André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Aplicações Android com Xamarin – Parte 9 de N – Debugar no dispositivo físico

Quando eu decidi testar a minha primeira aplicação Xamarin Android em um dispositivo físico, eu imaginei que eu passaria pelos mesmos “perrengues” que eu passei ao instalar as ferramentas da Xamarin ou ao tentar instalar outros emuladores para testar a aplicação. Porém, por incrível que pareça, o processo foi extremamente tranquilo. No artigo de hoje, eu vou mostrar para você como fazer as configurações necessárias para debugar no dispositivo físico com Xamarin Android.

Acesse os artigos anteriores

Antes de continuar com a leitura deste artigo, acesse os artigos anteriores dessa série utilizando os links abaixo:

Parte 1: Prototipando a aplicação
Parte 2: Ambiente Xamarin Android e Hello World
Parte 3: Classes de modelo e primeira tela
Parte 4: Customizando o controle ListView
Parte 5: Navegação entre telas
Parte 6: DatePicker e Spinner
Parte 7: SQLite e armazenamento de dados
Parte 8: Emuladores Android

Habilitando o USB Debugging no dispositivo

A única coisa que realmente temos que configurar para conseguirmos debugar em um dispositivo “de verdade” é a questão do USB debugging. Essa configuração basicamente fará com que o seu dispositivo fique visível ao ADB (Android Debug Brigde).

Para habilitarmos o modo de debug USB no dispositivo Android, nós temos que ir até as suas configurações e, dentro da tela “About device“, nós temos que apertar várias vezes o item “Build number“, até que o dispositivo nos avise que o modo desenvolvedor foi habilitado:

Uma vez que o modo de desenvolvedor tiver sido ativado, na tela anterior nós encontraremos um novo item, chamado “Developer options“:

Dentro desse item, nós encontraremos a opção que deverá ser ativada. Como eu disse anteriormente, ela se chama “USB Debugging“:

Pronto! E com isso o dispositivo já está pronto para ser detectado pelo ADB e, consequentemente, aparecerá na lista de dispositivos do Visual Studio assim que o conectarmos com o computador via USB.

E se o dispositivo não aparecer na lista?

Depois de ter habilitado essa opção de USB Debugging, eu rapidamente pluguei o celular no computador e fui abrir o projeto da nossa aplicação Android para ver se eu conseguia debuggar no dispositivo. Porém, ele não apareceu na lista de dispositivos do Visual Studio. Eu já achei que tivesse alguma configuração escondida ou alguma coisa que estava faltando instalar, mas, na verdade era algo bem simples.

Sempre que conectamos um dispositivo com USB Debugging ativado em um computador novo, ele mostrará uma mensagem de confirmação, que nós teremos que confirmar para habilitar o debugging naquele computador específico:

Eu não tinha visto essa mensagem de confirmação, por isso o dispositivo não tinha aparecido na minha lista dentro do Visual Studio. Uma vez que eu confirmei o pareamento do USB Debugging com o meu computador, o dispositivo apareceu na lista normalmente e eu consegui debugar a nossa aplicação dentro dele:

Atenção: para não ter que ficar confirmando essa mensagem todas as vezes, caso você esteja utilizando o seu computador pessoal (ou um computador conhecido), não se esqueça de marcar a opção “Always allow this computer“.

Quando eu estava pesquisando sobre o problema de eu não ter encontrado o dispositivo na lista do Visual Studio, eu encontrei esta thread no StackOverflow. Lá você verá os principais problemas que poderão causar esse efeito.

Dica bônus: use o TeamViewer para espelhar no computador

Se você quiser espelhar a tela do seu dispositivo enquanto debuga a sua aplicação, você pode utilizar uma aplicação chamada TeamViewer, que, além de permitir o acesso remoto aos seus computadores, também permite o acesso remoto ao seu dispositivo móvel. Você precisará instalar o TeamViewer “normal” (versão desktop) no seu computador e o “TeamViewer QuickSupport” no seu dispositivo. Dessa forma, você conseguirá espelhar a tela do seu dispositivo Android no seu computador.

Concluindo

Eu imaginei que a configuração para fazer um debugging de uma aplicação Android em um dispositivo físico fosse extremamente complicada, mas dessa vez eu fiquei impressionado. Com um procedimento muito simples, nós conseguimos habilitar o modo de USB Debugging no nosso dispositivo e, com isso, ele já será listado automaticamente como uma opção de destino no Visual Studio.

No artigo de hoje você viu os passos necessários para que você consiga debugar no dispositivo físico as suas aplicações Android. Espero que você não tenha nenhuma dificuldade nesse processo. Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato através dos comentários logo abaixo.

Por fim, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

12 thoughts on “Aplicações Android com Xamarin – Parte 9 de N – Debugar no dispositivo físico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *