André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Periscope replay: As 3 principais APIs que você pode implementar no seu app

Uma das maneiras mais fáceis de deixar o seu aplicativo mais rico é aproveitar-se de APIs de terceiros. Se essas APIs forem gratuitas então, melhor ainda. Nesse vídeo, que é um replay da transmissão ao vivo que eu fiz pelo Periscope no dia 09/09/2015, eu mostro os três principais tipos de APIs que eu encontrei em uma pesquisa sobre esse tema:

Notas do vídeo:

APIs de roteamento

As principais APIs de roteamento disponíveis atualmente são: Google Maps, Bing Maps e Open Street Maps. Mas, André, não faz sentido para o meu aplicativo! Será? Se o seu aplicativo tiver algum cadastro de endereços, provavelmente você pode integrar essa funcionalidade. Exemplos: aplicativo florestal (empresa onde eu trabalho atualmente), logística de materiais (aplicativo de carrinho de lanche?), RH (rota do ônibus da empresa), etc.

APIs de calendário e contatos

Nessa categoria, as principais APIs são: Google Calendar, Exchange Server e Outlook Calendar. O seu aplicativo tem contatos (cadastro de clientes, fornecedores, etc) ou algum tipo de agenda? Implemente uma dessas APIs!

APIs de storage

Nunca tivemos tanto espaço disponível na nuvem! Qualquer pessoa tem uma conta no Dropbox hoje em dia. As principais APIs dessa categoria são: Dropbox, Amazon S3 e Onedrive. Pra quê você implementaria esse tipo de API no seu aplicativo? Roaming de configurações entre dispositivos diferentes e backup automatizado seriam dois exemplos.

Bônus 1 – APIs do Google

Foi-se o tempo em que o Google era um simples mecanismo de busca. Hoje em dia existe todo um ecossistema de serviços, e muitos deles têm APIs disponíveis (exemplo: Google Translate). Então, sugiro uma olhada na página de desenvolvedores do Google.

Bônus 2 – APIs sociais

Se o seu aplicativo tiver qualquer apelo social, é imprescindível que você implemente pelo menos as APIs do Facebook e Twitter.

Bônus 3 – Envio de e-mails

Hoje em dia é inadmissível que o usuário tenha que sair da sua aplicação para enviar um e-mail relacionado ao seu aplicativo. Caso ainda não tiver feito, implemente agora mesmo o envio de e-mails na sua aplicação utilizando este exemplo.

Para finalizar, uma pergunta para você

Legal que podemos utilizar todas essas APIs para deixar os nossos aplicativos mais ricos. Mas, e o seu aplicativo? Será que ele não poderia expor alguma funcionalidade através de uma API pública? Pense nesse detalhe desde o início do projeto, senão, se você deixar para o final, provavelmente você vai penar.

Me siga no Periscope!

Estou tentando manter a agenda de uma transmissão ao vivo por semana, toda quarta-feira, no horário do almoço (horário de Brasília). Acompanhe ao vivo e interaja comigo, fazendo perguntas ao vivo e deixando o seu feedback. Me siga no Periscope para receber as notificações. E, se você quiser receber essa gravação antes de todo mundo, assine a minha newsletter. O pessoal da minha newsletter já teve acesso antecipado a esse vídeo na semana passada. Assine agora mesmo clicando aqui ou utilizando o formulário abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

2 thoughts on “Periscope replay: As 3 principais APIs que você pode implementar no seu app

  • Ualace de Oliveira dos Reis disse:

    Boa noite Andre! Meus parabéns pelo blog,
    Uma outra API interessante é a do bitly, para o encurtamento de links similar ao moribundo Google Shortener que será descontinuado no ano que vem e deixará alguns órfãos (inclusive eu kk). Qualquer dia fale sobre ela por aqui!!

    • andrealveslima disse:

      Olá Ualace, muito obrigado pelo comentário!

      Não tinha me lembrado do bitly.. Aliás, nem sabia que ele tinha API.. Vou colocar aqui na minha lista.. Obrigado pela sugestão!

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *