André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Infelizmente, meu MVP não foi renovado neste ciclo :(

Eu lembro claramente como eu fiquei feliz a primeira vez que recebi o prêmio Microsoft MVP em 2010. São anos de dedicação à comunidade que finalmente acabam sendo reconhecidos com a oportunidade de fazer parte desse grande time de profissionais seletos.

Desde 2010 eu vinha conseguindo renovar o prêmio todos os anos. Com a renovação do ano passado foram 6 anos consecutivos fazendo parte do programa. Durante todos esses anos, consegui participar de alguns MVP Open Days e participei duas vezes do MVP Summit, na sede da Microsoft em Seattle.

Porém, como nem tudo sai como a gente planeja, esse ano a Microsoft decidiu não renovar o meu prêmio. Apesar de ter escrito um artigo técnico por semana no último ano, ter publicado um e-book sobre a ferramenta de relatórios locais da Microsoft (o Report Viewer) e ter participado de algumas apresentações online (como esta aqui para o Canal DotNet), as minhas contribuições não foram suficientes para renovar o prêmio.

Como eu documentei a minha chegada ao programa em 2010, resolvi também escrever esse pequeno post documentando a minha saída do programa.

A famosa ligação

Eu já tinha ouvido falar que quando você não consegue renovar o prêmio, o(a) MVP Lead entra em contato com você algumas semanas antes da data de renovação. Então, quando a Fernanda Saraiva me mandou um e-mail perguntando o meu telefone duas semanas antes da minha data de renovação, eu já imaginei que eu receberia a notícia que o meu prêmio não seria renovado. E foi dito e feito. Uma semana depois ela acabou entrando em contato comigo falando que o time tinha decidido não renovar o meu prêmio.

O baque não foi tão grande porque eu já estava esperando a notícia (porque ela tinha perguntado o meu telefone na semana anterior), mas, confesso que na hora bateu uma baita tristeza, principalmente porque eu achava que as minhas contribuições seriam suficientes para a renovação.

Por que meu MVP não foi renovado?

O motivo pelo qual eu não consegui renovar o prêmio nesse ciclo foi que (segundo a Fernanda) “a minha categoria de premiação está buscando mais diversidade e contribuições multi canais“. Ou seja, como a maioria das minhas contribuições foram artigos, o time acabou não renovando o meu prêmio.

E quais seriam esses outros canais de publicação que eu deveria ter me atentado? Alguns exemplos citados foram meetups, apresentações em eventos e compartilhamento de código (bibliotecas no NuGet, código no GitHub, etc).

Portanto, se você é MVP atualmente ou se você está se esforçando para receber o prêmio pela primeira vez, fique atento que a diversificação de canais pode ser um fator importante para a sua competência.

E agora André, o que muda?

Além do trabalhão que vai dar para encontrar todos os lugares onde eu menciono que sou MVP (assinaturas de e-mails, assinatura do fórum da MSDN, bio, etc), não teremos muitas mudanças por aqui.

Quem me conhece sabe que eu não publico conteúdo com o objetivo de ganhar MVP. Em primeiro lugar, eu gosto de ensinar, então, eu escrevo artigos porque eu simplesmente gosto de compartilhar conhecimento. E em segundo lugar, o meu objetivo de longo prazo é viver de publicação de conteúdo (livros, e-books, cursos, podcast, etc).

Dito isso, o tipo de conteúdo que você já está acostumado a ver aqui no meu site todas as quartas-feiras continuará sendo publicado normalmente. O que eu vou tentar fazer no próximo ano é começar a publicar um vídeo por semana no meu canal do Youtube. Vou tentar participar também de mais apresentações online (infelizmente não pude mais fazer palestras presenciais depois que me mudei do Brasil em 2011). Vamos ver se eu consigo voltar a fazer parte do programa com essas contribuições nesses novos canais de publicação.

Dicas para conseguir o MVP (ou não)

Ironicamente, no final do ano passado eu fiz uma transmissão no Periscope contando como foi o meu processo de chegada ao MVP onde eu também dei algumas dicas para quem está querendo alcançar o prêmio. Se você se interessar, dá uma olhada aqui (só não cometa o mesmo erro que eu cometi e diversifique os canais de publicação!!):

Como foi o meu processo para chegar ao Microsoft MVP e dicas para conseguir o prêmio

Pelo menos fiquei feliz que pessoas tão competentes como o Renato Groffe e o Joel Rodrigues finalmente conseguiram o prêmio depois de tanta contribuição com a comunidade! Menos mal. :)

É isso aí. A vida continua, agora ex-MVP.

Até a próxima!

André Lima

24 thoughts on “Infelizmente, meu MVP não foi renovado neste ciclo :(

  • Rodrigo disse:

    Uma vez mvp sempre mvp .. e pra sempre mvf .. esse um trocadilho infame cujo f vc imagina que seja friend.
    Seu trabalho e dedicação são exemplares. Isso pode significar um fim de ciclo pra um novo começo.
    Forte abraço meu querido

  • Paulo Almeida disse:

    André,

    Já aprendi muito com teus artigos e com o e-book.
    Tenha certeza de que você é um profissional acima da média e siga em frente.

    Tenho 40 anos de profissão como desenvolvedor e, as duas maiores lições que aprendi foram: Tudo muda e, que por sermos desenvolvedores, não desistimos até encontrarmos uma solução para os nossos problemas. Lembre-se que a vida é uma montanha russa.

    Não se permita abater-se por isso, você é um dos melhores profissionais que já conhecí. Por favor nos informe sobre teus novos vídeos e artigos.

    Um grande abraço e sucesso. Sempre!

    • andrealveslima disse:

      Olá Paulo!

      Obrigado pela força! Sem dúvida vou seguir em frente sim.. Como falei no post, eu não escrevia os artigos pelo MVP, mas sim, porque eu gosto mesmo.. Vamos ver como é que vai ser essa próxima etapa.. E pode deixar que eu vou continuar te mantendo informado sobre os novos artigos.. :)

      Um grande abraço!
      André Lima

  • André Alves Lima um grande professor. O seu blog aproxima o leitor a um grande profissional e pessoa que você é. Importante ter um canal do you tube, diversificar canais, mas os emails respondidos nas madrugadas, a atenção dada aos leitores e o carinho em tirar as dúvidas individuais dos leitores do ebook não são feitos em uma vídeo-aula.A visão do MVP continuara, a missão de professor é eterna.Feliz aqueles iluminados por Deus aqui na terra com o dom de transmitir o conhecimento. Parabéns e sucesso grande amigo.

    Rômulo Cesar
    Engenheiro de Sistemas

    • andrealveslima disse:

      Olá Rômulo! Muito obrigado por essas belas palavras! É justamente esse tipo de mensagem que me faz ter certeza que estou no caminho certo.. :)

      Um grande abraço e muito sucesso para você também!
      André Lima

  • Marcelo Ramos disse:

    Isso significa que não vamos mais receber seus emails técnicos?
    E o seu blog, vai ficar no ar?

    Forte abraço!
    Marcelo Ramos

    • andrealveslima disse:

      Olá Marcelo!

      Por aqui, tudo continua da mesma maneira, ou seja, novos artigos serão publicados toda semana e você continuará recebendo os meus e-mails sobre eles.. O blog continuará no ar.. A única diferença é que eu não tenho mais esse título de “Microsoft MVP” e, com isso, perdi alguns benefícios que eu tinha até o mês passado (como acesso a informações de produtos que ainda estão em desenvolvimento, contato com os times de produto, assinatura do MSDN, créditos do Azure, etc)..

      Um grande abraço!
      André Lima

  • Fabrício disse:

    Surpreso com a remoção deste título! Vc merece muito por todo o teu trabalho e dedicação. Certeza que no próximo ciclo estará de volta!
    Forte abraço.

    • andrealveslima disse:

      Fala Fabrício, obrigado pelo comentário!

      Também fiquei surpreso, mas, faz parte.. Não sei se conseguirei o título novamente no futuro, mas, uma coisa é certa: continuarei escrevendo os artigos e compartilhando o meu conhecimento – com ou sem MVP.. :)

      Um grande abraço!
      André Lima

  • Renato Groffe disse:

    André, tudo bem? É uma notícia realmente triste, até porque vc é bastante ativo e constante na produção de conteúdo de qualidade. Como conversei com vc mais de uma vez nos últimos dias, fiquei surpreso também com esta notícia. Eu mesmo não estava criando muitas expectativas mais a respeito do MVP e recebi o título nesse último ciclo.

    Independente do título ou não, produzir este tipo de conteúdo sempre foi uma forma de eu seguir estudando e me aprimorando. Espero que no futuro vc possa voltar ao programa e agradeço também por toda a força que vc me deu nos últimos 3 anos.

    Abs

    • andrealveslima disse:

      Fala Renato!

      Obrigado pelas palavras.. O jeito é continuar na luta e esperar ser reconhecido novamente no futuro.. Se não acontecer, não tem problema.. Como falei no post, vou continuar produzindo conteúdo da mesma forma, uma vez que sigo a mesma estratégia que você.. Produzo porque eu gosto, e não com o objetivo de ganhar o MVP.. :)

      Um grande abraço e, como já te falei no Facebook, aproveita bem os benefícios aí!
      André Lima

  • Márcio disse:

    Boa tarde André. Comecei com DotNet há um ano, a principal dificuldade foi relatórios. Comprei o seu e-book, aprendi muito e mais do que isso. Sempre que te enviei algum email, você não tardou em responder. A Microsft não sabia que você me respondia os emails então, não ser MVP não tira o seu conhecimento e nem a minha admiração por você. Parabéns, novos rumos. Quem perde, é a Microsoft.
    Abraços e Deus abençoe.

    • andrealveslima disse:

      Olá Márcio!

      Muito obrigado por essas belas palavras! Fico feliz por eu ter conseguido te ajudar nas oportunidades em que você entrou em contato.. Quanto ao MVP, fiquei triste, mas, faz parte.. Continuarei contribuindo da mesma forma.. Se ganhar o MVP de novo, beleza, se não ganhar, não tem problema também..

      Um grande abraço!
      André Lima

  • Marcelo disse:

    Com ou sem MVP seu trabalho é muito legal, não deixe a peteca cair!! como o amigo ae disse “quem perde é a Microsoft”, e outra agora vc tem o caminho livre para falar sobre outras tecnologias também!
    Abraço

    • andrealveslima disse:

      Olá Marcelo!

      Muito obrigado pelo comentário! É isso aí.. Vou continuar produzindo material com a mesma qualidade e mesma frequência de antes (ou até mesmo com maior frequência), com MVP ou sem MVP.. Agora é bola pra frente.. :)

      Abraço!
      André Lima

  • André Luiz disse:

    Você é um grande PROFISSIONAL, exemplo a muitas pessoas por compartilhar o conhecimento com grande riqueza de detalhes… não desanime, pode parecer ruim agora, mas com sua dedicação e força, algo muito melhor esta a caminho, tenho certeza!

    abraço André Lima

    • andrealveslima disse:

      Olá André, obrigado pelo comentário!

      Pode ficar tranquilo que não vou desanimar não.. Como eu disse nos outros comentários, eu compartilho conhecimento porque eu gosto mesmo, e não por causa de títulos.. Claro que era legal ter esse reconhecimento, mas, com ou sem prêmio, meu comportamento continuará o mesmo.. :)

      Um grande abraço e um ótimo final de semana aí pra você!
      André Lima

  • Gilberto Otsuka disse:

    Existe um ditado no Japão que diz: “Uma vez samurai, sempre será um samurai”. Pode ser que você seja um ex-MVP, mas na sua alma, em sua essência você sempre continuará sendo. Parabéns pelo seu trabalho, abraços!

    • andrealveslima disse:

      Olá Gilberto, obrigado pelo comentário! Sem dúvida vou continuar com esse objetivo de compartilhar conhecimento, mesmo não tendo conseguido renovar o prêmio.. Quem sabe um dia acabo sendo nomeado novamente.. ;)

      Abraço!
      André Lima

  • […] não foram suficientes para a renovação do meu MVP. Eu conto a história em detalhes neste post, mas basicamente o motivo dado pela Microsoft foi que eu deveria ter diversificado mais os canais […]

  • Frederico disse:

    Infelizmente estou lendo somente agora esta publicação.

    Bola pra frente “eu nem gosto de futebol” seu conteúdo é muito bom, pena que o canal do youtube está muito parado.

    • andrealveslima disse:

      Olá Frederico, muito obrigado! :)

      O canal do Youtube está realmente parado, mas vai voltar.. Um dos meus planos para esse ano é intercalar os conteúdos, publicando não só artigos, mas também vídeos.. Uma semana sai um artigo e na outra sai um vídeo, e assim sucessivamente.. Espero que eu consiga cumprir essa meta o ano todo..

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *