André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Dica rápida: Descobrindo a data de instalação do Windows

Computadores rodando Windows como sistema operacional normalmente costumam funcionar bem por uma quantidade determinada de tempo. Porém, depois de alguns meses instalando porcarias (o tempo varia de pessoa para pessoa – no meu caso fica na faixa dos nove meses), é imprescindível formatar o computador para retomar o controle sobre o sistema.

Esses tempos atrás eu estava usando meu computador pessoal e fiquei muito bravo porque o computador estava tão lento e eu tinha certeza que não fazia muito tempo que eu tinha formatado o sistema. Aí surgiu a dúvida: como descobrir a data de instalação do Windows? Fácil, é só executar o comando “systeminfo” em um prompt de comando e verificar essa informação (entre outras) no resultado retornado pelo comando:

E com isso você decide se já é hora de formatar o computador mais uma vez ou não.

É isso aí. Por hoje é só.

Edit: o leitor Antonio Manoel Perdone comentou que esse método não funcionou para ele, aí eu fui testar novamente. Realmente, a partir do Windows 10, a Microsoft está sobrescrevendo essa data quando um feature update do Windows é instalado (os antigos “Service Packs“). Dessa forma, quando um update grande do Windows 10 é instalado (por exemplo, o Creators Update), a data é resetada. Dei uma pesquisada sobre isso e a única maneira que consegui encontrar para descobrir a data da primeira instalação do Windows foi conferindo a data de modificação da pasta C:\Windows\CSC:

Até a próxima!

André Lima

2 thoughts on “Dica rápida: Descobrindo a data de instalação do Windows

  • Antonio Manoel Perdone disse:

    Não funciona, testei os dois métodos e deu data erradas, formatei a mais de 3 anos e aqui informou que formatei a 15 dias.

    • andrealveslima disse:

      Olá Antonio!

      Realmente testei aqui e não está funcionando corretamente no Windows 10.. A Microsoft está sobrescrevendo essa data quando um update grande é instalado (por exemplo, o Creators Update).. Editei o post com uma outra maneira que eu encontrei para descobrir a data da primeira instalação (que é verificando a data de modicação da pasta C:\Windows\CSC).. Veja se funciona no seu caso..

      Abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *