André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Instalando o .NET Core e criando um projeto Hello World

Já vai fazer dois anos que a primeira versão do .NET Core foi lançada, em meados de 2016. Hoje já estamos na versão 2.0 do .NET Core e, em breve, teremos a versão 2.1, que está atualmente em preview e deve ser lançada ainda nesse semestre.

Dito isso, eu acho que já passou da hora de eu começar a aborda-lo nas minhas publicações. No vídeo de hoje, eu mostro para você como instalar o .NET Core e criar o seu primeiro projeto console “Hello World“, tanto através do Visual Studio 2017 quanto via linha de comando:

Antes de me despedir, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado, ficará sabendo em primeira mão sobre o artigo da próxima semana e receberá também dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Image by StruffelProductions, Pixabay used under Creative Commons
https://pixabay.com/en/code-programming-love-computer-3078609/

Song Motherlode Kevin MacLeod (incompetech.com)
Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

7 thoughts on “Instalando o .NET Core e criando um projeto Hello World

  • Feliphe disse:

    Parabéns cara, mais uma publicação show… agora fico com uma dúvida.. nos dias atuais em que possibilidade poderia aplicar a usabilidade do .Net Core.. em que aplicações..

    • andrealveslima disse:

      Olá Feliphe!

      No momento, o .NET Core tem dois pontos muito fortes: o fato de ser multi-plataforma e a alta performance em aplicações web.. Dessa forma, eu acho que faz sentido utilizar o .NET Core caso você tenha que fazer uma aplicação console que tenha que ser executada tanto no Windows quanto no Mac e Linux.. Ou se você for desenvolver uma API web (REST) ou um site.. Nesse casos o ASP.NET Core atende muito bem..

      Já para aplicações desktop, não tem como utilizar o .NET Core para a parte de interface.. Porém, você pode utilizar bibliotecas com o .NET Standard, que poderão ser utilizadas tanto em projetos com o .NET Framework completo quanto em projetos com o .NET Core.. Com isso você consegue compartilhar código entre os diferentes tipos de projeto.. Em algumas semanas eu vou publicar um artigo justamente sobre esse assunto (compartilhamento de código entre tipos de projetos diferentes com o .NET Standard)..

      Espero que tenha ficado claro.. Qualquer coisa é só falar..

      Abraço!
      André Lima

  • Pedro Azevedo disse:

    André, tenho um API REST utilizando o .Net 4.0, como faço pra meio que converter essa API pra .Net Core 2.0? Pois na empresa não estão querendo comprar servidores Windows e por isso vou ter que “adaptar” a API pra rodar no Linux.

    • andrealveslima disse:

      Olá Pedro!

      Uma opção é criar um novo projeto Web API .NET Core e ir migrando o código de um projeto para o outro.. Se você quiser conferir se o código atual está compatível com o .NET Standard 2.0, você pode utilizar o .NET Portability Analyzer:

      .NET Portability Analyzer

      Abraço!
      André Lima

  • […] semanas atrás eu mostrei para você como instalar o .NET Core e criar o seu primeiro projeto “Hello World” com ele. Hoje eu quero mostrar para você algo relacionado. Será que nós conseguimos utilizar bibliotecas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *