André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Periscope replay: Como foi o meu processo para chegar ao Microsoft MVP

Depois de uma pausa de três semanas devido a problemas pessoais e viagem de férias ao Brasil, finalmente voltei com as minhas transmissões semanais no Periscope. A primeira transmissão nessa nova temporada foi sobre o Programa Microsoft MVP. Neste vídeo, explico brevemente o que é o Programa Microsoft MVP, como foi o meu processo de entrada nesse programa lá em 2011 e também dou algumas dicas para você que está almejando o prêmio. Depois de assistir ao vídeo, confira também este outro artigo que eu escrevi na época em que eu fui nomeado pela primeira vez: Chegando ao Microsoft MVP.

O que é o Microsoft MVP?

O Programa Microsoft MVP nada mais é que um “prêmio” que a Microsoft dá para os profissionais que mais se destacaram na comunidade técnica nos últimos doze meses. Ele é um prêmio que tem quatro ciclos anuais (janeiro, abril, julho e outubro) e sempre avalia as contribuições técnicas dos profissionais de TI e desenvolvimento.

Alguns tipos de contribuições válidas

Como falei logo acima, a Microsoft avalia as suas contribuições dos últimos doze meses. E quais são alguns dos tipos de contribuições válidas?

– Artigos
– Vídeos
– Webcasts
– Podcasts
– Palestras e organização de eventos
– Participações em fóruns

Recompensas do programa

Ao receber o prêmio de Microsoft MVP, você recebe algumas recompensas. Entre elas, as principais são:

– Um ano de assinatura MSDN (com a qual você poderá baixar todos os softwares e sistemas operacionais da Microsoft para uso pessoal, a fim de que você consiga criar ainda mais conteúdo para a comunidade)
– MVP Summit (uma vez por ano a Microsoft junta todos os MVPs na sede da Microsoft em Seattle para três dias de contato com os times de produto – ela paga alimentação e hospedagem e você paga o transporte até lá)
– Listas de discussão privadas com os times de produto
– Informações confidenciais e antecipadas sobre produtos que serão lançados no futuro
– Acesso antecipado a versões beta

Para maiores informações sobre o programa, acesse o site oficial: Microsoft MVP Award.

Meu primeiro processo

Quando entrei para o programa em 2011, o processo era feito através de uma planilha, onde você tinha que lançar as suas contribuições dos últimos doze meses. Hoje em dia o processo é feito através do próprio website do programa, onde você consegue lançar as suas contribuições diretamente.

Eu ainda tenho a minha planilha guardada, e essas foram as contribuições que eu tinha realizado nos doze meses anteriores:

– 20 artigos
– 2 vídeos (na época eu gravava vídeos para o Portal Linha de Código)
– 2 palestras + organização de evento
– 1 podcast (episódio piloto do podcast da comunidade .NETRaptors, que acabou não indo para frente)
– 1 webcast
– 3831 posts nos fóruns MSDN

Viu a quantidade de posts nos fóruns da MSDN? Foram quase 9500 pontos em um ano!

Eu acho que foi isso que ajudou bastante para eu ter sido escolhido. Na época eu chegava em casa depois do trabalho e, enquanto a minha esposa ainda estava trabalhando, eu ficava respondendo perguntas nos fóruns (eu investia uns 45 minutos a uma hora por dia). Eu acho que esse tipo de contribuição é muito interessante porque é fácil da Microsoft mensurar e é muito fácil de você entrar no “radar” da Microsoft dessa maneira.

Além disso, eu fui indicado por outros três MVPs, o que eu acredito que deve ter ajudado bastante na minha escolha também.

Dicas para conseguir o prêmio

Está pensando em contribuir com a comunidade e, quem sabe, ser nomeado Microsoft MVP? Ninguém sabe a fórmula mágica para conseguir, mas, aqui vão algumas dicas:

– Não faça pelo MVP – contribua bastante com a comunidade e, sem dúvida, um dia a recompensa acaba chegando
– Mostre a sua cara, participe de eventos na sua região, converse com os palestrantes, organizadores e funcionários da Microsoft
– Monte um blog (se você ainda não tiver) e produza conteúdos de forma frequente
– Responda questões nos fóruns da MSDN e Technet (essa foi a principal estratégia que eu utilizei)
– Faça contato com os MVPs atuais – isso pode ajudar em uma futura indicação

Concluindo

Como eu disse, não existe fórmula mágica para chegar ao Microsoft MVP. Porém, acredito que se você seguir essas dicas, as suas chances vão aumentar bastante.

Eu ficaria muito, mas muito, feliz se você me adicionasse no Periscope e tentasse acompanhar as minhas transmissões ao vivo. Seria muito legal se pudéssemos trocar uma ideia sobre os assuntos que eu apresento nessa plataforma que eu estou experimentando. Se tudo der certo, amanhã acontece a minha próxima transmissão. Me siga lá e acompanhe ao vivo: @andrealveslima.

Até a próxima!

André Lima

4 thoughts on “Periscope replay: Como foi o meu processo para chegar ao Microsoft MVP

  • Tony Jefferson disse:

    Excelente dicas e informações André, tenho certeza que essas informações vão ajudar muitos que tem um desejo sobre o MVP, ou até mesmo nos incentivar a contribuir mesmo que não tenhamos o título.

    Parabéns pelo artigo

    • andrealveslima disse:

      Olá Tony, muito obrigado pelo comentário!

      Fico feliz que você tenha gostado das informações.. Desejo muito sucesso caso você decida se empenhar para “virar” MVP um dia..

      Abraço!
      André Lima

  • Rafael disse:

    Adorei André!
    Parabéns cara, tenho certeza que retornará ao programa.
    Você tem empatia com a comunidade!
    E tem contribuido bastante.

    • andrealveslima disse:

      Olá Rafael, muito obrigado!

      E você tem contribuído muito mais! Espero que você consiga entrar para o programa.. Estou na torcida aqui.. :)

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *