André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Minha lista de Podcasts

Atenção! Essa lista está desatualizada. Para acessar a última versão, confira este link: Lista de Podcasts para Desenvolvedores – Outubro de 2014.

Olá caro(a) leitor(a)!

Estou no meio de uma mudança de apartamento por aqui, então, nesta semana (e provavelmente na próxima semana também) não vou escrever um artigo técnico. Desta vez vou compartilhar com vocês a lista de podcasts que eu acompanho. Como eu não moro na mesma cidade onde fica a empresa onde trabalho, todo dia eu tenho a oportunidade de escutar um pouco destes podcasts enquanto dirijo de casa ao trabalho. É uma ótima maneira de ficar por dentro das últimas novidades (no caso dos podcasts técnicos) e também de se divertir um pouco nesse trajeto um tanto quanto entediante.

Por favor, deixem nos comentários os podcasts que vocês costumam acompanhar para que eu possa conhecer também. Aí vai minha lista (em ordem alfabética):

Podcasts técnicos

.NET Rocks

Um dos primeiros podcasts (senão o primeiro?) sobre tecnologias de desenvolvimento relacionadas ao Microsoft .NET Framework. Apresentado por Carl Franklin e Richard Campbell, este podcast iniciou suas atividades em 2002 e atualmente já conta com mais de 900 episódios. Uma boa opção para ficar atualizado com as últimas tecnologias de desenvolvimento da Microsoft. Normalmente os episódios têm por volta de 50 minutos, o que pode ser um tanto quanto cansativo dependendo do convidado. Toda semana são postados dois novos episódios desse podcast.


Hanselminutes

Eu sou um grande fã do Scott Hanselman. Acho que ele é um comunicador excelente, além de ser fera tecnicamente. Não poderia deixar de acompanhar o podcast dele, no qual ele conversa com grandes figuras da comunidade de desenvolvedores. Os episódios têm uma duração média de 35 minutos, o que é uma quantidade perfeita, na minha opinião. Normalmente o Scott posta um episódio por semana.


Herding Code

Podcast técnico que aborda principalmente tecnologias de desenvolvimento relacionadas à Microsoft. Acho a qualidade um pouco inferior do que o .NET Rocks e o Hanselminutes, mas, mesmo assim continua sendo um podcast muito bom. O que complica é uma irregularidade na duração dos episódios, sendo que normalmente os episódios têm por volta de 25 minutos, mas, é comum às vezes encontrar episódios com mais de 40 minutos, chegando até à uma hora em alguns casos. Eles não têm uma agenda muito regular de publicação, mas, em média eles gravam um ou dois episódios por mês.


Tecnoretórica

Podcast do Giovanni Bassi, em que ele aborda assuntos relacionados a arquitetura e desenvolvimento de software. Acho muito boa a qualidade de gravação e também a qualidade do conteúdo. Infelizmente também não conta com uma agenda muito constante de novos episódios. Normalmente os episódios têm por volta de uma hora de duração.


The Tablet Show

Podcast extremamente parecido com o .NET Rocks. Não é por menos, já que os apresentadores são os mesmos e a estrutura também é a mesma. A única diferença está no conteúdo e na agenda de novos episódios. Neste podcast eles abordam temas relacionados a desenvolvimento de aplicativos móveis e novos episódios são lançados, via de regra, uma vez por semana. Como já mencionei, a estrutura é muito similar à do .NET Rocks, e a duração também, ficando por volta de 50 minutos.


XAMLCast

Ótimo podcast sobre tecnologias que envolvem XAML. Apresentado por Kelps Souza, Roberto Sonnino e Rodrigo Kono, eles conversam sobre as novidades no mundo XAML. Infelizmente não tem tido novos episódios já faz um bom tempo. Quando ainda estava ativo, também não tinham uma agenda fixa para novos episódios.


Outros podcasts

Ratchet and The Geek

Podcast que aborda principalmente séries de TV. Apresentado por @Luvvie e Scott Hanselman, os episódios são bem descontraídos e muito fáceis de “digerir”. Apesar de não seguirem uma agenda fixa, recomendo acompanhar para ficar por dentro das últimas séries. Os episódios têm por volta de 40 minutos.


 

Bom, essa é a lista de podcasts que tenho acompanhado ultimamente. Vou tentar manter essa lista atualizada sempre que for conhecendo e acompanhando novos podcasts. E aí, vocês já conheciam esses podcasts? Conhecem algum outro e gostariam de me recomendar? Deixem seus comentários aí embaixo!

E até a semana que vem!

André Lima

One thought on “Minha lista de Podcasts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *