André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Periscope replay: Qual é melhor – Crystal Reports ou Report Viewer?

No quesito geração de relatórios para aplicativos desenvolvidos com a plataforma Microsoft, sempre surge essa dúvida sobre qual ferramenta é melhor: Crystal Reports ou Report Viewer?

Nesse replay da transmissão que eu fiz duas semanas atrás no Periscope, eu faço um comparativo entre o Crystal Reports e Report Viewer, mostrando os prós e contras, pontos fortes e fraquezas dessas duas ferramentas.

Maturidade

Você sabia que a primeira versão do Crystal Reports foi lançada em 1991? Nessa época eu (e muita gente que me acompanha) ainda era uma criança! Muitas empresas já estiveram por trás do Crystal Reports: Crystal Services, Crystal Decisions, Business Objects e, a atual mantenedora do Crystal Reports, a SAP. Durante todos esses anos, o Crystal Reports tem evoluído, mas, na minha opinião, somente a “casca” do designer foi reformulada (adicionaram a interface com ribbon, por exemplo). Quando você clica para alterar alguma fórmula ou configurações da fonte de dados, aquela tela arcaica da versão 8 de 10 anos atrás é exibida.

Já a primeira versão do Report Viewer foi lançada em 2004, como um addon para o SQL Server 2000. É muito mais novo e tem sempre evoluído consideravelmente em cada versão do Visual Studio / SQL Server. O designer é muito simples e possui um controle tabular (inexistente no Crystal Reports, o que faz com que tenhamos que usar TextBoxes para construir tabelas – um pesadelo), porém, falta algumas funcionalidades. Por exemplo, não dá para justificar texto no Report Viewer!

Portanto, na categoria maturidade, ponto para o Crystal Reports.

Custo

Quanto custa uma licença do Crystal Reports? Hoje em dia, 479 euros ou 495 dólares. Não dá para comprar o Crystal Reports em reais. A SAP até disponibiliza uma versão gratuita para quem tem Visual Studio Professional ou superior, mas, na realidade, é uma baita gambiarra onde temos o designer do Crystal Reports 8 dentro do Visual Studio.

E qual o custo do Report Viewer? Zero! Ele vem instalado automaticamente no Visual Studio Professional ou superior e você consegue também adicionar o controle para exibição do Report Viewer nas edições Express do Visual Studio.

Ponto para o Report Viewer.

Deployment

Se você já teve que distribuir uma aplicação que usa Crystal Reports, você sabe a dificuldade que é. Para que tudo funcione corretamente, você tem que instalar uma runtime gigantesca e rezar para que tudo funcione perfeitamente. Já o Report Viewer, a runtime é minúscula e, caso você queira, é possível distribuir somente três dlls junto com a sua aplicação e tudo irá funcionar perfeitamente.

Novamente, ponto para o Report Viewer.

Suporte

Como o Crystal Reports já passou por muitos donos, imagine a bagunça que ficou o suporte. Os fóruns da SAP são muito complicados e difíceis de entender. Nem sempre as pessoas respondem às suas questões, além do pessoal do time muitas vezes enrolar para resolver algum problema.

Já para o Report Viewer, você tem os fóruns da MSDN. São bastante movimentados e normalmente você consegue tirar as suas dúvidas, principalmente nos fóruns em inglês. E se você (ou sua empresa) tiver uma assinatura MSDN, você pode utilizar os tickets prioritários para entrar em contato diretamente com a Microsoft em casos de problemas graves.

Mais uma vez, ponto para o Report Viewer.

Documentação e conteúdo

O Crystal Reports é muito mais antigo, dessa forma, existe MUITO mais material sobre ele na Internet do que conteúdo sobre Report Viewer. Principalmente se estivermos falando de conteúdo em português.

Nessa categoria, ponto para o Crystal Reports.

Relatórios complexos

Como mencionei anteriormente, parece que a Microsoft desenvolveu o Report Viewer até os 95%. Falta os 5% para gerarmos relatórios extremamente complexos. Nesse ponto, o Crystal Reports atende a qualquer tipo de relatório complexo que você tiver que desenvolver.

Portanto, ponto para o Crystal Reports

Resultado: 3 x 3

Poderíamos continuar esse comparativo até o infinito e pode até ser que a balança penderia para um dos dois lados. Mas, propositalmente parei no empate, porque a pergunta certa não é “qual a melhor ferramenta“, mas sim, “qual a situação em que eu devo usar cada uma das ferramentas“.

Se você tiver uma aplicação simples, com relatórios não muito elaborados, por favor, utilize o Report Viewer e seja feliz. O designer é muito mais simples do que o Crystal Reports e você conseguirá ser muito mais produtivo. Porém, se a sua aplicação demandar relatórios super-complexos, eu recomendo o Crystal Reports. Você pode até pensar em um ambiente híbrido onde 90% dos relatórios são desenvolvidos com o Report Viewer e os outros 10% dos relatórios complexos são desenvolvidos com o Crystal Reports.

Me siga no Periscope!

Eu ficaria muito, mas muito, feliz se você me adicionasse no Periscope e tentasse acompanhar as minhas transmissões ao vivo. Seria muito legal se pudéssemos trocar uma ideia sobre os assuntos que eu apresento nessa plataforma que eu estou experimentando. Amanhã acontece a minha próxima transmissão, onde eu vou mostrar para você um overview das certificações Microsoft para desenvolvedores. Me siga lá e acompanhe ao vivo: @andrealveslima.

Até a próxima!

André Lima

5 thoughts on “Periscope replay: Qual é melhor – Crystal Reports ou Report Viewer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *