André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Os 5 posts mais lidos de 2014

Analisar os posts mais lidos do ano anterior é uma das tarefas da minha revisão anual. Esse ano não podia ser diferente. Confira abaixo a lista dos 5 posts mais lidos do ano de 2014.


5) Quando utilizar delegates, Funcs ou Actions no C#?

A ideia para esse post surgiu após a leitura de um artigo no blog do Wennder Santos: C# – Delegate. Fazia tanto tempo que eu não utilizava delegates do meu dia a dia (a maior parte do tempo utilizo Funcs ou Actions para substituir a utilização de delegates), e ao topar com o artigo do Wennder Santos sobre esse tema, parei para pensar: quando é que devemos utilizar cada uma dessas estruturas (delegates, Actions e Functions)? Não perdi tempo, fiz uma pesquisa e escrevi esse artigo. E ele acabou sendo o quinto artigo mais acessado do blog em 2014.


4) Sorteio de números sem repetir em C# / VB.NET

Antigamente eu acompanhava os fóruns da MSDN de forma frenética. Nos últimos anos eu decidi mudar um pouco o foco (passando a escrever mais artigos ao invés de ficar respondendo questões nos fóruns), mas, mesmo assim, de vez em quando eu dou uma passada nos fóruns da MSDN para ter ideias de posts para escrever. A ideia para esse artigo, que mostra como sortear números sem repetir em C# e VB.NET, surgiu de uma questão dos fóruns da MSDN. Como eu lembro de ter topado no passado com várias pessoas com essa mesma dúvida, resolvi escrever um artigo demonstrando como realizar essa tarefa. Aproveite e confira também os comentários do post, onde o Herbert Lausmann sugeriu uma outra maneira de resolver esse mesmo problema (ainda não sei qual das duas maneiras é a melhor, mas, vale a pena testar as duas e analisar qual se encaixa melhor na sua situação).


3) Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2013

Desde a primeira versão do Visual Studio até o Visual Studio 2008, o Crystal Reports vinha integrado ao produto. Porém, a partir do Visual Studio 2010, a Microsoft decidiu não mais trazer o Crystal Reports integrado ao produto. Para adicionar o suporte ao Crystal Reports nessas versões mais novas do Visual Studio, é preciso baixar e instalar um pacote separado, disponível no site da SAP (atual mantenedora do Crystal Reports). Nesse post, eu detalho um passo a passo sobre como baixar e instalar esse pacote, além de como criar o seu primeiro relatório com o Crystal Reports dentro do Visual Studio 2013.


2) Deu a louca na Microsoft: .NET Framework open source e Visual Studio de graça?

No dia 12 de Novembro de 2014 a Microsoft realizou o evento chamado “Connect“. Caso você ainda não tenha acompanhado esse evento, a gravação de todas as seções está disponível diretamente no Channel 9. Nesse evento a Microsoft fez vários anúncios, mas, os que mais surpreenderam foi que grande parte do .NET Framework virou open source (e está disponível no GitHub, veja só) e que a Microsoft decidiu liberar uma nova edição gratuita do Visual Studio (chamada “Community“), que tem todas as funcionalidades da edição “Professional”, podendo ser utilizada sem problemas por profissionais independentes e pequenas empresas (que tenham até cinco desenvolvedores, com menos de 250 PCs e menos do que 1 milhão de receitas anuais). Esse meu post teve grande repercussão no Facebook e LinkedIn (atualmente quase 100 likes juntando as duas plataformas). Acho que esse foi um grande fator para que esse post tenha sido o segundo mais acessado de 2014.


1) Agrupamentos Simples no Report Viewer do VS 2010

Eu já tinha reparado que esse é disparado o post mais lido do meu blog. Se olharmos o relatório de posts mais lidos de 2013, ele também ficou em primeiro. Esse ano não foi diferente. Com quase três vezes mais acessos do que o segundo colocado, esse post sobre agrupamentos simples no Report Viewer do Visual Studio 2010 foi novamente o campeão desse ano. Isso só me ajuda a validar a ideia de escrever um ebook sobre o ReportViewer. Além disso, estou utilizando um “lead magnet” com uma lista de recursos do Report Viewer para atrair novas pessoas para a minha newsletter.


Fiquei muito feliz com o resultado desse ano, principalmente porque, diferente do que aconteceu em 2013, quatro entre cinco dos posts mais lidos de 2014 foram posts que eu escrevi em 2014. Somente o post campeão foi escrito em outro ano. Isso indica que eu acertei nos temas que eu decidi abordar (não é à toa que o meu tráfego dobrou entre Janeiro e Dezembro de 2014), e que se eu continuar seguindo esse caminho, provavelmente vou encontrar mais sucesso.

E você, caro(a) leitor(a)? Já possui um blog? Já fez uma análise dos posts mais lidos em 2014 para que você tenha uma ideia sobre o que escrever nesse novo ano? Poste nos comentários quais foram os assuntos mais atraentes do seu blog nesse ano. E vamos juntos seguindo a nossa caminhada, compartilhando conhecimento e fazendo com que mais e mais pessoas tenham mais sucesso em sua carreira.

Para finalizar, convido você a assinar a minha newsletter, caso ainda não tenha feito. Nela eu conto um pouquinho sobre o post da semana, comunico as ideias para o post da próxima semana, além de dar dicas que eu só compartilho por e-mail. Não perca tempo e assine agora mesmo!

Até a próxima!

André Lima

Photo by Jim Rush used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/rushtipscom/8522863232

One thought on “Os 5 posts mais lidos de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *