André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Visual Studio 2010 LightSwitch – Perguntas e Respostas – Parte 2 de n

Fala pessoal, tudo beleza?
  
Aí vai a segunda parte da lista de perguntas e respostas sobre o Microsoft Visual Studio 2010 LightSwitch:
1- Como funcionam os templates? Eles são reutilizáveis?
  
Um template de tela no LightSwitch é mais ou menos um template de Form do Windows Forms. A diferença é que os templates do LightSwitch já têm algumas informações extras do layout no próprio template. Por exemplo, um template de List / Details exibirá uma lista da tabela mestre na esquerda e os detalhes no canto direito.
 
Você pode criar novas telas (ou customizar uma já existente) utilizando o Visual Studio Professional ou o Expression Blend, por exemplo, e reutilizá-las onde for necessário através dos mecanismos de extensibilidade do LightSwitch.
 
Os templates geram código em uma linguagem intermediária de modelagem, a qual é utilizada nos editores e no screen designer. No momento da compilação, esse código intermediário é interpretado e o código de verdade (.NET) é gerado e compilado.
 
Esses templates são basicamente XAML e código .NET. Exemplos e walkthroughs serão disponibilizados no futuro, explicando como criar extensões utilizando o modelo de extensibilidade do LightSwitch.
 
2- Podemos esperar que o LightSwitch trará controles melhores que os disponibilizados atualmente para o Silverlight?
 
Os controles incluidos no LightSwitch são baseados nos controles do Silverlight, além de alguns tipos de dados customizados, como o de número de telefone, endereço de e-mail e campo monetário.
 
Com certeza na versão 1 haverão casos em que os controles disponibilizados nativamente no LightSwitch não atenderão a alguma necessidade específica. Nesse caso, se você tem o Visual Studio Professional ou superiores, você pode codificar o seu próprio controle utilizando Silverlight e plugá-lo na aplicação LightSwitch.
 
3- Já tenho uma aplicação que possui uma camada de acesso a dados provendo informações tanto para um projeto Windows Forms quanto para um projeto ASP.NET. Posso utilizar essa mesma camada de dados e construir uma aplicação LightSwitch apontando para ela?
 
Utilizar diretamente essa camada de acesso a dados pelo LightSwitch não é suportado. A solução nesse caso seria referenciar suas tabelas direto no LightSwitch (se o banco de dados possui um provider para EF) ou migrar sua camada de acesso a dados para um RIA Service e fazer os ajustes necessários nos projetos atuais.
 
4- É possível utilizar planilhas Excel como fonte de dados no LightSwitch?
 
Não nativamente. Uma solução seria escrever um RIA Service que implementasse a comunicação com a planilha. Dependendo do caso, o mais fácil seria criar as entidades necessárias no LightSwitch e migrar os dados dessas planilhas Excel para as entidades criadas e então migrar os códigos de negócios que possivelmente estejam implementados nas planilhas.
 
5- O LightSwitch tem alguma ferramenta de log nativa?
 
Não existe suporte a log nativo na versão Beta 1, mas, essa é um ponto que está sendo considerado para builds futuras. O LightSwitch disponibiliza métodos e eventos que poderiam ser utilizados para implementar a sua própria ferramenta de log. Ou seja, o LightSwitch possui eventos para notificar as mais diversas ocorrências, como a abertura de uma tela, operações CRUD, etc., além de informações sobre o usuário que está logado na aplicação. Aí você só teria que tratar esses eventos e escrever o log como desejar.
 
6- Posso atachar qualquer tipo de controle Silverlight na minha aplicação LightSwitch? Por exemplo, posso utilizar controles avançados, como o Silverlight Bing Maps, Silverlight MediaElement, Silverlight Pivot, etc. nas minhas aplicações LightSwitch?
 
Sim. Você pode atachar qualquer controle Silverlight nas suas aplicações LightSwitch.
 
7- Como explicado anteriormente, o LightSwitch utiliza uma linguagem intermediária nos seus screen / table designers. É possível desenvolver diretamente nessa linguagem, sem utilizar os designers?
 
Para a primeira versão, não existem planos para a disponibilização ou até mesmo documentação dessa linguagem intermediária de modelagem.
 
8- Posso utilizar a versão Beta 1 para desenvolver aplicações e colocá-las em produção?
 
Obviamente manter a compatibilidade com a versão beta nas versões futuras é algo que sempre é buscado. Porém, nem sempre isso é possível, mas, nesses casos de alteração, o maior esforço será despendido para que uma alternativa seja disponibilizada para ajustar as aplicações existentes, com o mínimo de esforço possível. Não existe uma licensa “Go-live” para a versão Beta 1 e, sem essa licensa, você não deve colocar aplicações desenvolvidas com essa versão Beta 1 em produção.
 
9- Existe suporte ao Visual FoxPro como fonte de dados no LightSwitch?
 
Não nativamente. O que pode ser feito para contornar essa limitação é construir um WCF RIA Service que se conecta a essa base de dados e expor as entidades através desse serviço.
 
10- Existe uma previsão de de lançamento da versão final do LightSwitch?
 
Apesar de alguns rumores indicarem que a previsão de lançamento do LightSwitch esteja prevista para o início de 2011, por enquanto não existe nenhuma data oficial prevista nem para o lançamento da versão final, nem da versão Beta 2.
É isso aí pessoal… Vou ficando por aqui… Até a próxima!
André Alves de Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *