André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Lista de Podcasts para Desenvolvedores – Outubro de 2014

Em Novembro do ano passado eu publiquei a minha lista de podcasts. Esses dias atrás eu me peguei pensando em como essa lista está desatualizada, então resolvi que nesta semana vou postar uma atualização dessa lista.

Como eu já mencionei anteriormente, eu não moro na mesma cidade onde eu trabalho. Todos os dias dirijo um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros para ir e voltar do trabalho (e além disso, umas duas vezes por semana eu ainda venho almoçar em casa). Esse trajeto pelo meio da roça alemã era legal nos primeiros meses, mas, depois de pouco tempo ele acaba ficando cansativo.

A solução para esse problema é ouvir podcasts. Dessa forma, fico por dentro das novidades do mundo da tecnologia, aprendo sobre empreendedorismo e também acabo me divertindo um pouco.

Caso alguém se interesse, vou deixar aqui a lista dos podcasts que eu tenho acompanhado ultimamente. Estou me baseando na última lista que eu publiquei em Novembro de 2013. Os novos podcasts estão marcados com a palavra “novo” e os podcasts que eu não acompanho mais estão riscados.

Gostaria de chamar a atenção para a nova categoria “carreira e empreendedorismo“. Desde que comprei o curso do John Sonmez sobre marketing pessoal para desenvolvedores, acabei conhecendo vários outros sites e podcasts relacionados, inclusive o site do Pat Flynn, o “Smart Passive Income“. Despois disso, um podcast levou a outro, que levou a outro, e, no final das contas, acabei conhecendo e vários podcasts sobre esses temas.

Enfim, confira abaixo a lista dos podcasts que eu assino atualmente, em ordem alfabética.


Podcasts para desenvolvedores

.NET Rocks – Um dos primeiros podcasts (senão o primeiro?) sobre tecnologias de desenvolvimento relacionadas ao Microsoft .NET Framework. Apresentado por Carl Franklin e Richard Campbell, esse podcast iniciou suas atividades em 2002 e atualmente já conta com mais de 1000 episódios. Uma boa opção para ficar atualizado com as últimas tecnologias de desenvolvimento da Microsoft. Normalmente os episódios têm por volta de 50 minutos, o que pode ser um tanto quanto cansativo dependendo do convidado. Toda semana são postados três novos episódios desse podcast.


Bluesoft Podcast [novo] – Podcast do pessoal lá da Bluesoft. Para quem não conhece, a Bluesoft é uma empresa brasileira que desenvolve sistemas para supermercados e atacados, que tem como principal característica trabalhar seguindo os princípios de agilidade. Nesse podcast você vai encontrar diversas discussões relacionadas ao mundo Agile.


Hanselminutes – Eu sou um grande fã do Scott Hanselman. Acho que ele é um comunicador excelente, além de ser fera tecnicamente. Não poderia deixar de acompanhar o podcast dele, no qual ele conversa com grandes figuras da comunidade de desenvolvedores. Os episódios têm uma duração média de 35 minutos, o que é uma quantidade perfeita, na minha opinião. Normalmente o Scott posta um episódio por semana.


Herding CodePodcast técnico que aborda principalmente tecnologias de desenvolvimento relacionadas à Microsoft. Acho a qualidade um pouco inferior do que o .NET Rocks e o Hanselminutes, mas, mesmo assim continua sendo um podcast muito bom. O que complica é uma irregularidade na duração dos episódios, sendo que normalmente os episódios têm por volta de 25 minutos, mas, é comum às vezes encontrar episódios com mais de 40 minutos, chegando até à uma hora em alguns casos. Eles não têm uma agenda muito regular de publicação, mas, em média eles gravam um ou dois episódios por mês.


TecnoretóricaPodcast do Giovanni Bassi, que aborda assuntos relacionados a arquitetura e desenvolvimento de software. Acho muito boa a qualidade de gravação e também a qualidade do conteúdo. Infelizmente também não conta com uma agenda muito constante de novos episódios. Normalmente os episódios têm por volta de uma hora de duração.


The Hello World Podcast [novo] – Você já teve curiosidade em saber como algum programador (ou programadora) famoso começou a programar? Qual foi o seu primeiro computador, qual foi o seu primeiro emprego? Então esse podcast é para você. Nesse show, o host Shawn Wildermuth entrevista vários programadores famosos e questiona justamente sobre esses assuntos. Muita gente fera já passou por lá, como Charles Petzold, Mary Jo Foley, Scott Hanselman, John Papa, Kathleen Dollard, entre outros. Novos episódios são lançados normalmente uma vez por semana, e a duração dos episódios fica normalmente entre 30-45 minutos. A qualidade da gravação poderia ser bem melhor, mas, o bom conteúdo acaba balanceando essa deficiência.


The Tablet Show – Podcast extremamente parecido com o .NET Rocks. Não é por menos, já que os apresentadores são os mesmos e a estrutura também é a mesma. A única diferença está no conteúdo e na agenda de novos episódios. Neste podcast eles abordam temas relacionados a desenvolvimento de aplicativos móveis e novos episódios são lançados, via de regra, uma vez por semana. Como já mencionei, a estrutura é muito similar à do .NET Rocks, e a duração também, ficando por volta de 50 minutos.
(esse podcast deixou de existir como um podcast separado e foi incorporado ao .NET Rocks)


Void Podcast [novo] – O slogan do “Void Podcast” é “vazio e sem retorno de valor“. Porém, na minha opinião ele agrega bastante valor. Nesse show os hosts Vinícius Quaiato, Leandro Daniel e Elemar Júnior batem papo informalmente sobre os mais diversos assuntos, normalmente com temas voltados ao desenvolvimento e arquitetura de software ou tecnologia em geral. O único problema é que ele não tem uma periodicidade definida. Além disso, a edição poderia ser um pouco mais elaborada. Mas, de qualquer forma, um excelente podcast para se acompanhar.


XAMLCast – Ótimo podcast sobre tecnologias que envolvem XAML. Apresentado por Kelps Souza, Roberto Sonnino e Rodrigo Kono, eles conversam sobre as novidades no mundo XAML. Infelizmente não tem tido novos episódios já faz um bom tempo. Quando ainda estava ativo, também não tinham uma agenda fixa para novos episódios.
(como eles não publicaram sequer um episódio em 2014, acabei por excluir esse podcast da minha lista)


Podcasts sobre carreira e empreendedorismo

AskPat [novo] – Como comentei no início desse post, acabei conhecendo o site do Pat Flynn através do curso do John Sonmez sobre marketing pessoal para desenvolvedores. Nesse show, os ouvintes fazem perguntas para o Pat Flynn gravadas em formato de áudio através do site do podcast. Então o Pat responde uma pergunta por dia, todos os dias, cinco dias por semana. Normalmente são episódios bem curtos (10-15 minutos) e muito “fáceis de digerir“.


Entreprogrammers [novo] – Uma das maneiras de forçar a si mesmo a tornar-se cada vez um melhor empreendedor é participar de um “mastermind group“. Os desenvolvedores Josh Earl, John Sonmez e Derick Bailey formavam um “mastermind group” e resolveram compartilhar as reuniões em forma de podcast. É muito interessante acompanhar as conversas desse grupo. Às vezes os episódios são um pouco longos (> 01:30), mas, vale a pena conferir.


Internet Business Mastery [novo] – Depois de acompanhar os podcasts do Pat Flynn, acabei conhecendo esse podcast chamado Internet Business Mastery. Nele os hosts abordam vários assuntos que ajudam novos empreendedores que estão começando um negócio na internet. Nesse podcast você encontra um excelente conteúdo, ótima qualidade de áudio, duração perfeita (pouco mais que trinta minutos cada episódio) e regularidade (um episódio novo por semana). Melhor impossível.


Signals and Leaves [novo] – Um podcast sobre podcasts, onde o host Derick Bailey aborda diversos assuntos com dicas para iniciar o seu próprio podcast. Infelizmente só conta com cinco episódios até agora, e o último foi publicado em Janeiro desse ano, ou seja, está um tanto quanto inativo. Mas, de qualquer forma, vale a pena conferir esses cinco episódios.


The Freelancers’ Show [novo] – Como o próprio nome já diz, nesse podcast você vai encontrar tudo sobre o mundo de freelancing. Infelizmente o show não conta com uma agenda fixa, mas, se olharmos para os últimos meses, a média de episódios é de três por mês. Outro ponto que desfavorece um pouco esse podcast é o fato de que em cada episódio diferentes pessoas atuam como host. Na minha opinião, fica um pouco complicado de seguir, porque não tem “linearidade“. Mas, de qualquer forma o conteúdo apresentado é muito interessante.


The Smart Passive Income Podcast [novo] – Esse é o outro podcast do Pat Flynn (aliás, esse é o principal podcast dele). Nesse show o host aborda temas relacionados a iniciar e manter um negócio na internet. Material de excelente qualidade, extremamente recomendado. Novos episódios são lançados toda semana, e eles costumam ficar na marca dos 45 minutos.


The Tim Ferriss Show [novo] – Você conhece o livro “The Four Hour Workweek“? Esse livro é um best seller que, como o próprio nome diz, aborda como o autor conseguiu reduzir a semana de trabalho dele para apenas quatro horas. Nesse podcast o autor do livro conversa com as mais variadas pessoas sobre os mais variados assuntos, normalmente voltado ao mundo dos negócios. Os primeiros episódios são um pouco cansativos porque são bem longos, mas, lá pelo quinto episódio fica melhor. Recomendado.


What the Speak [novo] – Participar da comunidade técnica muitas vezes envolve palestrar em eventos. Esse podcast aborda temas relacionados à apresentação em público. Contém excelentes dicas para quem quer aprimorar suas habilidades nesse quesito. Infelizmente o último episódio no momento foi lançado em Julho de 2014. Vamos esperar que seja somente umas férias e que o autor volte a publicar mais episódios.


Outros podcasts

Family Adventure Podcast [novo] – Esse podcast eu acabei de assinar. Ele aborda histórias de pessoas que decidiram “morar no mundo“. Pessoas que venderam suas casas e passaram a viver um tempo em cada lugar do mundo. As histórias são muito interessantes e inspiradoras. Não que eu vá fazer isso algum dia (não parece ser a minha praia), mas, é muito legal conferir a história de pessoas que se sujeitaram a esse tipo de experiência.


Péssima Ideia – Excelente podcast de comédia que normalmente aborda os temas atuais, últimas repercussões, polêmicas, etc. Vale muito a pena acompanhar para dar umas boas risadas. A duração em média fica por volta de uma hora e novos episódios são lançados geralmente uma vez por mês.
(parei de acompanhar esse podcast porque achei que os episódios estavam ficando muito cansativos de ouvir, além de não terem uma agenda fixa de publicação e não ser possível assiná-lo pelo Zune)


Ratchet and the GeekPodcast que aborda principalmente séries de TV. Apresentado por @Luvvie e Scott Hanselman, os episódios são bem descontraídos e muito fáceis de “digerir“. Apesar de não seguirem uma agenda fixa, recomendo acompanhar para ficar por dentro das últimas séries. Os episódios têm por volta de 40 minutos.


The Art of Manliness [novo] – Podcast complementar do portal “The Art of Manliness“. Tudo sobre o mundo dos homens com “H” maiúsculo. Desde artes marciais e técnicas de sobrevivência até dicas de estilo. Ainda não me aprofundei muito nesse podcast (também é um dos podcasts que eu acabei de assinar), mas, parece ser muito interessante.


This American Life [novo] – Esse é um programa de rádio muito famoso nos Estados Unidos que também é disponibilizado em forma de podcast. O famoso host Ira Glass (caso você nunca tenha ouvido falar dele, assista a este vídeo) fala sobre os mais diversos assuntos. Remédios, crianças, guerra, polícia, política e tudo quanto é assunto que você possa imaginar. Cada episódio é dividido normalmente em “atos“, que contam uma história do tema do dia. A qualidade de produção é excepcional. Recomendo muito que você confira esse show caso você ainda não o conheça.


E essa é a minha lista atual de podcasts. Assim que ela ficar consideravelmente desatualizada eu faço um post complementar com as atualizações. E você? Que tal deixar nos comentários abaixo a lista de podcasts que você assina?

Até a próxima!

André Lima

Image by Patrick Breitenbach used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/29205886@N08/2743534799/

10 thoughts on “Lista de Podcasts para Desenvolvedores – Outubro de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *