André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Ativando o Crystal Reports no Visual Studio 2015

No meu último vídeo eu mostrei como ativar o Report Viewer no Visual Studio 2015. Aproveitando essa onda de relatórios, no vídeo de hoje eu resolvi mostrar como ativar o Crystal Reports no Visual Studio 2015.

O Crystal Reports é uma ferramenta de geração de relatórios poderosíssima e super conhecida no mercado. Existe uma versão gratuita praticamente sem limitações e que pode ser instalada em conjunto com o Visual Studio (inclusive na edição Community!). Veja só como ativá-lo neste vídeo:

O procedimento é muito simples. Basta acessarmos a página de downloads do Crystal Reports para Visual Studio e baixarmos o “Support Pack” mais atual. A instalação é muito tranquila, no famoso estilo “next, next, finish“.

Na última etapa da instalação o instalador vai perguntar se você quer instalar a runtime do Crystal Reports (que é necessária para conseguirmos visualizar os relatórios em tempo de execução). Eu costumo pular essa etapa e instalar manualmente as runtimes (colunas “MSI 32 Bit” e “MSI 64 Bit” da página de downloads). Faço isso de forma manual, primeiro a 32 bits e depois a 64 bits, porque antigamente existia um bug que, se você instalasse primeiro a runtime 64 bits, você não conseguiria instalar a runtime 32 bits depois. Não sei se esse bug já foi corrigido, mas, para evitar problemas, eu continuo fazendo essa instalação manual.

E no Visual Studio 2017?

No momento da gravação desse vídeo (fevereiro de 2017), o Visual Studio 2017 ainda não era suportado. Porém, como a SAP já colocou uma informação na página de downloads falando que essa versão ainda não é suportada, acredito que com um próximo “Support Pack” eles adicionarão o suporte ao Visual Studio 2017. Tudo indica que o processo de instalação continuará o mesmo.

Assine a minha newsletter

Antes de me despedir, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você terá acesso aos projetos de exemplo utilizados nos artigos, receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Photo by Peter Shanks used under Creative Commons
https://pixabay.com/en/startup-start-up-notebooks-creative-593327/

Song Rocket Power Kevin MacLeod (incompetech.com)
Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *