  • Alan C. Reis disse:

    André muito obrigado irmão! estava desesperado para elaborar meu projeto e não tinha como sem isso. Obrigado mesmo irmão!

    • andrealveslima disse:

      Olá Alan, muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma com esse artigo!

      Um grande abraço!
      André Lima

  • William disse:

    Aqui, mesmo após eu instalar o Crystal ocorre que a opção chamada “Crystal Reports” aqui não aparece na categoria “Reporting” da tela “Add new Item“:

    Estou com VS Community, o que devo fazer ?

    • andrealveslima disse:

      Olá William!

      Esse artigo é sobre o Report Viewer.. Para o Crystal Reports eu escrevi um outro artigo, veja só:

      Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013

      Ele mostra com o Visual Studio 2013, mas, os passos para a instalação no Visual Studio 2015 Community são exatamente os mesmos.. Atente-se para o fato que você tem que instalar o “Install Executable” (e não a runtime), senão o Crystal Reports não vai aparecer no seu Visual Studio mesmo..

      Abraço!
      André Lima

  • […] Além disso, no ano passado, com o lançamento do Visual Studio 2015, a Microsoft resolveu alterar o instalador do Visual Studio de forma que, com a instalação típica, o Report Viewer não é instalado em nenhuma edição. Mas, não se preocupe, eu já escrevi outro artigo mostrando como ativar o Report Viewer no Visual Studio 2015. […]

  • Italo R S Pereira disse:

    muito útil. comigo funcionou. grande abraço e valeu pela dica!!!

  • Alex Ronchi disse:

    Olá André, fiquei interessado no seu livro, mas nele, você mostra como usar o Report Viwer pra geral uma impressão pra Impressoras Fiscais? Porque neste caso não vou saber qual o tamanho da folha, isso me tem tirado o sono pra gerar esse tipo de impressão. Aguardo sua resposta, obrigado!

    • andrealveslima disse:

      Olá Alex, obrigado pelo comentário!

      No e-book eu não mostro especificamente como imprimir em impressoras fiscais.. Você não pode trabalhar com um tamanho fixo de folha? Os tamanhos variam tanto assim? Achei que fosse algo padronizado.. Se puder me mandar maiores detalhes sobre esse problema, talvez eu consiga te ajudar melhor..

      Abraço!
      André Lima

      • Alex disse:

        OLá André, que nas impressoras fiscais e não fiscais, aquelas com papel de rolinhho, quando acaba a impressão, ela para no local pra cortar o papel, estou meio perdido nisso, mas deve ter outras formas de se imprimir sem sem com o report viwer. Mas achei interessante seu e-book, provavelmente irei comprar um, pra aprender mais como mexer com o report. Obrigado

        • andrealveslima disse:

          Olá Alex!

          Entendi.. Sim, existem outras maneiras de imprimir no .NET, inclusive acho que o Report Viewer (ou qualquer outra ferramenta de geração de relatórios, como o Crystal Reports) não seria muito recomendado nesse cenário de impressoras fiscais..

          Uns tempos atrás eu escrevi sobre impressão direta com o .NET, talvez te ajude:

          Impressão direto na impressora com C#

          Outra opção talvez seria imprimir diretamente texto, tipo impressão matricial.. O MVP Carlos dos Santos tem um componente que possibilita esse tipo de impressão:

          Dot Matrix Print 2.0

          Espero que ajude de alguma maneira.. Depois volta aqui e fala pra gente como você resolveu, OK?

          Abraço!
          André Lima

          • Alex disse:

            Comprei seu livro, vou começar a estudá-lo pra aprender um pouco mais sobre o report viwer.
            Se puder me ajudar, eu criei um report que aqui na minha máquina funciona normalmente, mas no cliente, quando manda abrir, tem horas que da uma mensagem dizendo que não encontrou o report, mas na sequencia quando fecho e abro novamente, o relatório abre, você sabe o que pode ser?
            Obrigado!

          • andrealveslima disse:

            Olá Alex! Primeiramente, muito obrigado por ter adquirido o livro.. Se ficar com alguma dúvida na leitura dele, é só entrar em contato..

            Quanto a esse seu problema no computador do cliente, qual é exatamente a mensagem de erro que você está recebendo.. O mais estranho é o fato de ela aparecer somente algumas vezes, e não todas as vezes.. Se você puder mandar mais detalhes da mensagem, talvez eu tenha alguma ideia do que possa estar acontecendo..

            Abraço!
            André Lima

        • Alex Ronchi disse:

          Já dei uma passada por cima no e-book e vi que tem muitas coisas que não sabia ainda fazer. Realmente é muito estranho, se fosse um erro pontual, era mais fácil de achar onde está o problema. O erro que da na exception é: Ocorreu um erro durante o processamento de relatórios local.

          Eu tirei a exception pra forçar travar o sistema, o no log do relatório do erro, exibiu o seguinte:

          ************** Texto de Exceção **************
          Microsoft.Reporting.WinForms.LocalProcessingException: Ocorreu um erro durante o processamento de relatórios local. —> Microsoft.Reporting.DefinitionInvalidException: A definição do relatório ” é inválida. —> Microsoft.ReportingServices.ReportProcessing.ReportProcessingException: Erro inesperado durante o Processamento do Relatório. —> System.IO.IOException: O processo não pode acessar o arquivo ‘C:\Users\Usuário\AppData\Local\Temp\expression_host_cdabc585d0034fb29f5e64db39e34784.dll’ porque ele está sendo usado por outro processo.

          Novamente obrigado pela atenção e parabéns pelo seu trabalho, estou aprendendo muita coisa com seu blog.

          • andrealveslima disse:

            Olá Alex!

            Dei uma pesquisada sobre esse erro e acabei encontrando esta thread no StackOverflow:

            ReportViewer 2010, IO.Exception

            Você chegou a encontrar esse tópico lá? A pessoa que respondeu a thread dá várias sugestões, mas a principal delas é verificar se não existem malwares ou programas de anti-virus que estão bloqueando aquela dll.. Eu tentaria também forçar a execução da aplicação como administrador (nas propriedades do executável e/ou atalho).. O que você acha?

            Abraço!
            André Lima

  • Karina Nascimento disse:

    Muito obrigada! problema solucionado!

    Karina Nascimento

  • […] dos artigos mais visualizados aqui no meu site é o artigo onde eu mostro como ativar o Report Viewer no Visual Studio 2015. Como algumas pessoas aprendem melhor com vídeo (ou preferem conteúdo em vídeo), resolvi […]

  • JULIO SARDENBERG disse:

    !!!! SALVOU !!!!

  • Luiz Carlos disse:

    Boa noite André, estou tendo problemas com o Visual Studio 2015 Community. Não consigo adicionar o ReportViewer no .NETCore. Por acaso você sabe como me ajudar?
    Desde já, obrigado!

    • andrealveslima disse:

      Olá Luiz!

      Até onde eu sei, não dá para utilizar o Report Viewer no .NET Core (ainda, talvez a Microsoft implemente algum suporte no futuro ou talvez alguém desenvolva algum componente a parte).. Por enquanto, só no .NET Full mesmo..

      Isso foi o que eu li alguns meses atrás.. Se você encontrar alguma maneira de utilizar o Report Viewer no .NET Core, por favor, me avisa..

      Abraço!
      André Lima

  • Matheus disse:

    Não posso deixar de agradecer pela imensa ajuda, sua explicação foi perfeita e sua exemplificação excelente, muito obrigado!! Deus lhe abençoe para que continue esse trabalho magnífico. Tudo de bom!

    • andrealveslima disse:

      Olá Matheus, muito obrigado pelo elogio! Fico feliz por ter conseguido te ajudar.. Qualquer dúvida é só entrar em contato..

      Abraço!
      André Lima

  • andre disse:

    Olá André.

    Parabéns pela ajuda que vem proporcionando a todos.

    No meu toolbox, na aparece a aba REPORTING.

    Fiz o passo a passo, como no seu video.

    Sabe como posso resolver isso ?

    • andrealveslima disse:

      Olá André!

      Qual versão do Visual Studio você está utilizando? Eu mostrei nos dois vídeos acima, tanto para Visual Studio 2015 quanto para 2017 um passo a passo para ativar o Report Viewer.. O processo é diferente nas duas versões.. Fique atento para seguir o tutorial da versão correta.. Você seguiu exatamente os mesmos passos?

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *