André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Revisão de meio de ano 2016 – como estão suas metas?

E lá se foram mais seis meses que, para variar, passaram voando. Essa é a época do ano que eu costumo me aprofundar um pouco nas metas que eu estabeleci lá em janeiro. Isso não quer dizer que eu não fique sempre atento a elas (eu relembro as minhas metas semanalmente), mas, eu gosto de pegar esse meio do ano para realmente fazer uma análise mais profunda do status de cada uma das metas estabelecidas.

Quer acompanhar essa revisão junto comigo? Então vamos lá!

Parando para olhar rapidamente os últimos seis meses da minha vida, eles foram bem intensos. Para quem não sabe, o nosso segundo filho nasceu há dois meses, olha só que belezinha o Thomas:

Como você deve imaginar, a vida começou a ficar agitada no começo de abril (um mês antes do nascimento do Thomas). Muitas consultas com o ginecologista, controles para conferir se estava tudo bem com o bebê, etc.

Mesmo com toda essa agitação, eu consegui cumprir algumas metas. Vamos ver o status de cada uma das metas que eu estabeleci em janeiro.

Ler pelo menos um livro por mês

Status: OK. Essa meta eu consegui manter. Todos os dias antes de dormir eu leio algumas páginas de algum livro (o que eu estiver lendo no momento). Uma coisa que ajudou a manter essa meta foi que eu listei exatamente os livros que eu queria ler este ano (e em qual ordem) e já comprei todos numa pancada só. Até o ano passado eu ficava enrolando para escolher o próximo livro e isso acabava atrapalhando. Olha só a minha pilha de livros para este ano:

Apesar de eu ter conseguido cumprir essa meta até agora, as minhas escolhas de livros não foram tão felizes. Vamos dar uma olhada na minha opinião sobre cada um dos livros que eu li nesses seis primeiros meses de 2016.

The art of the deal, Donald Trump (link)

Eu tinha escolhido esse livro antes do Donald Trump começar a falar as coisas que ele tem falado ultimamente na sua corrida presidencial.

Apesar das loucuras que o Trump tem falado, eu acho que a leitura desse livro acaba compensando. Ele escreveu esse livro há um bom tempo atrás, nos anos 80, bem na época que ele estava atingindo o auge da sua vida de empresário. Com as histórias contadas nele, conseguimos ter uma ideia da vida insana que ele levava e das ideias que ele tinha para conseguir fechar negócios de sucesso naquela época.

Recomendo. Apesar de não concordar com algumas coisas que ele tem falado na sua campanha.

The war of art, Steven Pressfield (link)

Achei esse livro bem “maçante“, exagerado e muito “viajado“. O livro “Do the Work” (do mesmo autor) fala basicamente da mesma coisa (sobre como combater a resistência e finalizar as tarefas que você inicia), é bem menor e mais tranquilo de ler. Eu até já fiz um resumo dele uns tempos atrás aqui no site. Se você se interessa por esse assunto, recomendo muito mais o livro “Do the Work” do que o “The war of art“.

Do fathers matter?, Paul Raeburn (link)

Esse foi o primeiro livro que escolhi para ler “just for fun” neste ano. A ideia é, de vez em quando, ler alguns livros que não são relacionados a temas técnicos, negócios, empreendedorismo, etc.

Eu tinha ouvido falar desse livro no podcast do Art of Manliness e parecia ser muito interessante. Ele até que começa legal, mas, vai ficando chato com o passar da leitura. O autor conta vários fatos interessantes relacionados ao papel do pai na criação dos filhos, muita coisa que seria legal contar numa mesa de bar. Mas, acho que se colocarmos na ponta do lápis, não compensa a leitura (tanto é que eu não me lembro mais de nenhum desses fatos interessantes apresentados no livro).

The miracle morning, Hal Elrod (link)

Esse é um livro muito, muito legal. O autor fala sobre os 5 pilares que você deve se atentar na sua rotina matinal para começar o dia com o pé direito: silêncio (por exemplo, meditação ou oração), afirmações, visualizações, exercício, leitura e journaling.

A ideia é que o jeito que você começa o seu dia normalmente define como será o resto dele. Por exemplo, se você começa o dia de bom humor e com uma energia positiva, o resto do seu dia normalmente acaba sendo positivo. Já se você começa o dia de mal humor ou com energia negativa, o resto do seu dia tende a continuar desse jeito.

Leitura recomendadíssima.

How I raised myself from failure to success in sales, Frank Bettger (link)

Outro excelente livro sobre um dos pilares que eu escolhi estudar este ano: vendas. Se você se interessa por esse tema, eu recomendo que você leia esse livro também.

Speak to win, Brian Tracy (link)

No momento da escrita desse artigo (20 de junho), eu ainda não terminei de ler esse livro (está faltando uns dois capítulos). Porém, pelo tanto que li até agora, achei o livro bem legal.

Se você está pensando em se tornar um palestrante ou se você já é um palestrante e está querendo aprimorar a sua arte, eu recomendo esse livro para você. Mesmo para quem não tem esse interesse, lembre-se que todas as reuniões e negociações no ambiente de trabalho são basicamente mini-apresentações também. Ou seja, esse livro acaba sendo útil para todo mundo.

Evento social uma vez por mês

Status: mais ou menos. Nos primeiros meses do ano encontramos várias vezes com amigos aqui em casa (e na casa deles). Até fomos todos juntos na casa de uma amiguinha da Sophie e eu fui em uma reunião do clube de tênis também.

Porém, quando chegou perto do nascimento do Thomas (e depois que o Thomas nasceu), as coisas ficaram obviamente meio caóticas por aqui, não sobrando tempo de planejar nada. Entretanto, como recebemos várias visitas desde que o Thomas nasceu, acho que essa meta está “mais ou menos” por enquanto. Depois que eu voltar da minha licença (em agosto), vou tentar retomar essa meta.

Meditar de segunda a sexta

Status: OK. Durante a segunda metade do ano passado, eu consumi muito material a respeito de meditação e os seus benefícios. Por causa disso, estabeleci esse ano a meta de meditar todos os dias úteis.

Até agora consegui cumprir bem essa meta. Não diria que eu consegui cumprir 100%, mas, eu só deixei de meditar em casos bem justificáveis (como quando fiquei doente, quanto o Thomas nasceu, etc.).

Essa é uma prática que demora um bom tempo para surtir efeito. O resultado que eu notei até agora é que, nos dias em que eu consigo fazer uma boa meditação, eu consigo ter um tempo de resposta maior antes de “estourar” com alguma coisa. Acredito que, com o passar do tempo, esse “delay” aumentará mais e mais.

Reestruturar a página “Sobre”

Status: Não OK. As metas relacionadas ao site e produção de conteúdo técnico estão atrasadas. O motivo é que eu subestimei o tempo necessário para escrever os artigos e produzir os meus novos produtos.

Criar página de “Consultoria”

Status: Não OK. Vide meta anterior.

Criar página de download de lead magnets

Status: Não iniciado. De acordo com o planejamento, a deadline para essa meta é novembro.

Lançar mais dois produtos

Status: Não OK. Como já mencionei anteriormente, eu subestimei o esforço necessário para escrever um artigo por semana além de trabalhar na criação dos meus produtos. Pelos meus cálculos, a minha estimativa era que, em cada trimestre, eu conseguiria trabalhar um mês e meio na criação de artigos e outro um mês e meio na criação de produtos. Na realidade, nos dois primeiros trimestres deste ano eu não consegui finalizar os artigos de cada trimestre em um mês e meio. Além disso, a criação do meu curso sobre Report Viewer tem tomado bem mais tempo do que eu planejei.

Enfim, levando em consideração esse resultado obtido até aqui, decidi que, ao invés de criar dois produtos esse ano, eu vou finalizar o produto que está em andamento (curso sobre Report Viewer) e vou lançar uma iniciativa que vai ajudar a trazer mais público para o site. Já estou planejando essa iniciativa e, assim que eu puder divulgar mais detalhes, eu aviso vocês.

Concluindo

Olhando analiticamente para o cumprimento das 7 metas que eu estabeleci, vemos que eu estou com um status “OK” ou “mais ou menos” em 3 metas, status “Não OK” em outras 3 metas e uma meta que ainda nem está perto de atingir o deadline. Dessa forma, concluo que a situação está “mediana” e que eu preciso melhorar se eu realmente quiser cumprir todas essas metas que eu estabeleci.

Porém, a ideia não é ficar triste com esse resultado ruim, mas sim, aproveitar esse meio do ano para ter plena ideia de como está a situação e fazer os devidos ajustes para conseguir aproveitar estes últimos seis meses do ano da melhor forma possível.

Essa foi a análise de meio de ano das minhas metas, espero que você tenha gostado e que acabe te motivando de alguma forma. E você? Como está o status das suas metas? Será que você está no mesmo barco que eu e só conseguiu manter metade das metas até agora? Você só terá essa visão se parar e observar como está a sua vida neste momento. Esperar até o final do ano para ver que você não conseguiu cumprir nenhuma meta não é nada produtivo. Então, aproveite esse meio de ano, faça a sua análise e, caso você publique em algum lugar, mande o link nos comentários!

Por fim, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Photo by Pixabay used under Creative Commons
https://pixabay.com/en/darts-target-bull-s-eye-delivering-673229/
https://pixabay.com/en/candle-meditation-hand-keep-heat-335965/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

4 thoughts on “Revisão de meio de ano 2016 – como estão suas metas?

  • Henry disse:

    Andre, Blz?

    Sempre estou passando aqui no seu Blog, show de bola. Além de gostar muito dos seus artigos técnicos, também gosto dessa linha linha de artigo. É sempre bom ver/ler os livros que você anda lendo, seja técnico ou para diversão. Lembro que lhe sobre suas metas no inicio do ano, também resolvi fazer algumas…

    Atenciosamente,
    Henry

    • andrealveslima disse:

      Olá Henry!

      Valeu demais pelo comentário! Fico feliz que você esteja gostando do conteúdo aqui do blog, tanto o conteúdo técnico quanto o conteúdo não técnico..

      Se você tiver alguma sugestão de temas para outros artigos, é só entrar em contato por e-mail..

      Abraço!
      André Lima

  • Fala André, blz?
    Parabéns pelo nascimento do seu filho :)
    É muito difícil estimar tempo para fazer as coisas né? Nunca acertamos, sempre pensamos em muito mais ou muito menos rs
    Estou aqui com muitas metas indo por água abaixo, devo escrever algo esse mês revisando também.

    Abraços!

    • andrealveslima disse:

      Fala Wennder!

      Valeu! Pois é.. A vida é assim mesmo.. O importante é não desistirmos nunca.. A cada ano a gente vai melhorando um pouquinho as nossas estimativas, hehehe..

      Abraço e sucesso aí com as suas metas!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *