André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Periscope replay: Certificações Microsoft para desenvolvedores

Na nossa área técnica, o assunto “certificações” é um tema recorrente. Compensa tirar certificações técnicas ou não adianta de nada? Como estudar para essas certificações?

Algumas semanas atrás eu fiz uma transmissão no Periscope onde eu falo sobre essas e outras questões relacionadas às certificações Microsoft para desenvolvedores.

Todas as informações disponíveis no Microsoft Learning

As informações sobre todas as certificações Microsoft estão disponíveis no portal do Microsoft Learning. Porém, atente-se para o fato que o site em português nem sempre mostra as últimas informações. Por exemplo, na época em que eu fiz essa transmissão, o site em português listava algumas provas que já tinham sido aposentadas. Dessa forma, sempre que for procurar informações sobre as certificações Microsoft, altere para o idioma inglês.

Eu criei um link encurtado para facilitar a sua vida: http://bit.ly/certmsdev. Se mesmo assim o site abrir em português, altere o idioma na parte superior do site (ou na URL).

Primeiro nível: MTA

O MTA na verdade não é uma certificação que te dá o status de MCP (Microsoft Certified Professional). Elas são certificações voltadas às pessoas que estão entrando no mercado. Para a parte de desenvolvimento, existem três provas.

A primeira delas é a Software Development Fundamentals, onde você será testado pelos tópicos de programação básica (lógica de programação), orientação a objetos, básico de web apps, desktop apps e banco de dados.

A segunda prova lida com programação web: HTML5 Application Development Fundamentals. Ela aborda o ciclo de vida de aplicativos web, interfaces em HTML5, CSS e Javascript.

Finalmente, no nível MTA, temos também a prova Software Testing Fundamentals. Nessa prova, são abordados os temas de metodologia de testes, projetos de testes, gerenciamento de bugs e testes automatizados.

MCSD

Quando partimos para o MCSD, começamos a falar das certificações “de verdade“. Ela se subdivide em quatro categorias: Windows Store Apps, Web Applications, SharePoint Applications e Application Lifecycle Management.

MCSD Windows Store Apps

A certificação em Windows Store Apps pode ser tirada em duas modalidades: HTML5 ou C#, ambas com três provas cada. Se você optar por HTML5, a primeira prova será sobre desenvolvimento web (com HTML5, Javascript e CSS3). Já se você optar por C#, a primeira prova será sobre desenvolvimento em C#. As outras duas provas englobam o básico de desenvolvimento de Windows Store Apps e o avançado (acesso ao dispositivo, sensores, deployment, etc).

Uma prova que eu acho muito interessante para quem está querendo se aprofundar nas particularidades do C# é a prova de C# Programming (a primeira prova quando você opta pela certificação em Windows Apps com C#). É também uma ótima escolha para quem está querendo entrar no mundo do C#.

MCSD Web Applications

O desenvolvimento web está mais em alta do que nunca. Se você quer aprender HTML5, Javascript, CSS3, MVC, etc, eu recomendo muito que você parta para essa certificação. A primeira prova é sobre HTML5, Javascript e CSS3 (a mesma prova da certificação em Windows Store Apps), a segunda prova é sobre ASP.NET MVC e a terceira prova é sobre Azure, serviços (WCF e Web API) e Entity Framework.

MCSD SharePoint Applications

Na categoria de certificações mais “exóticas“, você encontra o SharePoint. Se você é especialista SharePoint, não se ofenda pelo “exótica” (na verdade foi um elogio). O que eu quero dizer é que essa certificação não é para qualquer um. Ela é voltada especialmente para as (infelizmente) poucas pessoas que decidiram se especializar em SharePoint. Essa certificação conta com quatro provas: a primeira e a segunda são as mesmas da de Web Applications (HTML5, Javascript, CSS3 e ASP.NET MVC) e as outras duas são especialmente sobre SharePoint (“core” e avançado).

MCSD Application Lifecycle Management

Você curte administrar o TFS? Gosta de configurar Team Projects, trabalhar com builds e testes automatizados? Então essa certificação é para você. Ela é dividida em três provas: administração do TFS, testes com o Visual Studio e entrega de valor contínua com o Visual Studio ALM.

Por onde estudar?

Na página de cada prova, você vai encontrar o link correspondente para o material no MVA. Porém, na minha opinião, o conteúdo do MVA não é o suficiente. Eu recomendo que você procure por um training kit ou algum livro da Microsoft Press sobre a prova em questão. Para encontrar livros relacionados, vá até o Amazon (ponto com) e procure por “70-” seguido pelo número da prova. Por exemplo, 70-480 para a prova de HTML5, Javascript e CSS3.

Além disso, tem também o site Certbest, que é bem conhecido por disponibilizar simulados para as provas de certificação Microsoft.

Compensa?

Perguntinha final: compensa tirar certificações técnicas hoje em dia ou não? Na minha opinião, se você estiver querendo aprender sobre um determinado assunto, vale bastante a pena investir em tirar uma certificação. Digo isso pois, o processo de estudar para as provas vai te deixar com uma disciplina maior para realmente aprender tudo sobre aquela tecnologia.

Já se você estiver querendo tirar uma certificação simplesmente para arrumar outro emprego ou conseguir uma promoção, eu acho que você deveria rever os seus conceitos. Hoje em dia o mercado de trabalho não dá mais tanto valor às certificações, mas sim, à sua experiência.

Me siga no Periscope!

Eu ficaria muito, mas muito, feliz se você me adicionasse no Periscope e tentasse acompanhar as minhas transmissões ao vivo. Seria muito legal se pudéssemos trocar uma ideia sobre os assuntos que eu apresento nessa plataforma que eu estou experimentando. Me siga lá e acompanhe ao vivo: @andrealveslima.

Até a próxima!

André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *