André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Quando 8 + 1 = 10: conheça o Windows 10, o próximo sistema operacional da Microsoft

Complete a sequência: Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows ___??? 10!! Windows 10, é claro, quem não imaginava?

Os últimos meses foram difíceis para o departamento que escolhe os nomes dos produtos na Microsoft. Eles tinham nas mãos a árdua tarefa de escolher o nome para o próximo sistema operacional da empresa. Que nome podemos esperar quando, ao olharmos para o passado, encontramos nomes como:

Windows 9? Windows One? Windows Threshold (codenome que estava sendo utilizado)? Claro que não! Temos uma opção muito melhor: Windows 10!

Ironias à parte, caso você ainda não tenha percebido, ontem a Microsoft anunciou publicamente o Windows 10. Meu objetivo nesse post não é discorrer sobre as novidades em si, mas, dar a minha humilde opinião (de m**?) sobre as mudanças que estão por vir. Para saber mais sobre as novidades, você pode primeiramente assistir o vídeo do evento de ontem:

Ou, se preferir, uma versão mais curta:

E depois, se você quiser, pode acompanhar posts em vários outros sites que listaram as novidades, como os seguintes:

Agora vamos às minhas opiniões.

O menu iniciar está de volta

Como a Microsoft já havia anunciado anteriormente, o menu iniciar estará de volta no Windows 10. Muito parecido com o antigo menu iniciar do Windows 7. As únicas mudanças são:

  • Uma área onde “tiles” poderão ser adicionados, formando uma espécie de mini tela inicial do Windows 8
  • O menu iniciar poderá ser redimensionado
  • A busca no menu iniciar trará também resultados da web, além de resultados da busca no próprio computador

Eu particularmente acho a volta do menu iniciar muito bem vinda para o modo desktop. Utilizar a tela inicial no Windows 8 em um ambiente com três monitores + mouse + teclado realmente não é nada confortável nem prático.

Aplicativos “metro” rodando em janelas

Aplicativos “metro” (ou “modernos“, ou seja lá qual for o novo nome que a Microsoft vai inventar para eles) poderão ser executados em janelas, e seu tamanho pode ser redimensionado com o mouse. Eu sinceramente não vejo muito benefício em rodar aplicativos “metro” em janelas, uma vez as janelas só fazem sentido quando estamos utilizando o computador com mouse e teclado. E os aplicativos “metro” não são feitos para ser utilizados com mouse e teclado, mas sim, com touch. Na minha visão, os aplicativos desktop são uteis quando estamos utilizando o computador com mouse e teclado, e os aplicativos “metro” são uteis quando estamos utilizando o computador SEM mouse e teclado. Misturar esses dois ambientes não faz muito sentido (e a Microsoft já não aprendeu que isso não deu certo quando tentaram essa façanha no Windows 8?).

Snapping melhorado

Agora podemos fazer snapping de até quatro aplicativos na tela. Bem útil quando o computador está plugado naquele grande monitor de 30 polegadas ou quando está plugado na televisão. Ponto pra Microsoft!

Task View e múltiplos desktops

Usuários de Linux normalmente se gabam de feature de múltiplos desktops. Eu sinceramente não estou acostumado a utilizar essa feature e não vejo muita utilidade no modo desktop. Digo isso porque normalmente trabalho com três monitores e todo esse espaço já basta para todas as aplicações que eu costumo trabalhar. Claro que se você estiver trabalhando somente com um monitor, essa feature pode ser bem útil. Também vejo muita utilidade nessa feature ao utilizar o modo tablet, uma vez que o espaço é limitado nesse caso.

Já o Task View vai ser bem útil no caso da utilização de múltiplos desktops, mas, também acredito que ele será muito bem vindo no modo tablet para fazer a transição entre os aplicativos abertos. Bem melhor do que a maneira atual de se transitar entre os aplicativos abertos no Windows 8.

Modo “Continuum”

O que fazer se você está utilizando um convertible (laptop que vira tablet)? Como o Windows 10 vai se comportar? O modo “Continuum” é a resposta para esse dilema. O Windows 10 vai ser inteligente o suficiente para entender se você está utilizando o teclado e o mouse ou o modo touch. Dessa forma, ao conectar o teclado destacável, o Windows sugere alternar para o modo desktop. E ao desconectá-lo, o Windows sugere alternar para o modo touch, que não terá o menu inicial, mas sim, a nova tela inicial, que é uma mistura do menu iniciar e a tela inicial do Windows 8. Bem pensado.

Command Prompt suporta Ctrl+C/Ctrl+V?

A Microsoft está de sacanagem. Mostrar que o time implementou suporte ao “copiar e colar” no command prompt em uma apresentação desse nível é de cair o queixo. Isso já deveria ter sido implementado há MUITO tempo atrás. E gabar-se por essa implementação é de dar vergonha alheia.

Opiniões finais

Enfim, parece que, com o Windows 10, a Microsoft está se alinhando melhor com a realidade do mercado tanto empresarial como consumidor. Acho triste a Microsoft não ter pedido feedback antes de ter lançado o Windows 8, como ela está fazendo agora com o Windows 10. O Windows 8 tinha tudo para ser um excelente sistema operacional, mas, como a Microsoft estava na era Sinofsky e não compartilhava nada com o mundo antes de lançar o produto final, ele acabou sendo o “fracasso” que foi.

Participe do programa de Insiders do Windows 10

A Microsoft agora está muito mais aberta a feedback para o Windows 10. Hoje ela irá lançar o programa de insiders do Windows 10, o qual, pelo que entendi, qualquer pessoa poderá se inscrever e baixar as builds de teste do novo Windows. Não perca tempo, acesse o seguinte link e inscreva-se no programa quando ele estiver disponível:

E você, gostou das novidades? Deixe um comentário logo abaixo para continuarmos essa conversa. E não se esqueça de inscrever-se na minha newsletter para ficar por dentro das novidades do meu blog.

Até a próxima!

André Lima

Images by Blogging Windows

5 thoughts on “Quando 8 + 1 = 10: conheça o Windows 10, o próximo sistema operacional da Microsoft

  • Show de bola André!
    Gostei de todos os novos recursos que você mencionou, principalmente do multidesktop :)
    []s
    Wennder

  • Ari C. Raimundo disse:

    André,

    Não achei nenhuma novidade do Windows 10 interessante. Continua sendo mais do mesmo é totalmente previsível. Melhor que o Windows 8? com certeza.

    Quanto ao ambiente moderno (metro), continuo achando totalmente descartável. Nenhum aplicativo do Office é moderno. Acho que o modelo em sandbox não funciona para desktop.

    Enfim, falta inovação.

    • andrealveslima disse:

      Olá Ari!

      Muito obrigado pelo comentário! Eu concordo que falta inovação. O grande problema que eu vejo é que esse é exatamente o sistema operacional que a Microsoft deveria ter lançado no lugar do Windows 8. Como eu mencionei no artigo, se a Microsoft tivesse, lá em 2012, antes de lançar o Windows 8, pedido feedback da comunidade técnica, talvez o Windows 8 tivesse sido algo parecido com o que o Windows 10 vai ser. A idea do Windows 8 de ter feito o modo “metro” totalmente separado do desktop foi um completo fiasco, e infelizmente só vão conseguir consertar essa burrada com o Windows 10.

      Porém, eu acho que esse esquema de convertibles é o futuro (se não for o “presente”). Uma única máquina que se transforma entre laptop (com o modo desktop) e tablet (com o modo metro) é totalmente conveniente. Eu mesmo tenho um Surface Pro 2 com o aquele teclado que não é touch, e vou te falar que é muito fera. Fiquei umas três semanas aí no Brasil só com ele, coisa que antigamente eu tinha que levar meu laptop pesadão para conseguir trabalhar. Com o Surface consegui me divertir no voo (usando ele como tablet) e depois consegui trabalhar normalmente durante a semana (utilizando as ferramentas do modo desktop).

      Enfim, acho que essa versão demorou pra sair (ou melhor, ainda vai demorar pra caramba pra sair!). A Microsoft tinha que, no máximo, ter consertado esses pontos fracos do Windows 8 com o update do Windows 8.1. Aí sim ela teria gás para trazer alguma inovação no Windows “10”. Mas, como costumam dizer, antes tarde do que nunca.

      Grande abraço!
      André Lima

  • […] pelo menos na minha percepção, essa plataforma ainda não “pegou” (quem sabe com as mudanças no Windows 10 ela finalmente deslanche?). Claro que existem muitos aplicativos desenvolvidos para a interface […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *