André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Visual Studio 2010 LightSwitch – Perguntas e Respostas – Parte 1 de n

 
Fala pessoal, tudo beleza?
 
Aproveitando que o lançamento do beta 1 público do Microsoft Visual Studio 2010 LightSwitch está chegando (será segunda-feira, 23/08/2010), resolvi fazer um post com perguntas e respostas sobre o produto.
 
Todas as perguntas e respostas que vou apresentar são baseadas nas questões feitas até agora no fórum oficial da plataforma (http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/lightswitchgeneral)
1- O LightSwitch vai ser uma ferramenta paga ou gratuita?
 
Obviamente as versões beta serão gratuitas. A versão final provavelmente será paga, mas, o preço ainda não foi definido. Definitivamente, se for uma ferramenta paga, seu preço estará abaixo do da versão Professional do Visual Studio 2010.
 
2- O LightSwitch vai ser um template do Visual Studio Professional ou vai ser um produto a parte?
 
O LightSwitch será um produto a parte, mas, seu template também poderá ser instalado nas versões Professional ou superiores do Visual Studio 2010.
 
3- Existirá a possibilidade de desenvolvermos extensões (novos editores, janelas, etc.) como podemos fazer nas versões Professional e superiores?
 
O LightSwitch suportará extensões de terceiros, como tipos customizados de dados, temas e shells de aplicações. A extensibilidade da IDE não está nos planos para a versão 1. De qualquer forma, os elementos da IDE que são comuns às outras versões do Visual Studio (como o editor de código, immediate window, etc.) poderão ser extendidas da mesma forma que as versões Professional e superiores.
 
4- Dá para utilizar fontes de dados ODBC com o LightSwitch?
 
Não nativamente. O que pode ser feito para contornar essa limitação é construir um WCF RIA Service que se conecta a essa base de dados e expor as entidades através desse serviço.
 
5- O LightSwitch tem alguma ferramenta de relatórios?
 
Na versão 1, as funcionalidades de relatórios estão limitadas ao export de dados para Word e Excel, que são nativos. O que pode ser feito também é desenhar relatórios no SQL Server Reporting Services e mostrá-los em uma tela customizada no LightSwitch.
 
6- O LightSwitch suporta transações na camada de acesso a dados?
 
Sim. Todo comando que vai alterar a base de dados é feito utilizando transações.
 
7- Qual é o requisito de sistema operacional / browser para aplicações desenvolvidas com o LightSwitch?
 
Qualquer sistema operacional / browser que suporte SilverLight 4.
 
8- As aplicações desenvolvidas com o LightSwitch poderão ser executadas no Windows Phone 7?
 
Não haverá suporte ao Windows Phone 7 na primeira release do LightSwitch.
 
9- O LightSwitch suportará sincronização de dados (por exemplo, entre um banco local e outro remoto)?
 
Não haverá suporte a caching de dados / cenários offline na primeira release do LightSwitch.
 
10- Existe suporte a permissões de usuário nas aplicações desenvolvidas com o LightSwitch?
 
Sim. O LightSwitch suporta o desenvolvimento de aplicações role-based e permite controlarmos permissões nos mais variados cenários. Ou seja, você pode ter uma aplicação em que você define dois perfis de usuário: “Gerentes” e “Marketing”, então, na sua aplicação, você consegue controlar o que os usuários de cada perfil conseguirão visualizar / realizar.
Bom pessoal, vou fazer vários outros posts dessa série, cada um com 10 perguntas e respostas sobre essa tecnologia. Fique ligado no blog para as próximas atualizações!
 
Até a próxima!
André Alves de Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *