André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Gerenciando pacotes do NuGet no Visual Studio

Olá caro(a) leitor(a)!

Gostaria de iniciar o post desculpando-me pelo atraso no post da semana passada. Como comentei anteriormente, estou no meio de uma mudança de apartamento e tudo que consegui fazer no tempo livre das últimas semanas foi transportar móveis/bugigangas de um apartamento para o outro e montar os móveis que compramos (isso mesmo, por aqui é comum que nós mesmos montemos os móveis que compramos). Além disso, estive um pouco doente desde sexta-feira passada (ainda não estou 100%, mas, já melhorei um pouco). Então, tudo isso acabou complicando a agenda de postagens.

Enfim, para não deixar a semana passada em branco, vou fazer escrever um post extremamente simples, porém, que me ajudará nos posts futuros. É muito comum nos meus artigos técnicos que eu precise utilizar pacotes disponíveis na galeria do NuGet. E, apesar de ser um processo muito simples, toda vez me pego explicando os passos para adicionar um pacote ao projeto. Portanto, decidi escrever este post para explicar de uma vez por todas o processo de forma que eu possa linká-lo em posts futuros, caso necessário.

Primeiramente, para você que não sabe, o que é o NuGet? Segue a definição atual da Wikipedia:

NuGet is a free and open source package manager for the .NET Framework.

Traduzindo, o NuGet é um gerenciador de pacotes para o .NET Framework. Ou seja, qualquer pessoa pode construir e publicar um pacote contendo bibliotecas a serem utilizadas em projetos .NET, por sua vez tornando-o disponível para qualquer pessoa referenciá-lo diretamente pelo Visual Studio. Basicamente é um facilitador para referenciarmos bibliotecas open source a partir de projetos .NET.

E como podemos incluir pacotes do NuGet em nossa solução ou em projetos da nossa solução? Bom, se você utiliza o Visual Studio 2012 ou 2013, o NuGet está totalmente integrado na própria ferramenta de desenvolvimento. Isso quer dizer que você pode simplesmente clicar com o botão direito em sua solução ou em um projeto específico da sua solução e escolher a opção “Manage NuGet Packages” ou “Manage NuGet Packages for Solution“:

No diálogo exibido, você pode utilizar a busca para encontrar o pacote desejado e, uma vez encontrado o pacote, basta clicar “Install” para instalar o pacote no projeto. Caso você tenha escolhido para instalar o projeto na solução, um próximo diálogo será exibido para que você possa selecionar em quais projetos você deseja utilizar o pacote que está sendo instalado:

Na tela de gerenciamento de pacotes você pode também atualizar os pacotes instalados na seção “Updates” ou desinstalar pacotes através da seção “Installed Packages“:

Caso você queira, também é possível adicionar, atualizar e remover pacotes utilizando linha de comando no “Package Manager Console“:

Os comandos são:

Install-Package NomeDoPacote – adiciona um pacote ao projeto selecionado como default;
Uninstall-Package NomeDoPacote – remove um pacote do projeto selecionado como default;
Update-Package NomeDoPacote – atualiza um pacote para a última versão disponível

E com isso você consegue gerenciar os pacotes do NuGet nos seus projetos / soluções. Para maiores informações, dê uma olhada nestes dois links:

Managing NuGet Packages Using the Dialog
Finding and Installing a NuGet Package Using the Package Manager Console

E, caso você necessite instalar pacotes do NuGet em um ambiente sem conexão com a Internet, veja este artigo do Scott Hanselman sobre esse assunto:

How to access NuGet when NuGet.org is down (or you’re on a plane)

Espero que vocês tenham gostado! Até o próximo artigo!

André Lima

19 thoughts on “Gerenciando pacotes do NuGet no Visual Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *