André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

O que são grupos de mastermind (mastermind groups)?

Você já ouviu falar do ditado que diz que “você é a média das 5 pessoas que passam mais tempo com você”? Ou “diga-me com quem andas que te direi quem és“? Pois bem, essas frases fazem muito sentido no nosso dia a dia com a família e na nossa “vida privada”, mas, será que elas não fariam sentido também na nossa carreira e no mundo dos negócios? É claro que sim! Uma das formas de trazer as ideias de pessoas bem sucedidas para perto de você é através de um grupo de mastermind (ou mastermind group, termo original no inglês). E é justamente sobre esse tema que vamos conversar no artigo de hoje.

Eu já comentei na minha lista de podcasts para desenvolvedores que eu comecei a trilhar o caminho do empreendedorismo após ter comprado o curso do John Sonmez sobre marketing pessoal para desenvolvedores. Através desse curso, conheci um cara chamado Pat Flynn, do site Smart Passive Income, e através do Pat Flynn conheci o site (e podcast) Internet Business Mastery e o John Lee Dumas, do podcast Entrepeneur on Fire.

Depois de acompanhar muitos desses podcasts, que são todos voltados a empreendedorismo (principalmente online), notei que um tema era recorrente em todos eles: grupos de mastermind. Após pesquisar bastante e entender melhor sobre o tema, tive a vontade de participar de um grupo de mastermind, mas, na minha rede de contatos eu não conhecia ninguém que já participasse de algum. Dessa forma, convidei alguns amigos do trabalho (da filial da empresa no Brasil) para formarmos o nosso grupo. Desde março de 2015 temos nos reunido através do Skype a cada duas semanas, e nesse artigo eu gostaria de apresentar para vocês alguns dos resultados. Mas, primeiramente, vamos entender o que são e como funcionam os grupos de mastermind.

O que são e para que servem?

O conceito de grupos de mastermind foi introduzido no livro “Quem pensa enriquece” (título original “Think and Grow Rich”), de Napoleon Hill. Eu particularmente ainda não li esse livro (ele ainda está na minha lista de leituras pendentes), mas, pelas pesquisas que eu fiz, esse é um excelente livro que foi o resultado de muitas entrevistas de Napoleon Hill com pessoas de sucesso, onde ele tentava descobrir qual era a fórmula de sucesso do entrevistado. Um tema que acabou aparecendo inúmeras vezes nessas entrevistas foi o conceito de mastermind groups.

A ideia de grupos de mastermind é muito simples: juntar duas ou mais pessoas que tenham aproximadamente o mesmo objetivo de carreira ou negócios (mas que preferencialmente estejam em diferentes áreas de atuação e estágios na carreira) de forma a compartilhar experiências, fazer com que cada um se torne mais “accountable” (pessoa que presta contas do que promete / é responsável), compartilhar ideias que possam ajudar na evolução uns dos outros, entre outras coisas.

Por que participar de um grupo de mastermind?

Muitas vezes, quando estamos focados em um projeto, acabamos viajando em alguns pontos. Para nós, a ideia é tão clara que parece que não precisamos da ajuda de mais ninguém. Porém, esse pensamento é extremamente errado! Você já parou para pensar nas pessoas que realizaram grandes conquistas na vida? Elas fizeram tudo sozinhas? É claro que não! Sempre que estamos querendo conquistar algo, é importante termos opiniões de outras pessoas, que conseguirão ver defeitos ou melhorias a serem realizadas nos nossos produtos e que, por estarmos tão envolvidos com o projeto, nós nunca conseguiríamos encontra-las por conta própria. E nesse ponto um grupo de mastermind pode ajudar muito.

Outro benefício de grupos de mastermind é que, em um grupo ideal, os membros terão metas distintas. Por exemplo, pode ser que um membro está escrevendo um livro (meu caso, nesse momento). Outro membro pode estar desenvolvendo um aplicativo e outro membro um site de membership. Esse mix de metas entre os membros do grupo faz com que a troca de experiências seja muito valiosa. Não é raro que uma experiência que eu tive durante o processo de escrita do meu livro seja útil para uma outra pessoa que esteja desenvolvendo um aplicativo, e vice-versa.

Qual o tamanho ideal para um grupo de mastermind?

Quanto ao tamanho ideal do grupo, existem várias linhas de pensamento. Algumas pessoas dizem que um grupo entre 4 e 8 pessoas é o mais indicado, preferencialmente algo em torno de 6 pessoas. Eu particularmente acho esse número muito alto. Para serem produtivas, as reuniões devem ter entre uma hora e uma hora e meia, portanto, na minha opinião, 3 ou 4 pessoas seria o tamanho ideal para um grupo de mastermind.

Existem grupos online que utilizam o formato de fórum privado com uma quantidade absurda de membros, na casa de 100 pessoas. Eu nunca participei de grupos assim, mas, não consigo enxergar como um grupo tão grande como esse conseguiria trazer algo de produtivo.

Como funcionam as reuniões?

As reuniões de grupos de mastermind podem ser presenciais ou online (através de ferramentas como Skype, Google Hangouts ou GoToMeeting). Como mencionei anteriormente, uma duração entre uma hora e uma hora e meia é o mais indicado. Tudo que estiver muito fora desse intervalo acaba sendo improdutivo (em reuniões muito curtas não temos tempo para uma troca de experiência muito efetiva e em reuniões muito longas ninguém consegue manter o foco até o final).

Antes de escolher um formato para as suas reuniões, é importante decidir a periodicidade das reuniões. Acredito que, para ser uma experiência efetiva, o grupo deve reunir-se pelo menos a cada quinze dias, uma vez que um intervalo maior do que esse faz com que o grupo se disperse. Dependendo da disponibilidade dos membros, é possível tocar grupos de mastermind que se reúnam uma vez por semana.

Quanto ao formato das reuniões, não existe um modelo fixo que você obrigatoriamente deve seguir. Porém, existem dois formatos que são os mais utilizados mundo afora: o modelo com “hotseat” e o modelo sem “hotseat“.

No formato de reunião com “hotseat“, em cada reunião, uma pessoa estará em foco. Essa pessoa será o centro das atenções na reunião (e é justamente por isso que é chamado de “hotseat“). Ela compartilhará as dificuldades que está tendo atualmente e contará com a ajuda de todos os outros membros, que devem fornecer o mais sincero feedback possível para que a pessoa no “hotseat” consiga solucionar os seus problemas.

Para começar com o pé direito, reuniões no estilo “hotseat” iniciam-se com uma rodada entre os membros onde eles deverão compartilhar suas conquistas desde a última reunião. Em seguida, inicia-se o processo do “hotseat” (que deverá tomar cerca de 90% do tempo total da reunião) e a reunião é finalizada com uma outra rodada entre os membros onde cada pessoa deve compartilhar as suas metas até a próxima reunião.

Já no modelo sem “hotseat“, cada membro do grupo tem uma quantidade específica de tempo (15 ou 20 minutos, por exemplo) para conversar sobre as suas conquistas desde a última reunião, dificuldades pelas quais ela está passando (nessa parte os outros membros dão o feedback sobre o que poderia ser feito nessas situações de dificuldade) e as metas para a próxima reunião.

Qual tipo de reunião escolher?

Cada tipo de reunião tem suas vantagens e desvantagens. Em grupos que utilizam o conceito de “hotseat“, dependendo do tamanho do grupo e da frequência das reuniões, pode ser que o ciclo de “hotseats” seja muito longo. Por exemplo, em um grupo de 5 pessoas que se reúne a cada 15 dias, cada pessoa só estará no “hotseat” a cada dois meses e meio, o que é uma diferença de tempo muito grande.

Já em reuniões sem “hotseat“, se o grupo for muito grande, a reunião tende a tomar muito tempo (ou, se o tempo for limitado, a quantidade de tempo por pessoa acaba sendo muito pequena).

Dessa forma, para grupos do tamanho médio (até umas quatro pessoas), a minha sugestão é utilizar o formato com “hotseat” somente no caso de grupos que se reunem uma vez por semana. Se o intervalo entre uma reunião e outra for maior que uma semana, utilize o formato sem “hotseat“.

Estabeleça regras

Não é obrigatório, mas, na minha opinião é importante definir muito claramente as regras do grupo. Nem todo mundo pensa e age da mesma forma, mas, eu particularmente levo as reuniões do grupo em que eu participo muito a sério. As reuniões estão agendadas no meu calendário e eu só desmarco em cima da hora caso algum imprevisto grave aconteça.

Quais os tipos de regras que você poderia pensar em estabelecer para o seu grupo? Aqui vão alguns exemplos:

– Qual tipo de reunião será utilizado?
– Qual a duração e frequência das reuniões?
– O que acontece caso a mesma pessoa falte às reuniões consecutivamente?
– O grupo está aberto a novos integrantes? Se sim, qual o processo?
– Quem será o “líder” das reuniões? Ou será liderada em ciclos?
– As reuniões serão gravadas?
– A reunião terá uma ata? Se sim, quem escreverá a ata?

Prepare-se para as reuniões com antecedência

Você já ouviu falar que tempo é dinheiro? Pois então não desperdice o seu tempo e respeite o tempo das outras pessoas do seu grupo. Antes de cada reunião, prepare-se pelo menos com os pontos que serão abordados, que normalmente são: quais foram as suas conquistas desde a última reunião; quais estão sendo as suas dificuldades no momento; quais são as suas metas para a próxima reunião.

Dê feedback honesto, ouça o feedback dos outros e aja!

Para que um grupo de mastermind seja realmente eficiente, é preciso que todos os membros possam dar o mais honesto feedback possível.

Quando outros membros do grupo estiverem relatando as suas dificuldades, escute com muita atenção e pense profundamente em ações que você poderia sugerir.

Já quando você estiver relatando as suas dificuldades, ouça o feedback das outras pessoas com o coração aberto, não leve críticas para o lado pessoal, faça muitas anotações e, o mais importante de tudo, aja! É muito frustrante quando você dá um feedback para a pessoa, ela concorda e depois joga o feedback no lixo. Por outro lado, é muito legal quando você dá uma sugestão para outro membro e ele tenta implementar, independentemente se com sucesso ou não – o mais importante é o aprendizado constante.

Quais foram os benefícios para mim até hoje?

Como eu mencionei no começo desse artigo, eu tenho participado de um grupo de mastermind desde março desse ano. Para vocês terem uma ideia de quanto o grupo me ajudou até agora, no total de 7 reuniões que tivemos, esses foram os principais feedbacks que eu recebi:

1 – Uma ideia que foi sugerida em uma das reuniões foi que eu gravasse a minha tela enquanto eu escrevia os artigos e depois editasse o material em um vídeo curto para publicar no Youtube. O motivo é que o Youtube é um grande meio para trazer visualizações para o site e eu não explorei o Youtube até hoje na meu processo de produção de conteúdo. Tentei fazer a gravação em dois artigos que escrevi e, depois de passar pelo processo de edição de um desses vídeos, ficou claro que não compensava o esforço. Como eu simplesmente gravei a tela enquanto eu escrevia os artigos, eu obviamente errava no processo de desenvolvimento. Editar esses erros foi uma tarefa muito árdua e o tempo gasto nessa edição foi muito alto. Compensa muito mais escrever o artigo e depois gravar o vídeo quando eu já tiver o conteúdo pronto. De qualquer forma, foi uma ótima lição aprendida.

2 – Um ponto que eu estava com dificuldade era dar uma vazão boa na escrita do ebook. A estratégia que eu utilizava era que eu começava a semana escrevendo um artigo, conseguia finalizar esse artigo lá pela quarta-feira (às vezes quinta) e utilizava o resto da semana para continuar com a escrita do ebook. Essa agenda não estava funcionando muito bem, porque muitas vezes eu não conseguia escrever quase nada do ebook. Além disso, todo mundo sabe que mudar bruscamente de uma atividade para outra não é nada produtivo. A sugestão no grupo foi trabalhar focado uma semana escrevendo artigos e na outra semana dando continuidade ao ebook. Com essa pequena alteração, consegui caminhar muito mais rápido com a escrita do ebook.

3 – O meu ebook estava ficando muito grande. Eu tinha planejado uma estrutura de capítulos muito extensa e já estava atrasado com a escrita (meu plano inicial era ter acabado o ebook no final de junho). Decidi cortar alguns capítulos e o grupo me ajudou a decidir quais capítulos realmente não eram estritamente necessários no modelo de livro que eu estava escrevendo.

4 – Até agora ainda não finalizei a escrita do meu ebook, mas, já parei para pensar aproximadamente no preço que eu gostaria de cobrar. Para esse cálculo, misturei algumas dicas que eu encontrei na Internet e acabei bolando uma fórmula para calcular um preço baseado no tempo que foi necessário para escrevê-lo e o valor que eu recebo por hora atualmente. Depois de conversar com o grupo, acabei entendendo que esse modelo não fazia muito sentido e que o valor estava muito alto.

Lista de recursos

Agora que você entendeu como funcionam os grupos de mastermind, que tal dar uma olhada em outros recursos sobre esse mesmo tema? Não são muitos os artigos disponíveis sobre grupos de mastermind em português, mas, aqui vão alguns que eu encontrei:

Portal Gestão – O que são grupos mastermind?

Portal Gestão – Como acelerar o seu sucesso com um grupo mastermind?

Liberdade Financeira – Como criar um mastermind (a mente mestra) para ter sucesso e enriquecer

Portal Administradores – Mastermind Group

Mentalidade Empreendedora – Mastermind: A verdade por trás das cortinas

Além disso, vou deixar o link aqui de quatro vídeos do Pat Flynn sobre grupos de mastermind. Confira:

E, finalmente, esse episódio do Smart Passive Income Podcast, onde o Pat Flynn gravou uma das reuniões do grupo de mastermind dele e disponibilizou para conferirmos como ela funciona.

Concluindo

Nesse artigo você conferiu o que são grupos de mastermind, por que eles são extremamente importantes na sua jornada para o sucesso e como as reuniões funcionam, além de dicas baseadas na minha experiência nesse assunto. Agora é com você. Pense em pessoas que compartilham de objetivos parecidos com os seus e convide-as para participar de um grupo de mastermind. Eu garanto que você conseguirá atingir suas metas muito mais facilmente com os feedbacks que você receberá. Se você se interessou nesse assunto e tem vontade de montar ou participar de um grupo de mastermind, entre em contato comigo.

Por fim, convido você a assinar a minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana onde eu converso sobre o tema do artigo publicado e falo em primeira mão sobre o assunto do próximo artigo. Além disso, toda semana eu envio dicas bônus que eu só compartilho por e-mail. Assine aqui ou utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Photo by Timothy Vollmer used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/sixteenmilesofstring/2736544035/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

2 thoughts on “O que são grupos de mastermind (mastermind groups)?

  • Alessandro Sisan disse:

    Oi André! Gostei muito do seu texto. Cai aqui por conta do assunto do Mastermind, mas vi que tem muitos outros assuntos interessantes que já salvei no Evernote para leitura. Sei que o texto é muito antigo, mas se possível me diga: como entrar em um grupo de Mistermind? Esse é meu primeiro contato com o tema, mas creio que será um fator muito importante para acelerar minha carreira.

    Grande abraço.

    • andrealveslima disse:

      Olá Alessandro!

      Difícil dar uma resposta para essa pergunta que realmente vá fazer a diferença, mas basicamente o ideal é você procurar pessoas que tenham objetivos profissionais parecidos com os seus e ir plantando a ideia de montar um grupo com esse tipo de pessoa.. Outra opção é procurar algum curso online que tenha por trás também o conceito de comunidade, aí fica mais fácil de encontrar pessoas que seriam compatíveis para montar um grupo com você..

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *