André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Revisão de 2017, metas para 2018

Olá! Seja bem-vindo(a) à minha primeira publicação de 2018! Antes de começar com o primeiro artigo técnico desse ano, quero fazer a minha clássica revisão do ano anterior e compartilhamento das metas para este novo ano. Caso você não saiba, eu já tenho feito isso há alguns anos. Você pode conferir aqui no site o histórico das minhas metas de 2017, 2016, 2015, 2014 e 2011.

Revisão de 2017

Como eu já tinha previsto, 2017 foi um ano para tirar o pé do acelerador (no que diz respeito à carreira e às atividades aqui no site). No final de 2016 eu estava em uma “vibe” muito louca de “produzir, produzir, produzir“, o que, juntando com o nascimento do Thomas (nosso segundo filho) no meio do mesmo ano, quase me causou um burnout.

Por causa disso, logo no início de 2017 eu e a Larissa (minha esposa) combinamos que 2017 não seria um ano para criação de produtos. Eu focaria simplesmente na produção de um conteúdo por semana aqui para o site, coisa que eu já venho fazendo há alguns anos.

Dito isso, vamos à revisão das metas que eu tinha estabelecido para o ano passado.

Pegar mais leve com o trabalho para evitar burnout (OK)

Como acabei de explicar, eu peguei mais leve com o trabalho no ano passado. Porém, mesmo assim, eu senti que poderia ter feito melhor. Por exemplo, quando fomos para a praia nas nossas férias no meio do ano, eu fiquei que nem louco produzindo conteúdo agendado para que o site não ficasse parado nos dias que eu estaria fora. Além disso, eu respondi diversos e-mails durante essas férias. Isso causou muito stress e fez com que eu não descansasse direito, por isso prometi que eu nunca mais me preocuparia com conteúdo agendado para épocas de férias (a não ser que o conteúdo já estiver adiantado mesmo).

Outra coisa que eu já dei uma melhorada agora nessas férias de final de ano foi a questão do e-mail. Dessa vez eu configurei um auto-responder avisando que eu estava de férias e eu realmente me desliguei do e-mail.

Um artigo a cada 15 dias, um vídeo a cada 15 dias (OK)

Comecei a intercalar a produção de artigos e vídeos, dando uma movimentada no meu canal do Youtube. Estou muito contente com o resultado do canal. Consegui 553 novos inscritos e quase 40 mil views em 2017. Nada mal para quem só está começando. ;)

Quanto às estatísticas de acesso ao site, obtive um aumento de 44% de visitas comparando com 2016, portanto, acho que continuo no caminho certo.

Finalizar o curso sobre Report Viewer (não OK)

No segundo semestre de 2016 eu comecei a produzir um curso sobre Report Viewer, que está quase finalizado. A ideia era terminar em 2017, mas eu nem cheguei a tocar nele.

Aprender o básico de desenvolvimento web ou mobile (OK)

No primeiro semestre de 2017, um dos tópicos escolhidos na minha pesquisa de temas foi Xamarin. Juntando isso com a minha meta de aprender desenvolvimento mobile, eu comecei uma série sobre desenvolvimento Android com Xamarin Native. Eu ainda não terminei a série, mas estou muito contente com o resultado até agora.

Correr pelo menos 6km por semana e competir na corrida da cidade (não OK)

No final de 2016 e começo de 2017 eu fiquei algumas vezes doente, o que me impossibilitou de treinar o suficiente para conseguir correr tudo isso que eu estava planejando. Além disso, o inverno aqui é bem depressivo e não tive vontade nenhuma de treinar na elíptica quando estava frio lá fora.

O resultado foi que eu estava totalmente despreparado para a corrida da cidade (em maio), mas mesmo assim resolvi fazer um teste umas semanas antes para ver se eu conseguiria correr os 10km. Apesar de eu ter conseguido completar 10km no treino, tive que alternar entre corrida e caminhada rápida. Além disso, fiquei com uma baita dor durante vários dias, por isso, acabei desistindo de participar da corrida.

Ler um livro por mês (não OK)

Em 2016 eu tinha conseguido ler todos os livros que eu tinha planejado (um por mês). Por outro lado, em 2017 eu não consegui terminar de ler um mísero livro! Eu acabei percebendo que eu estava “lendo por ler“, e no ano passado eu acabei focando mais em vídeos no Youtube. Os livros que eu planejava ter lido em 2017 estão todos lá na estante. Quem sabe algum dia desses eu volte a ler com frequência.

Metas para 2018

Agora que já vimos o resultado de 2017, vamos para as metas de 2018. Esse ano eu estabeleci algumas metas junto com a Larissa (que eu não vou publicar aqui, por razões obvias). Mas, de qualquer forma, vou deixar listado aqui as minhas metas pessoais que dizem respeito ao site:

– Uma publicação por semana, intercalando artigo e vídeo: dando continuidade ao ritmo que eu estabeleci em 2017, eu quero publicar novamente artigos e vídeos de forma intercalada. Os artigos continuarão no mesmo estilo, porém os vídeos passarão por algumas mudanças. Ao invés de publicar vídeos mais elaborados, as publicações no meu canal do Youtube serão de vídeos com dicas rápidas. Isso me desafogará um pouco e possibilitará que eu trabalhe também em criação de produtos neste ano.

– Finalizar e publicar curso sobre Report Viewer: desse ano não passa. Falta muito pouco para terminar esse curso e ele será o primeiro produto desse ano, que eu quero lançar no máximo em abril.

– Criar um curso sobre desenvolvimento desktop: muita gente vem me pedindo um curso sobre desenvolvimento desktop. Apesar de ser uma plataforma que muita gente diz estar morta (o famoso “tudo é web“), a cada dia mais e mais projetos desktop são iniciados e eu imagino que essa ainda será a realidade por alguns bons anos. Eu quero preparar o melhor curso já visto sobre desenvolvimento desktop com tecnologias Microsoft. Espero que eu consiga. :)

– Entrar no mundo .NET Core e ASP.NET Core: no ano passado eu comecei a estudar desenvolvimento de aplicações móveis com Xamarin (que eu ainda pretendo dar continuidade neste ano). Porém, algo bem importante que eu quero começar a estudar em 2018 é o .NET Core e ASP.NET Core, que eu nunca nem instalei até hoje.

– Criar página de consultoria: eu quero começar a prestar consultoria remota neste ano. O primeiro passo é criar uma seção aqui no site explicando os detalhes do que eu posso oferecer. Quero criar essa página até o final de fevereiro.

2018 não será um ano de…

Uma coisa que eu li nessas semanas atrás e que eu achei muito interessante é que, nessa época do ano, as pessoas normalmente estabelecem metas, ou seja, expectativas do que elas querem alcançar durante o ano que está começando. Porém, algo muito importante que também devemos fazer é definirmos o que nós não vamos fazer no ano que está começando.

Aqui vão algumas coisas que eu não vou fazer neste ano e que vão ficar para algum outro momento no futuro:

– Exercício físico planejado: esse não será um ano de exercício físico planejado, como foi 2016 e o início de 2017. Se tudo der certo, o Thomas começará no Kindergarten em setembro, aí as coisas darão uma desafogada em casa e provavelmente conseguiremos nos exercitar mais frequentemente. Isso não quer dizer que eu não farei nenhum exercício físico. Só quero dizer que eu não vou estabelecer isso como meta (farei quando der).

– Criação de um podcast: eu tenho uma ideia muito bacana de um podcast voltado para desenvolvedores. Não vejo a hora de colocar esse projeto em prática, mas, por falta de energia, 2018 não será o ano em que esse projeto sairá do papel.

– Leitura de livro: como mencionei anteriormente, eu estava em um processo de “ler só por ler” e eu quero dar uma boa pausa nessa atividade para identificar se os livros que eu estava lendo realmente estavam acrescentando algo na minha vida. Em 2018 eu só vou ler quando eu realmente estiver com vontade.

Mãos à obra!

Revisão concluída, novas metas estabelecidas. Agora é hora de botar a mão na massa para cumpri-las. Para começar com o pé direito, na quarta-feira vou publicar o meu primeiro artigo de 2018, que será sobre os padrões “Repository” e “Unit of Work“. O artigo ficou muito legal, espero que você goste.

Ah, e se você fizer um post onde você estabelece as suas metas para esse ano, deixe um link aqui nos comentários que eu quero dar uma olhada também.

Um excelente 2018 para todos nós e até quarta-feira!

André Lima

Image by Pixabay, geralt used under Creative Commons
https://pixabay.com/en/checklist-check-rectangles-list-2470549/

2 thoughts on “Revisão de 2017, metas para 2018

  • Edson Soares disse:

    Bom dia,
    Por favor, não consigo encontrar o local para fazer o dowload od exemplo de enviar SMS com o Xamarim.
    Pode enviar o link?
    Grato pela atenção.

    • andrealveslima disse:

      Olá Edson!

      Eu não tenho nenhum artigo ou vídeo sobre envio de SMS com Xamarin.. O projeto de exemplo que eu construi na minha série sobre desenvolvimento Android com Xamarin está disponível no meu GitHub:

      https://github.com/andrealveslima/ControleDeGastos

      Porém, não tem nada sobre envio de SMS nesse projeto..

      Eu escrevi um artigo sobre envio de SMS em aplicações .NET, mas não tem nada a ver com Xamarin.. O link do artigo é este:

      Enviando SMS com C# e VB.NET

      E para baixar o projeto desse artigo específico, é só se inscrever na minha newsletter..

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *