André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2017

Demorou, mas a SAP finalmente liberou uma versão do Crystal Reports com suporte ao Visual Studio 2017! Já faz mais ou menos um mês que o Support Pack 21 foi liberado, mas foi só agora que eu consegui testar a instalação por completo. No vídeo de hoje, veja como estão atualmente as páginas de download da versão gratuita do Crystal Reports e aprenda a adicionar o suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2017:

Página de download do Crystal Reports

Eu já escrevi um artigo uns tempos atrás mostrando como instalar o Crystal Reports no Visual Studio 2013. Além disso, no início do ano eu gravei também uma versão atualizada em vídeo, onde eu mostrei como ativar o Crystal Reports no Visual Studio 2015. Para fechar o ciclo, agora que a SAP liberou uma versão compatível com o Visual Studio 2017, hoje eu mostro para você como ativá-lo nessa edição.

A página de downloads do Crystal Reports para Visual Studio vem sofrendo várias mudanças ao longo dos anos. Hoje em dia, o link oficial é este. Atualmente a SAP está pedindo para que você cadastre o seu e-mail neste link para conseguir baixar o Crystal Reports. Entretanto, no próprio Wiki da SAP eles disponibilizam um outro link que cai direto nos pacotes de instalação:

Vou deixar o link aqui para que você consiga clicar e chegar na página de downloads mais facilmente:

http://www.crystalreports.com/crvs/confirm/

Qual arquivo eu devo instalar?

Quando chegamos na página de downloads, temos uma infinidade de opções de pacote de instalação:

No computador de desenvolvimento, nós temos que instalar o pacote chamado “Installation Package for Visual Studio IDE” (botão amarelo):

A instalação é bem tranquila, no estilo “next, next, finish“, portanto, não vou comentar nada sobre ela aqui. O único detalhe é que você precisa também instalar a runtime do Crystal Reports depois de ter instalado o suporte ao Visual Studio. O próprio instalador vai sugerir isso na última etapa, porém, ele só vai sugerir a instalação da runtime correspondente à arquitetura do seu computador. Se a arquitetura da sua aplicação for diferente da arquitetura do seu computador (por exemplo, seu computador é 64 bits e a sua aplicação é 32 bits), você terá que instalar a outra runtime manualmente (que é o que eu vou descrever logo abaixo).

E no computador do cliente?

No computador do cliente nós devemos instalar a famosa runtime do Crystal Reports, que são os dois primeiros itens na lista inferior da página de downloads:

Se a sua aplicação for 32 bits, instale a runtime de 32 bits. Se a aplicação for compilada em 64 bits, instale a runtime de 64 bits. Por fim, se a aplicação for compilada em “Any CPU“, instale a runtime da arquitetura correspondente do computador do cliente (se o computador for 32 bits, instale a runtime de 32 bits e se o computador for 64 bits, instale a runtime de 64 bits).

Como fica depois de instalador

Uma vez instalado o suporte ao Crystal Reports no Visual Studio 2017, você conseguirá adicionar novos relatórios no seu projeto através da opção “Add New Item“. O item do Crystal Reports estará disponível dentro da categoria “Reporting“:

Além disso, você encontrará também o controle do Crystal Reports na caixa de ferramentas, dentro da categoria “Reporting“:

Concluindo

Apesar da página de downloads do Crystal Reports ter mudado significativamente, o processo continua o mesmo das outras versões. No computador de desenvolvimento nós temos que instalar o suporte à IDE do Visual Studio e no computador do cliente nós temos que instalar a runtime. No vídeo de hoje você conferiu todo esse processo.

Antes de me despedir, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Photo by Pixabay used under Creative Commons
https://pixabay.com/en/startup-start-up-notebooks-creative-593327/

Song Rocket Power Kevin MacLeod (incompetech.com)
Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *