André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Minha lista de aplicativos e power tools de 2013

Olá caro(a) leitor(a)!

O post de hoje, apesar de não ser técnico, acredito que possa ajudar muitos desenvolvedores. Baseado em um post do Scott Hanselman (2014 Ultimate Developer and Power Users Tool List for Windows), resolvi seguir a mesma ideia e criar uma lista com todos os aplicativos, extensões, add-ins e utilitários que eu uso no meu dia-a-dia, contendo uma breve explicação e link para o site oficial. Então, segue a minha lista de aplicativos e power tools que utilizei em 2013, separados por categoria.

Áudio e Vídeo

– Camtasia Studio – Simplesmente o melhor software para criação de screencasts (captura de tela em formato de vídeo). Se você costuma gravar vídeo-tutoriais, provavelmente já conhece o Camtasia. Se ainda não conhece, está esperando o quê?
– CDex – Volta e meia me pego na situação que tenho que “ripar” um CD, convertendo as trilhas para mp3. Nesse caso sempre recorro a essa leve, gratuita e excelente ferramenta. Não se esqueça de utilizar a feature que pega as informações do CD da CDDB, assim as id3 tags do arquivo gerado são corretamente preenchidas automaticamente.
– Encore – Pra quem não sabe, eu toco contrabaixo e violão (como hobby, no meu tempo livre, ou seja, quase nunca). Na época que eu tocava em banda, toda semana eu tinha que “tirar” (praticar em casa) algumas músicas novas, e normalmente é difícil encontrar tablatura pra contrabaixo. Por outro lado, é muito mais fácil encontrar na Internet os arquivos MIDI das músicas. E esse programinha consegue abrir o MIDI e gerar a tablatura. Além disso, dá pra diminuir a velocidade da música, ligar e desligar instrumentos, etc. Enfim, é um programinha que acho muito útil nessa situação.
– K-Lite Codec Pack – Acabou de baixar aquele filme (de maneira legalizada, hein, por favor!) e não consegue assistir porque você não tem o codec correto? Sem problemas, esse codec pack tem os principais codecs utilizados nas releases de filmes e séries. Instale-o e seja feliz.
– MP4Joiner – O nome já diz tudo. Precisa juntar dois arquivos mp4? Esse é o cara.
– Spotify – Aqui onde moro o Spotify já está disponível faz algum tempo. Infelizmente no Brasil esse serviço ainda não existe (mas, em breve vai existir). Simplesmente sensacional. A coleção é bem extensa e eles têm um modelo gratuito, mas, vale a pena pagar pela assinatura para ter acesso às features premium. Instalei em todos os meus computadores, no meu celular e no celular da minha esposa. Não dá pra fazer streaming em mais de um lugar ao mesmo tempo, mas, nesse caso é só mudar para o modo off-line e pronto. Sério, depois que comecei a utilizar o Spotify, aposentei meus MP3s. Raramente quando não encontro o que quero na coleção, adiciono os arquivos mp3s, mas, via de regra sempre encontro as músicas que eu procuro.
– Vegas – Ótimo editor de vídeo. Infinitas opções de input e output, efeitos, etc. Porém, um tanto quanto caro caso você não vá utilizá-lo frequentemente.
– Zune – Não adianta, eu tenho um Windows Phone 7. É o único jeito de atualizar e gerenciar o conteúdo dele. Mas, de qualquer forma, gosto muito do gerenciador de podcasts dele. Pelo que vi, o Windows Phone 8 não utiliza mais o Zune e, nesse caso, a melhor maneira de gerenciar os podcasts é fazer uma gambiarra com o iTunes. Mancada, hein Microsoft?

Backup

– Acronis True Image – Acho que ainda não mencionei aqui no blog, mas, sou extremamente paranoico com meus backups. Parte da minha política de backups pessoais é criar uma imagem completa de todos os meus computadores toda a primeira sexta-feira do mês. Para isso utilizo o True Image, que atende muito bem a essa necessidade.
– CrashPlan – Outra parte essencial da minha política de backups pessoais é o CrashPlan. Com ele faço meus backups entre todos os computadores, para o meu NAS (Network Attached Storage), além de ter uma cópia de todos os backups na central do CrashPlan. Antigamente eu utilizava o Mozy, mas, depois que fiz um trial do CrashPlan, acabei mudando. Ele é muito superior. Totalmente recomendado.
– FreeFileSync – Como eu já falei, sou paranoico com meus backups. Além de todo o backup com o CrashPlan e imagens criadas pelo Acronis True Image, eu espelho os meus discos de dados de todos os computadores no meu NAS. Eu tentei diversos aplicativos para sincronizar pastas entre os computadores e o NAS e, entre as opções gratuitas, o que eu achei (de longe) mais superior foi o FreeFileSync. Quer sincronizar duas pastas onde quer que elas estejam? Então o FreeFileSync vai conseguir te atender.
– Gmvault – O que você faria se sua conta do Gmail fosse de alguma forma perdida? Você tem o conteúdo dela salvo em algum lugar? Não? Então o que está esperando? Utilize o Gmvault e tenha um backup de toda a conta no seu disco local. Aproveite e crie uma tarefa agendada para fazer isso automaticamente para você.

Ferramentas para desenvolvedores

– AutoHotkey – Esse eu descobri faz pouco tempo. Ainda não desvendei todo o potencial dele, mas, achei o AutoHotkey excelente para salvar snippets de código e utilizá-los em apresentações onde você terá que fazer uma demonstração ao vivo. Pra quê arriscar digitar alguma coisa errada? Grave os snippets e pronto, apresentações typo-free! Eu quero escrever um artigo em breve explicando como ele pode ser utilizado para essa funcionalidade. Enquanto isso, você pode conferir o que estou querendo dizer no blog do John Papa.
– Expresso – Vira e mexe preciso lidar com regular expressions, e meu cérebro não é tão bom assim a ponto de não precisar de uma ferramenta de apoio. Para isso eu utilizo o Expresso, o que deixa o trabalho um tanto quanto mais fácil. E é de graça.
– Fiddler – A descrição no próprio site é esclarecedora: “The free web debugging proxy for any browser, system or platform“. Se você precisa debugar requests HTTP, essa é a ferramenta.
– GitHub for Windows – Conhece o GitHub? Se ainda não conhece, já passou da hora de conhecer. E no Windows, não tenho paciência para ficar utilizando linhas de comando toda hora. Então, GitHub for Windows FTW!
– ReSharper – Você passa o dia escrevendo código em C#, assim como eu? Então esse plugin é indispensável. Sério, depois que você se acostuma com ele e precisa utilizar o Visual Studio em um computador sem ReSharper, você vê o quanto ele faz falta. Só que no meu caso tive que desabilitar o suporte a unit testing do ReSharper, porque a performance no Visual Studio 2013 estava terrível com ele habilitado. Mais dicas para melhorar o desempenho do ReSharper aqui.
– JustDecompile – Às vezes precisamos entender como um método do .NET Framework funciona para podermos escrever direito o nosso código. Outras vezes queremos saber como aquela biblioteca .NET que amamos funciona por trás dos panos. Antigamente, quando era gratuito, a ferramenta indispensável para essa atividade era o Reflector. Agora ele é pago, e uma ótima alternativa gratuita é o JustDecompile da Telerik. Use-o sem moderação. E divirta-se.
– Metro Studio – Já comentei sobre o Metro Studio no meu artigo sobre AppBarButtons no Windows 8.1. Basicamente ele é uma biblioteca com milhares de ícones que podem ser utilizados em aplicativos Metro Style. Ferramenta indispensável para desenvolvedores XAML.
– XAML Spy – Outra ferramenta interessantíssima para desenvolvedores que trabalham com XAML. Precisa saber por quê um controle não está no lugar correto? Quer saber o que tem por trás do template de um controle? Sem problema! O XAML Spy permite que você “espie” (como o próprio nome diz) as propriedades de todos os controles em uma aplicação que esteja rodando, desde que a interface tenha sido desenvolvida com XAML. Suporta Silverlight, Windows Phone, Windows Store e WPF. Dá até pra espiar a interface do Visual Studio! Sensacional!

Gerenciadores de anotações

– Evernote – Excelente gerenciador de notas. Tem clientes para todas as plataformas (inclusive para Windows Phone). É lá que eu mantenho todas as minhas anotações sobre atividades que quero realizar em um longo prazo. Funciona melhor ainda se utilizado junto com o Web Clipper (veja maiores detalhes na seção “Websites e extensões”).
– Notepad++ – Igual ao Notepad, só que não. Ele tem tudo o que o Notepad deveria ter que não tem. Números nas linhas, formatações para dezenas de linguagens de programação, macros, encodings, e muito mais. Além de tudo isso, suporta o desenvolvimento de plug-ins. Inclusive eu recomendo o plug-in de comparação de arquivos.

Miscelânea e outros utilitários

– AnyDVD – Eu detesto o bloqueio de DVDs por região. Detesto! Principalmente morando fora, isso acaba deixando a gente ainda mais maluco. Computador comprado aqui na Alemanha e DVD do Brasil? Sem chance! Mas, sem problema, remova as proteções do seu DVD (devidamente comprado e não pirateado) com o AnyDVD.
– Calibre – Melhor gerenciador de e-books que eu encontrei até o momento. Converte entre os mais diversos formatos de e-books. Muito útil.
– DriveGLEAM – A Dell teve a magnífica ideia de remover o led de atividade da HD em alguns modelos de laptop. O meu Dell Studio 14 é um desses modelos que a Dell resolveu aplicar esse “ótimo” conceito de design. Só que em algumas situações eu preciso saber se a HD está trabalhando, então eu utilizo o DriveGLEAM para mostrar um indicador de atividade da HD do lado do relógio do Windows.
– FileHippo Update Checker – Aplicativo extremamente leve que faz uma varredura no computador procurando por programas que estejam desatualizados. O acervo de programas escaneados não é tão grande, mas, mesmo é melhor do que deixar o computador completamente desatualizado. E é “di grátis“.
– FileZilla – Pode falar o que quiser, eu não encontrei até hoje um cliente FTP mais amigável que o FileZilla. Simples assim.
– ImgBurn – As versões mais recentes do Windows vieram com a possibilidade de gravar um arquivo iso em uma mídia vazia. Só que essa feature do Windows é muito simples, sem opções avançadas. Quer uma ferramenta melhor para realizar a gravação de imagens? Use o ImgBurn.
– KeePass – Cada conta em um serviço novo quer dizer uma nova senha a ser criada. Sem um gerenciador de senhas qualquer um fica maluco. Eu indico o KeePass para essa tarefa.
– Microangelo – Editor de ícones. Eu uso uma versão bem antiga do Microangelo, talvez hoje em dia exista alguma ferramenta gratuita que atenda a necessidade tão bem quanto o Microangelo. Mas, como não tive tempo ainda de pesquisar isso, continuo utilizando essa versão antiga do Microangelo mesmo.
– Microsoft Money – Infelizmente não consegui encontrar um serviço como o Mint que suporte bancos do Brasil ou daqui da Alemanha. Enquanto não encontro um, continuo gerenciando minhas finanças com o Microsoft Money, que foi descontinuado, mas que a Microsoft liberou a última versão gratuitamente para download.
– PrimoPDF – Impressora PDF com várias opções de customização. Não é somente um driver que instala uma impressora PDF, mas sim um verdadeiro gerador de PDFs. Recomendo.
– RescueTime – Aplicativo que fica rodando na system tray e registra todas as atividades que você executa, baseado na janela que está focada. Então, semanalmente você recebe um relatório com o seu índice de produtividade. Já escrevi uma vez aqui no blog sobre o RescueTime. Confira.
– Sweet Home 3D – Como eu já falei aqui no blog essas semanas atrás, nós mudamos de apartamento no ano passado. E como nós tivemos que mobiliar o apartamento todo, precisávamos da planta do apartamento novo. E a imobiliária não tinha. Então nós medimos tudo e fizemos uma planta no Sweet Home 3D. Bem bacana, dá até pra colocar alguns móveis pra ver como vai ficar. E é gratuito.
– TeamViewer – É tipo um VNC, mas, muito melhor. Você consegue criar reuniões, compartilhar arquivos, e muito mais. E tem até uma versão gratuita para uso pessoal.
– TweetDeck – Desde que usei o TweetDeck pela primeira vez (e isso faz um bom tempo), me acostumei com esse esquema dele de colunas. Agora não consigo usar outro cliente de Twitter no desktop que não seja o TweetDeck. Eu ainda preferia a versão antiga, mas, fazer o quê.
– WinRAR – Compactador de arquivos pra mim é o WinRAR. Já tentei outras opções gratuitas (como o 7zip), mas, não consegui me adaptar.
– VDownloader – Precisa gerar um mp3 ou mp4 de um vídeo do Youtube? Então essa é a ferramenta certa pra você.

Websites e extensões

– AdBlock (Chrome) – Extensão do Chrome que incrivelmente bloqueia anúncios em todos os sites que você visita. Bloqueia até os 300 anúncios que saltam na tela quando você abre o site do Terra. E bloqueia as propagandas do Youtube também! Recomendo 100%. E não se esqueça de fazer uma doação para o desenvolvedor, porque a extensão é incrível, funciona mesmo.
– Evernote Web Clipper (Chrome) – Salva uma cópia de uma página da web no Evernote. Como já falei aqui no blog, ao invés de salvar artigos nos meus favoritos, eu faço um “Clip to Evernote” e dessa forma eu tenho uma cópia do artigo para sempre (pelo menos até enquanto o Evernote existir), evitando aqueles links quebrados que eu costumava ter nos meus favoritos.
– Feedly – Eu fiquei realmente muito triste (mesmo) quando o Google Reader foi descontinuado. Até hoje ainda não sou 100% contente com o Feedly, mas, por enquanto é a alternativa mais próxima que eu encontrei.
– Instant SQL Formatter – Quer formatar aquele comando SQL que você copiou do Quick Watch do Visual Studio? Esse é o cara. Uso ele pelo menos uma vez por dia, sem falta.
– Instapaper – O Instapaper entrou pra minha lista de serviços essenciais durante o ano passado. Sempre que me deparo com um artigo que não é pequeno e que eu não estou com tempo de ler no momento, eu simplesmente uso a funcionalidade “Read later” do Instapaper. O artigo vai pra minha fila de leitura e, com a integração do Instapaper com o Kindle, uma vez por dia recebo os artigos diretamente no meu Kindle. Quer mais praticidade que isso?
– Last.fm – Serviço que registra todas as músicas que você ouve, e então faz sugestões de outros artistas que você também poderia gostar, levando em consideração o seu histórico de músicas. Suporta a maioria dos players de música atuais, inclusive o Spotify que eu também citei nessa lista.

E essa foi a lista desse ano. No começo do ano que vem escrevo uma versão atualizada de 2014.

Até a próxima semana!

André Lima

One thought on “Minha lista de aplicativos e power tools de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *