André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Syntatic Line Compression: Visualize uma quantidade maior de código no Visual Studio

Olá caro(a) leitor(a)!

Eu já escrevi aqui no blog sobre uma das funcionalidades da extensão “Productivity Power Tools” para o Visual Studio 2013, quando demonstrei alguns meses atrás a funcionalidade chamada “Modo Apresentador“. Não me lembro se eu já comentei por aqui, mas, apesar de eu ter essa extensão instalada, deixo a maioria das funcionalidades dela desativadas, porque utilizo o ReSharper que já implementa grande parte do que essa extensão oferece. Com a nova versão das Productivity Power Tools, o time acrescentou mais uma funcionalidade que vou deixar habilitada por padrão. Ela é chamada “syntatic line compression“.

A funcionalidade “syntatic line compression“, como o próprio nome explica, reduz as linhas de código que somente contém elementos sintáticos da linguagem. Por exemplo, quando falamos de C#, as “chaves” {} só servem para delimitar um bloco de código, e somente isso. Linhas que contém somente chaves no C# são um tanto quanto inúteis, porque elas não representam praticamente nada na lógica do nosso código.

Com essa funcionalidade da extensão, essas linhas “inúteis” (ou melhor, pouco úteis) têm a sua fonte reduzida, e o resultado é que conseguimos visualizar uma quantidade maior de código com o mesmo espaço da tela.

Veja o exemplo do trecho de código abaixo (que é a implementação de ObservableDictionary, classe que vem junto com o template de Universal Hub App no Visual Studio 2013 Update 2). Confira este trecho de código antes da extensão instalada:

Agora confira o mesmo trecho de código com a extensão instalada:

Repare que sem a redução das linhas, conseguimos visualizar um total de 52 linhas de código. Por outro lado, ao ativarmos a syntatic line compression, conseguimos visualizar 5 linhas de código a mais, totalizando 57 linhas de código visíveis.

Nós programadores sabemos que, quanto mais código conseguirmos visualizar em uma só tela, melhor. Então, não perca tempo e atualize as Productivity Power Tools (caso você já as tenha instalado anteriormente), ou instale-as, pois essa funcionalidade é bem bacana (além de você receber de quebra o Modo Apresentador que eu detalhei anteriormente).

Para baixar essa extensão, basta procurar por “Productivity Power Tools” na tela de “Extensions and Updates” do Visual Studio 2013, ou, se preferir, acesse diretamente o site da extensão. E confira este link caso você queira saber mais sobre essa feature.

Até a próxima!

André Lima

PS.: Gostou desse artigo? Então deixe um comentário aqui embaixo. E não se esqueça de inscrever-se para receber as novidades do blog, além de ficar por dentro da newsletter que estou para lançar em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *