André Alves de Lima

Talking about Software Development, Technology and more…

Retrospectiva 2010

Fala pessoal, tudo beleza?

Chegou aquela hora de fazer uma avaliação de como foi o ano de 2010 que para mim, no geral, foi muito bom (tirando os problemas que tive com o carro =P).

Primeiramente, o ano começou muito bem. Fui convidado para participar do CommunityZone que ocorreu em Fevereiro. Nessa primeira edição de 2010 tive a oportunidade de encontrar o Ivan Paulovich (que estava também participando do evento) e o Gleisson Ricardo (que deu uma passada por lá pra gente conversar). Juntos conversamos sobre a comunidade .NETRaptors, que estava um tanto quanto parada até então. No final de 2009 ficamos sem site devido a um problema com o nosso antigo host e, só pra ir tocando enquanto não decídiamos o que íamos fazer oficialmente, criamos um blogzinho no WordPress gratuito.

Lá nesse CommunityZone decidimos que tínhamos que voltar a ter um site mais ativo como antigamente e fechamos em assinar um plano com um outro host para fazer um outro site utilizando SubText. E foi o que fizemos. Acabou não dando muito certo, mas, vou falar sobre isso mais pra frente.

Também nesse CommunityZone a Microsoft lançou a iniciativa “Community Launch”. Basicamente a Microsoft fez um Roadshow percorrendo várias cidades do Brasil e a comunidade auxiliou-a fazendo eventos antes desse Roadshow.

O tempo para organização foi curtíssimo, mas, mesmo assim conseguimos organizar dois eventos que participaram dessa onda “Community Launch”. Aproveitamos para fazer os primeiros eventos da nossa comunidade em São José dos Campos, que recebeu muito bem os Raptors (mais informações aqui)!

Depois desses dois eventos eu resolvi focar minhas contribuições em artigos, vídeos e principalmente na minha volta à moderação de alguns fóruns MSDN (uns 18 no total).

Após isso, estive presente no Microsoft TechEd 2010, no mês de Setembro. Nos dois dias após o TechEd, participei da segunda edição de 2010 do CommunityZone, onde os presentes tiveram a oportunidade de dar uma relaxada depois de vários dias de conteúdo técnico de primeira no TechEd.

No TechEd fizemos uma reunião eu, André Paulovich, Felipe Correa, Gleisson Ricardo e Ivan Paulovich sobre a comunidade. Levantamos algumas ações a realizar nos meses seguintes ao TechEd, como a migração do nosso site para o WordPress (dessa vez não o gratuito), já que o SubText não estava atendendo as nossas necessidades. Na tentativa de melhorar a comunicação com os membros da comunidade, criamos uma lista de discussão da comunidade e estamos pouco a pouco convidando as pessoas que estavam registradas no site antigo para participar dessa lista de discussão. Também fechamos de fazer um evento em Caraguatatuba, o Raptors on the Beach! Tudo issso, além de outros detalhezinhos operacionais.

Então organizamos o tal Raptors on the Beach em Caraguatatuba e, dias antes do evento tive uma excelente notícia: fui nomeado Microsoft MVP em Client App Dev. Era algo que eu não imaginava que iria ocorrer (pelo menos não tão cedo) e que veio em ótima hora! O evento em Caraguatatuba também contou com a presença do Idevar Junior, outro recém-nomeado Microsoft MVP em Windows Desktop Experience, que acabou entrando pra comunidade!

Para fechar o ano de eventos presenciais, ministrei um mini-curso de C# na UNIP aqui em São José dos Campos, junto com o Felipe Correa. E depois de tudo isso eu estava exausto! Gostaria muito de ter participado das Raptors Nights que o Idevar Junior organizou em São Paulo, mas, infelizmente não foi possível. Isso porque, principalmente, eu estava em uma correria insana aqui na Savcor. Basicamente estava na época dos finalmentes do projeto que eu estava participando há quase 3 anos! E finalmente ele terminou e agora vou mudar de departamento (estou saindo da área de Projetos e indo para a área de Tecnologia).

Além disso, terminei de atualizar meu MVP Profile. É muito bacana olhar pra trás e ver o quê consegui realizar desde quando comecei a contribuir com a comunidade até hoje. Ainda é uma lista pequena comparada com outros feras, mas, já é algo considerável. O mais legal é olhar também pra minha vida profissional e ver como ela melhorou também desde quando comecei (maiores detalhes da trajetório no post de quando fui nomeado MVP).

Bom, basicamente foi isso. Meu foco principal nesse último mês está sendo acompanhar os fóruns MSDN e é o quê eu vou continuar fazendo até a chegada das minhas férias (no meio de Janeiro). Só pra ter uma ideia também das minhas atividades nos fóruns, desde Junho eu defini uma meta semanal que é nunca deixar nenhum dos fóruns os quais eu estou na moderação com mais posts abertos do que a semana anterior. A partir de Outubro venho anotando as estatísticas quase que semanais da quantidade de posts abertos e da quantidade de posts meus marcados como resposta, vejam só:

É isso aí. É algo que dá muito trabalho, mas, que eu gosto muito de fazer. :)

Bom, pra fechar, desejo a todos que acompanham o meu blog um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Que 2011 seja para todos nós um ano muito melhor do que foi 2010 e que possamos nos encontrar por aí ano que vem!

Agora vou dar uma pausa nos posts e dar uma desconectada do mundo virtual e volto com novidades a partir do dia 17/01! Até lá!

Um grande abraço!

André Alves de Lima.

3 thoughts on “Retrospectiva 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>