André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Novidades relacionadas ao XAML no Visual Studio 2013 Update 2

Olá caro(a) leitor(a)!

Se você ainda não está por dentro, o Update 2 do Visual Studio 2013 foi lançado na semana passada, no dia 12 de Maio. Caso você queira conferir uma lista completa das novidades desse update, confira o link que apresentei na frase anterior, que aponta justamente para o site oficial do lançamento dessa atualização.

O que eu gostaria de abordar aqui no blog, como de costume, são as novidades relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos para o Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 utilizando XAML. Este post que estou escrevendo foi baseado no post “Authoring Windows 8.1 Apps in XAML“, postado no blog oficial do Visual Studio. Então vamos às novidades.

Universal Apps

A novidade mais marcante desse update foi, com certeza, a chegada desse novo tipo de solução, chamada “Universal App“. De maneira muito resumida, as “Universal Apps” elevam o compartilhamento de código entre o Windows 8.1 e o Windows Phone 8.1 a outro nível. Uma solução desse tipo é composta de três projetos: um projeto de aplicação para o Windows 8.1, um projeto de aplicação para o Windows Phone 8.1 e um projeto compartilhado entre eles. Como as APIs do Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 foram praticamente unificadas, agora é possível desenvolver toda a camada de negócios nesse projeto compartilhado de forma que o mesmo código possa ser utilizado 100% nos dois tipos de aplicação. Dá até para compartilhar XAML.

Não vou entrar em grandes detalhes sobre as “Universal Apps“, pois quero dedicar um outro post futuro somente para elas. Caso você queira conferir como elas funcionam enquanto o meu post não chega, sugiro que vocês deem uma olhada nestes links:

– Using Visual Studio to Build XAML Converged Apps
– Using Visual Studio to build Universal XAML Apps

Ferramentas de diagnóstico

As ferramentas de diagnóstico do Visual Studio estão melhorando bastante a cada release ou update (a propósito, aproveito para abrir um parênteses aqui e indicar este excelente artigo do Fernando Henrique Ferreira sobre profiling de aplicações .NET com o Visual Studio). No Visual Studio 2013 Update 2, o time adicionou uma ferramenta ao hub de performance e diagnóstico do Visual Studio que possibilita medir e diagnosticar problemas relacionados ao consumo de memória de aplicativos para a Windows Store e Windows Phone. Outra ferramenta que foi adicionada ao hub é a que possibilita fazer estudos sobre o uso de CPU desses aplicativos. Além disso, agora é possível combinar em uma única análise várias ferramentas ao mesmo tempo (por exemplo, memória, CPU, capacidade de resposta do XAML e consumo de energia). Para saber maiores detalhes relacionados a esse tópico, confira estes links:

– Diagnosing memory issues with the new Memory Usage Tool in Visual Studio
– New CPU Usage tool in the Performance and Diagnostics hub in Visual Studio 2013
– Combining Tools in the Performance and Diagnostics Hub in Visual Studio 2013

Melhorias no Device Pane para o Windows Phone 8.1

O Device Pane é aquele painel em que conseguimos selecionar algumas características do Windows Phone para aplicar ao designer do Visual Studio. A novidade é que agora, com o Update 2, conseguimos selecionar a opção de alto contraste e também conseguimos ligar ou desligar a barra de status para vermos como o nosso aplicativo se comporta nessas situações.

Navigation Bar no editor de XAML

Se você desenvolve em C# ou VB.NET (o que provavelmente é o caso), você já conhece bem a navigation bar do editor dessas linguagens. Ela é a ComboBox na parte superior do editor que exibe as propriedades, atributos, métodos e eventos da classe em foco. Ao selecionar um elemento nessa barra, o foco do editor vai direto para o elemento selecionado. No Visual Studio 2013 Update 2, uma navigation bar foi adicionada ao editor de XAML. Isso significa que agora conseguimos selecionar um elemento do XAML nessa caixa de opções e o foco do editor é automaticamente redirecionado para o elemento selecionado.

Novos controles XAML para Windows Phone 8.1

Como mencionei anteriormente, as APIs do Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 estão convergindo. Isso significa que cada vez mais os controles disponíveis no Windows 8.1 estarão também disponíveis no Windows Phone 8.1 e vice-versa. A tabela abaixo, retirada do post oficial do blog do Visual Studio, mostra a lista de disponibilidade de alguns dos principais controles nessas plataformas:

Novos templates XAML para Windows Phone 8.1

Os templates de soluções para o Windows Phone 8.1 que já existiam anteriormente foram atualizados. Além disso, novos templates foram criados, exemplificando a utilização dos controles Hub, Pivot e WebView.

Suporte a behaviors

O SDK de behaviors para aplicativos da Windows Store, que foi disponibilizado pela Microsoft no ano passado, continua (obviamente) funcionando neste update. Além disso, ele também continua funcionando para o desenvolvimento de aplicativos para o Windows Phone 8.1.

 

E essas foram as novidades que tinham alguma relação com XAML. E o time, como sempre, continua implorando pelo nosso feedback e relatórios de bugs. Caso você encontre algum bug durante o teste dessas novidades, basta cadastrar no Connect. Já se você tem alguma sugestão de melhoria sobre essas novas funcionalidades ou até mesmo gostaria de sugerir outras melhorias, basta adicioná-las no User Voice, categoria de ferramentas XAML.

Espero que vocês tenham gostado dessas melhorias e deste post. Por favor, fiquem a vontade para utilizarem a seção de comentários aqui do post para discutirmos esse assunto, caso tenham algo a comentar. E até a próxima!

André Lima

One thought on “Novidades relacionadas ao XAML no Visual Studio 2013 Update 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *