André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Revisão de 2014, metas para 2015

E mais um ano se passou, tão depressa que nem vi! E com ele chegou a hora de avaliar o ano que se passou e planejar, na medida do possível, o novo ano que está começando. Antes de tudo, desejo novamente a todos(as) os(as) leitores(as) desse humilde site um excelente 2015, cheio de saúde, conquistas e muito sucesso.

Revisão de 2014

O ano passado foi excelente para mim e para a minha família. Logo no começo do ano, em Março, recebemos o melhor presente da nossa vida: nossa primeira filha, a Sophie:

Quem é pai sabe que a vida vira de cabeça pra baixo com a chegada do primeiro filho, e com a gente não poderia ser diferente. Foram meses difíceis, de muito aprendizado, mas principalmente de muita alegria.

Em Agosto / Setembro visitamos o Brasil para participarmos do casamento do meu cunhado. Aproveitamos e batizamos a Sophie também:

Já no lado profissional, o ano de 2014 também foi muito bom, tanto no trabalho quanto aqui no blog. Consegui manter o projeto de publicar um post por semana, o que, acredito eu, contribuiu bastante para que a audiência dobrasse de Janeiro a Dezembro de 2014.

Agora vou detalhar cada uma das metas do ano passado e indicar se eu consegui cumpri-las ou não.

– Me tornar cada vez mais um marido / pai presente: acredito que consegui cumprir essa meta. Poderia ter sido melhor, mas, considero que tive sucesso nesse quesito.

– Ir mais ao cinema: esse foi um completo fail. Eu subestimei o trabalho que dava para cuidar de um filho (e olha que minha esposa é quem faz o trabalho mais pesado). Depois da chegada da nossa filha, não conseguimos ir ao cinema sequer uma vez (já que também não temos ajuda de ninguém por morarmos tão longe de todos os nossos familiares).

 – Ler mais livros e revistas: outro fail. Não consegui ler quase nada. Que eu me lembre, eu li por completo, no máximo, uns três livros esse ano.

 – Registrar 2014 com mais fotos da família: esse foi fácil. Com a chegada da Sophie, nunca tiramos tanta foto e gravamos tanto vídeo na nossa vida. Foram, no total, quase duas mil fotos e vídeos em 2014.

 – Participar mais das atividades na igreja: com a filhota, ficou difícil. Depois do nascimento dela, ainda não voltamos a participar do coral.

 – Continuar praticando tênis sempre que possível e socializar no clube: continuei praticando tênis enquanto as quadras estavam abertas (aqui o clube para no inverno, por razões obvias, uma vez que as quadras são todas abertas). Além disso, participei de um campeonato com o pessoal que entrou no clube esse ano. Porém, não considero que tive sucesso nessa meta. Eu gostaria de ter participado mais das atividades sociais do clube além dos treinamentos, mas, não consegui.

 – Terminar o nível de alemão B1/B2: depois que começamos a levar a Sophie junto na aula de alemão, o nosso ritmo diminuiu pelo menos à metade. Antes conseguíamos terminar uma lição a cada duas ou no máximo três aulas. Agora estamos demorando ao menos três aulas (algumas vezes quatro) para terminar cada lição. Conseguimos chegar só na metade do livro esse ano.

 – Falar somente em alemão nas reuniões da empresa: tentei, mas, não consegui. Eu tenho problema com esse tipo de situação, porque eu quero falar sem erros em alemão, mas, se eu não praticar eu nunca vou conseguir. Aí fico nesse ciclo vicioso.

 – Continuar com o projeto de um post por semana no blog: esse foi um sucesso. Foram 51 posts em 2014, o que acaba somando basicamente um por semana.

 – Me tornar autor de cursos da PluralSight: Em Fevereiro eu me submeti ao processo para tentar virar um autor da PluralSight. Porém, como eu documentei na época, acabei sendo reprovado. No final das contas, eu acredito que isso até que acabou sendo bom, uma vez que eu nunca ia conseguir ter tempo para gravar um curso completo depois do nascimento da Sophie. Uns dois meses atrás, recebi um e-mail meio que “automático” da PluralSight falando que eles estavam à procura de novos autores. Respondi que eu tinha passado pelo processo e que tinha sido reprovado mas, que eu não tinha condições de investir tempo em outra audição e que se eles quisessem rever o resultado eu ainda topava ser autor. Não obtive resposta.

 – Começar a participar da comunidade aqui na Alemanha: Parece que todas as metas que eu não consegui cumprir tiveram o mesmo motivo: falta de tempo. Essa foi outra meta que eu não consegui cumprir por falta de tempo. Os eventos de comunidades mais próximas ficam há, pelo menos, uma hora de distância. Aí ficou complicado ir a esse tipo de encontro depois do trabalho sendo que eu tenho uma filha pequena em casa. Vou tentar cumprir essa meta em 2015. Inclusive, dia 26/01/2015 eu vou participar de um encontro da comunidade de desenvolvedores .NET de Ulm.

 – Submeter palestras em eventos que acontecem aqui na Europa: Apesar de ter sido rejeitado, eu submeti palestras em dois eventos aqui da Europa: o NDC (Norwegian Developers Conference) e o Oredev. Portanto, considero essa meta como cumprida. No ano de 2015 vou tentar submeter outras palestras. Vamos ver se eu consigo ser aprovado para alguma delas.

Olhando o quadro geral, parece que o ano de 2014 foi um completo desastre com relação às minhas metas. Porém, o que eu realmente acho que aconteceu foi que eu fiz escolhas erradas quanto as minhas metas. Além disso, subestimei como a vida muda após o nascimento de um filho. Espero ter aprendido com esse “erro” e criar metas mais razoáveis para o ano de 2015.

Metas para 2015

Depois de pensar um pouco sobre esse assunto, acabei chegando à seguinte lista de metas para 2015:

– Ler um livro por mês
– Ser mais sociável (ações concretas: chamar mais os amigos para vir até a nossa casa; participar das atividades sociais no clube de tênis; participar das atividades na igreja)
– Dobrar a audiência do blog / newsletter (ações concretas: escrever pelo menos 52 posts no ano; convidar diretamente ao menos 10 pessoas para se inscreverem na newsletter por semana)
– Publicar um e-book no primeiro semestre
– Publicar um curso online no segundo semestre
– Continuar sendo um marido / pai presente

Outra experiência que quero fazer neste ano é baseada em um artigo no site Art of Manliness sobre o diário de Benjamin Franklin. A ideia básica do diário de Benjamin Franklin é que ele tinha uma lista de 13 virtudes e cada semana do ano ele focava em aprimorar uma dessas virtudes. Eu tive a ideia de fazer o mesmo, só que com as minhas metas. A cada semana do ano eu vou focar em aprimorar uma dessas seis metas que eu defini para 2015. Dessa forma, durante o ano eu vou ter focado ao menos oito vezes em cada uma das metas. Espero que eu aumente o nível de cumprimento das minhas metas em 2015 ao seguir essa estratégia. No começo do ano que vem eu conto pra vocês se essa tática funcionou ou não.

E você, já analisou como foi o seu ano de 2014? Já listou as suas metas para 2015? Se ainda não fez, o que está esperando? Depois de ter feito a sua lista, poste um link para ela nos comentários. Assim conseguiremos ter ideias novas com a lista de cada um!

E, não se esqueça, caso você ainda não tenha assinado a minha newsletter, assine agora mesmo! Nela eu falo sobre os posts publicados aqui no blog, além de deixar dicas extras que eu só compartilho na newsletter.

Fique ligado porque nos próximos dias eu publicarei aqui no blog os posts mais lidos e os 10 melhores artigos que eu li em 2014.

Até a próxima!

André Lima

Image by Oliver Tacke used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/otacke/12221292503

8 thoughts on “Revisão de 2014, metas para 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *