André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Como é o ambiente de trabalho na Alemanha?

Se você é novo neste site e ainda não sabe, eu moro na Alemanha desde 2011. Agora em setembro completamos quatro anos morando aqui. Eu já escrevi sobre alguns temas relacionados à minha vida por aqui, como o meu custo de vida e a história de como eu consegui me mudar para cá (e como você também pode conseguir, se quiser). Hoje eu queria abordar um tema relacionado e explicar como é minha experiência de trabalhar aqui. Ficou curioso(a)? Então, vamos conferir como é o ambiente de trabalho na Alemanha!

Antes de começar, um pequeno disclaimer

Tudo o que eu vou detalhar neste artigo é sobre a minha experiência nesses quatro anos de trabalho aqui, OK? Para deixar claro, até o momento eu só trabalhei em uma única empresa aqui, que faz parte do mesmo grupo da empresa em que eu trabalhava no Brasil. Portanto, no final das contas, considere que eu tenho, na realidade, sete anos e meio de experiência nessa empresa (ao todo, contando Brasil + Alemanha). Dessa forma, algumas liberdades que eu acabo tendo atualmente, se eu fosse novo na empresa, eu obviamente não teria.

Além disso, cada empresa é uma empresa, cada chefe é um chefe e até mesmo cada região da Alemanha tem suas particularidades. Como eu só tenho essa experiência, os relatos deste artigo serão somente sobre essa experiência e sobre o que eu “ouvi dizer” por aqui de outras pessoas e através da mídia. Mas, no final das contas, acredito que o esquema deva ser mais ou menos parecido nos outros lugares também.

Muito trabalho, pouco blá-blá-blá

Uma das diferenças mais brutais que eu senti comparando as minhas experiências do Brasil com a daqui foi a questão da produtividade. No Brasil, o pessoal (inclusive eu na época) perde muito o foco com conversas durante o expediente. Vai pegar um cafezinho? Facilmente lá se vai meia hora de conversa com o seu colega de trabalho, não é mesmo?

Aqui o pessoal também tem esse tipo de conversa paralela, mas, em um nível muito menor. Normalmente a galera dá uma conversada paralela no comecinho do expediente, na hora do almoço e talvez perto da hora de ir embora. O assunto “tempo” / “clima” é o preferido! Como alemão gosta de falar do tempo! Nunca vi coisa parecida.

Enfim, durante o resto do horário de trabalho, dificilmente você encontrará pessoas “batendo papo” sobre assuntos não relacionados ao trabalho. Claro que existem algumas situações em que as pessoas conversam sobre a vida pessoal e coisas do tipo, mas, são conversas rápidas e não tão frequentes quanto eu estava acostumado no Brasil.

Para mim, essa diferença é perfeita. No início do dia e nas pausas eu acho OK conversar, mas, durante o trabalho, enquanto estou programando, o que mais atrapalha a minha produtividade são as interrupções.

Home-office mais liberal

A cultura do home-office aqui é bem mais difundida. É bem comum pessoas fazerem home-office vários dias por semana. Aqui onde eu trabalho, por exemplo, tem gente que faz home-office 2, 3 e 4 dias por semana! E já tive conversas com várias pessoas que também fazem home-office pelo menos um dia por semana em outras empresas.

Eu, infelizmente, não consegui descolar esse benefício ainda. Claro que quando eu preciso trabalhar de casa esporadicamente não tem problema algum, mas, tem que ter algum motivo por trás (ida ao médico ou algum compromisso pessoal em casa, por exemplo).

A supervalorização dos mais velhos

Uma coisa que eu acho um tanto quanto ruim aqui é a supervalorização dos funcionários mais velhos (e com isso eu quero dizer velhos de “idade” e não velhos “de casa“). Por mais toupeira que um funcionário seja, se ele for mais velho, provavelmente as outras pessoas vão dar um pouquinho mais de ouvido para ele do que para alguém mais jovem.

No meu caso, como ainda sou relativamente jovem (estou atualmente nos meus 30), às vezes fica difícil defender uma ideia quando alguém mais velho tem uma objeção. É possível, mas, bem mais difícil. Pelo menos é assim que funciona aqui na empresa onde eu trabalho, e eu já vi artigos falando sobre isso em outros lugares também.

Colegas chatos e chefes?

Não importa a empresa onde você trabalhe, independentemente do país, você sempre encontrará colegas chatos. E, obviamente, você também terá um chefe (a não ser que você seja o chefão, é claro). Apesar da diferença cultural existente entre o Brasil e a Alemanha, aqui também existem colegas chatos. Aliás, isso é muito subjetivo. Para você, pode ser que determinado colega seja chato (e vice-versa), mas, outras pessoas podem pensar de maneira diferente (e, quem sabe, achar que você é o chato na realidade).

Enfim, o que eu quero dizer é que, não importa o país, você sempre encontrará pessoas com quem você se dará bem e pessoas com quem você se dará mal.

Estabilidade no emprego e taxa de desemprego

A impressão que eu tenho é que aquele medo de ser mandado embora por aqui é bem menor. A taxa de desemprego é muito baixa, principalmente na região onde eu moro (atualmente 3,8% no estado, 2,7% na região). É claro que se você ficar sem fazer nada o dia inteiro ou fizer uma cagada absurda, você será mandado embora. E também tem o caso em que a empresa onde você trabalha abre falência (acontece aqui também, obviamente), aí não tem o que fazer.

Ahhh, as férias…

No Brasil, quando chegam as férias, você tem que tirar os 30 dias corridos de uma vez, não é mesmo? Dá até para vender 10 dias se a empresa concordar, aí você tira 20 dias corridos.

Aqui, não existe uma legislação como a CLT, mas, normalmente todos tem 30 dias úteis de férias. E esses dias podem ser tirados de forma quebrada. Ou seja, posso tirar 5 dias esta semana, outros 5 dias no próximo mês, 1 outro dia para resolver alguma coisa pessoal, etc. É muito útil para emendar feriados ou fazer um final de semana prolongado (tirando a sexta-feira e a segunda-feira de férias). Obviamente você tem que entrar em acordo com a empresa sobre os dias que você vai tirar antecipadamente.

Sexta-feira ninguém trabalha?

Não lembro aonde eu ouvi alguém falar que sexta-feira ninguém trabalha por aqui. Ou que só trabalham sexta-feira de manhã. De onde é que tiraram isso? A galera trabalha de sexta-feira sim, mas, tenho que admitir que num ritmo muuuuito mais lento. Bastante gente sai mais cedo ou até mesmo na hora do almoço, mas, não é todo mundo que faz isso.

O negócio é que normalmente o contrato é baseado em horas por semana. Aí dá para você sair mais tarde num dia (ou não fazer hora de almoço) e sair mais cedo na sexta-feira. Eu por exemplo, tenho um contrato de 40 horas por semana. Eu sempre tento trabalhar durante a hora de almoço uns dois dias por semana para sair mais cedo na sexta-feira às 15:00 ou, no máximo, às 16:00.

Ah, e isso varia muito também com a estação do ano em que estamos. No inverno, o pessoal normalmente fica no escritório o expediente completo. Já no verão, todo mundo quer aproveitar a piscina, então, bastante gente sai mais cedo.

Salário é assunto proibido

Converse sobre o que você quiser com os seus colegas de trabalho, menos sobre salário. O alemão dá um valor extremo à privacidade (saca só esse mapa da cobertura do Google StreetView para você ter uma ideia do que estou falando). Salário é algo que não se conversa com ninguém por aqui. Ninguém sabe o quanto os colegas de trabalho ganham. Isso eu senti que é muito diferente no Brasil, onde as pessoas falam bem mais abertamente sobre o quanto elas ganham (pelo menos essa é a experiência que eu tive).

Concluindo

Como você pode perceber, existem algumas diferenças entre o ambiente de trabalho no Brasil e na Alemanha. A principal delas eu acho que é a questão da produtividade e não ficar jogando muito conversa fora durante o expediente. Isso faz uma diferença absurda na produção de cada trabalhador. Porém, no geral, trabalho é trabalho em qualquer lugar do mundo. Então, se você trabalha aí no Brasil, você terá uma boa noção do que encontrará no ambiente de trabalho aqui também.

Por fim, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

É isso aí. Espero que vocês tenham gostado desse relato.

Até a próxima!

André Lima

Image by Sean MacEntee used under Creative Commons
https://www.flickr.com/photos/smemon/4957179841/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

7 thoughts on “Como é o ambiente de trabalho na Alemanha?

  • E aê André, blz?
    Será que eles acreditariam que aqui, na Lambda3, todo mundo sabe quanto todo mundo ganha, por quanto cada projeto foi vendido, que não existe chefes e ainda quanto a empresa está lucrando? hehehe
    Sobre as conversas, o local de trabalho não se torna um lugar um pouco chato quando temos que ficar de boca fechada na cadeira?
    Você não comentou sobre o uso da internet, as vezes eu percebo que não estou conseguindo me concentrar no trabalho e vou fazer outra coisa (escrever um post, ler alguma coisa, etc), mas, é claro que eu faço minhas horas no dia. Como funciona esse tipo de coisa por aê?

    Muito legal o post :)
    Abraços.
    Wennder Santos

    • andrealveslima disse:

      Fala Wennder, valeu!

      Olha, com esse esquema da Lambda eles ficariam bem assustados, viu? Hehehe.. Mas, você tem que ver também que a Lambda é uma exceção.. Dificilmente você encontra uma empresa tão aberta assim como você descreveu..

      Quanto às conversas, eu acho muito mais produtivo aqui.. Por exemplo, uns tempos atrás nos conversamos e você disse que tinha feito home office uns dias, não é? Você acha que você foi mais produtivo no home office (quando não tinha tanta conversa paralela) ou no escritório?

      O uso da internet, pelo menos aqui onde eu trabalho, é bem relax.. Não tem nenhum tipo de controle.. Direto eu vejo a galera dando umas descontraídas no Youtube.. E eu também, como você pode ver, às vezes dou uma parada no trabalho e respondo comentários no meu site, hehehe.. :)

      Valeu! Abraço!
      André Lima

    • andrealveslima disse:

      Fala Wennder, beleza?

      Complementando esta discussão sobre saber ou não o quanto as outras pessoas ganham, olha só o vídeo que eu acabei de assistir:

      Adam Ruins Everything – Why You Should Tell Coworkers Your Salary

      Muito interessante.. Já tinha visto?

      Abraço!
      André Lima

  • Marcelo Carvalho disse:

    Olá, André! Tudo bem?

    Cara, que maravilha deve ser trabalhar em um ambiente assim! Digo no caso da pouca conversa durante o trabalho. Uma das coisas que mais me desmotiva aqui na empresa que trabalho, no Rio de Janeiro, é a galera que fica “morcegando” e conversando muito durante o expediente, isso ainda tira o meu foco as vezes.

    Mas acredito que essa seja uma característica do brasileiro… Pra tentar contornar essa situação, assim que chego na empresa colo os fones de ouvidos e entro na “Matrix” da programação hahaha

    Em relação a questão da privacidade em relação ao salário, acho que é até melhor ser assim, um outro problema que tenho aqui é saber que um colega ganha a mesma coisa, mas produz bem menos que eu. Acho que se eu não soubesse seria até melhor!

    Como é o seu horário de trabalho aí na Alemanha? flexível? Como geralmente é em outras empresas de T.I?
    na empresa que trabalho não é nada flexível :'(

    Gostei do artigo, muito bom!
    Um abraço

    • andrealveslima disse:

      Olá Marcelo, obrigado pelo comentário!

      Concordo 100% com tudo o que você falou.. Prefiro mil vezes o ambiente de trabalho assim mais reservado.. É muito mais produtivo e, na boa, quando estou no trabalho, estou lá para produzir, e nao para ficar jogando conversa fora (claro que dar uma distraída de vez em quando é bom também)..

      Quanto ao horário de trabalho, o meu contrato é de 40 horas semanais.. Esse tipo de contrato é bem comum por aqui.. Nessa modalidade, o horário é bem flexível.. Nao rola nenhum stress se você precisar chegar mais tarde (desde que você dê os seus pulos e cumpra as 40 horas semanais depois)..

      Um bom feriado aí para você! Abraco!
      André Lima

  • Alexandre disse:

    Gostei muito do comentário sobre o ambiente de trabalho com os alemães. Vivenciei esta semana isto aqui no Brasil.? Explico:
    Veio um rapaz (27 anos e eu 42) alemão me ajudar em um projeto aqui no Brasil. El me ouvia e queria sempre saber minha opinião. Caí na besteira de saber quanto recebia “as pessoas” que faziam o mesmo que a gente (programação de robôs industriais)na Alemanha …Silêncio total!! Ele não falou,acho até que não falaria sob tortura.
    Ou seja,tudo que você mencionou eu comprovei aqui.
    Abraço,

    Ale

    • andrealveslima disse:

      Olá Alexandre, obrigado pelo comentário!

      Realmente alemão é assim mesmo, bem fechado quando se fala em salário ou qualquer coisa relacionada a dinheiro.. Não sei se isso é bom ou ruim, mas, que é diferente do que estamos acostumados no Brasil, isso é..

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *