André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Report Viewer foi descontinuado pela Microsoft? Não!

É sempre a mesma coisa. A cada nova versão do Visual Studio surge aquele frio na barriga com relação à ferramenta de relatórios da Microsoft: será que o Report Viewer foi descontinuado? Isso aconteceu com bastante força no lançamento do Visual Studio 2015, quando a Microsoft decidiu remover o Report Viewer da instalação “típica” do Visual Studio, fazendo com que ele só aparecesse se você selecionasse o item “SQL Server Data Tools” durante a instalação do Visual Studio (inclusive eu mostro como fazer isso neste artigo).

Com a nova versão do Visual Studio (até o momento denominada de Visual Studio “15“), isso não poderia ser diferente. Nessa versão, a sensação é ainda pior. Mesmo instalando o “SQL Server Data Tools“, o Report Viewer ainda não aparece! Por que será? Teria a Microsoft realmente descontinuado o Report Viewer?

Não se assuste, até agora o Report Viewer não foi descontinuado pela Microsoft. Porém, a partir da próxima versão do Visual Studio, o modelo de distribuição dos controles e designers passarão por grandes mudanças. Confira o restante do artigo para ver os detalhes dessa mudança.

O novo modelo de distribuição do Report Viewer

Por ser o produto que eu escolhi focar nos últimos dois anos, eu tenho acompanhado de perto o que está acontecendo no mundo do Report Viewer / Reporting Services 2016. Até configurei uns alertas no Google para alguns termos relacionados a essas tecnologias. Dessa forma, sempre que algum novo artigo é indexado pelo Google, eu fico sabendo e vou lá dar uma olhada.

Foi através desse tipo de alerta que eu fiquei sabendo desta thread nós fóruns da MSDN americana. Nessa thread descobri qual será o novo modelo de distribuição do controle e do designer do Report Viewer / Reporting Services integrado ao Visual Studio.

Vejam só este trecho da thread, publicado pelo Brad Syrupta, engenheiro de software que trabalha no time de SQL Server BI na Microsoft:

Ou seja, o controle do Report Viewer não será mais distribuído em conjunto com o Visual Studio. A partir da próxima versão, ele será distribuído através de um pacote do NuGet. Essa é uma estratégia que a Microsoft tem utilizado com diversas outras tecnologias (como Entity Framework, por exemplo). Já a parte de designer dos relatórios será disponibilizada através de uma extensão do Visual Studio (VSIX), que será publicada na Visual Studio Gallery.

Qual o motivo da mudança?

Não podemos nos esquecer que a Microsoft é uma empresa gigantesca, formada por inúmeros times. Agora, vamos pensar somente na divisão de ferramentas para desenvolvimento de software (Visual Studio, .NET, etc). Já pensou a dificuldade que deve ser para sincronizar os diversos times envolvidos nesse processo?

Desde o Visual Studio 2005 até o Visual Studio 2015, o controle e o designer de relatórios do Report Viewer foram distribuídos juntamente com o Visual Studio. Isso traz um grande desafio para os times, uma vez que nem sempre as releases do Visual Studio estão sincronizadas com as releases do SQL Server (time por trás da experiência de relatórios RDL e RDLC).

Para tentar diminuir esse stress (entre outras coisas, como custos com recursos, manutenção, estratégias do produto, etc), a nova metodologia de distribuição fará com que as releases do controle do Report Viewer não estejam mais atreladas às releases do Visual Studio. Ou seja, nós não vamos mais precisar esperar que uma nova versão do Visual Studio seja lançada para podermos utilizar as novas versões do controle e do designer do Report Viewer.

Veja só este outro trecho do post do Brad Syrupta:

Testando a versão preview do controle do Report Viewer 2016

A primeira versão de testes do controle do Report Viewer 2016 foi lançada no dia 20 de setembro. Tanto o controle Windows Forms quanto o controle Web Forms estão disponíveis através de um pacote do NuGet. Para instalar o pacote, abra a janela de gerenciamento de pacotes do NuGet e procure por “reportviewercontrol“:

Outra opção é fazer a instalação do pacote através do Package Manager Console, utilizando estes nomes de pacotes (WinForms ou WebForms, dependendo do tipo do seu projeto):

– Microsoft.ReportingServices.ReportViewerControl.WinForms.Preview

– Microsoft.ReportingServices.ReportViewerControl.WebForms.Preview

Para mais informações sobre o gerenciamento de pacotes do NuGet através do Visual Studio, confira este artigo.

Para projetos Windows Forms, você não precisa fazer nenhum ajuste e o novo controle deve funcionar normalmente. Obviamente, se você já utilizava uma versão anterior do controle do Report Viewer, você precisa remover as referências antigas antes de adicionar o pacote da versão preview.

Para projetos web, se você já utilizava uma versão anterior do controle do Report Viewer, você terá que alterar algumas referências, apontando para a versão mais nova do controle (13.0.0.0). O primeiro lugar que você tem que alterar é a tag “Register” na página onde você utiliza o controle do Report Viewer:

O novo conteúdo dessa tag deve ser o seguinte:

<%@ Register assembly="Microsoft.ReportViewer.WebForms, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91" namespace="Microsoft.Reporting.WebForms" tagprefix="rsweb" %>

Depois, temos que ajustar alguns pontos do arquivo web.config. O primeiro lugar é a referência para os assemblies (tag “assemblies“, dentro de “compilation“). Você deve assegurar-se que essas referências estejam apontando para a versão mais nova do controle:

      <assemblies>
        <add assembly="Microsoft.ReportViewer.Common, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845DCD8080CC91" />
        <add assembly="Microsoft.ReportViewer.WebForms, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845DCD8080CC91" />
      </assemblies>

Em seguida, temos que alterar o conteúdo da tag “httpHandlers“:

    <httpHandlers>
      <add path="Reserved.ReportViewerWebControl.axd" verb="*" type="Microsoft.Reporting.WebForms.HttpHandler, Microsoft.ReportViewer.WebForms, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845DCD8080CC91" validate="false" />
    </httpHandlers>

Por fim, temos que fazer a mesma alteração na tag “handlers“, dentro de “system.webserver“:

    <handlers>
      <add name="ReportViewerWebControlHandler" verb="*" path="Reserved.ReportViewerWebControl.axd" preCondition="integratedMode"
        type="Microsoft.Reporting.WebForms.HttpHandler, Microsoft.ReportViewer.WebForms, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845DCD8080CC91"/>
    </handlers>

Com essas alterações, o seu projeto deve rodar sem nenhum problema de compilação.

Resultados Windows Forms

Depois de testar o controle do Windows Forms, eu não consegui detectar nenhuma diferença visual no controle. Também fiz um teste de performance com um relatório contendo um milhão de registros e não consegui notar nenhuma diferença na velocidade no processamento. Veja só a “cara” do controle, que é idêntica à da versão anterior:

Resultados Web Forms

Por outro lado, o controle Web Forms foi completamente reformulado. Pelo que andei lendo, a Microsoft decidiu abandonar de vez a utilização de ActiveX para a impressão dos relatórios e está renderizando todo o conteúdo em HTML5. Porém, no relatório que eu testei as coisas não funcionaram muito bem:

Veja só o mesmo relatório sendo exibido sem problema algum na versão anterior do Report Viewer:

Testei o mesmo relatório tanto no Google Chrome quanto no Internet Explorer e Edge. O resultado foi o mesmo. Tentei também adicionar a tag “meta” forçando que sites intranet não sejam renderizados em modo compatibilidade (como indicado na seção “Common issuesdeste link), mas, também não tive sucesso.

Consertando possíveis problemas com o controle web

Depois de finalizar a escrita deste artigo, eu estava dando uma olhada no fórum de Reporting Services da MSDN americana e acabei encontrando esta thread. Seguindo as instruções apresentadas nela, a versão nova do controle web do Report Viewer funcionou corretamente:

O problema acontece basicamente porque a última versão do SQL Server Data Tools (instalada com o Visual Studio 2015 e seus updates) adiciona no GAC uma versão do novo controle que ainda não estava finalizada. E como as dlls do GAC têm mais prioridade do que as dlls presentes na pasta da aplicação, o IIS acaba carregando essa versão incorreta do GAC.

Para corrigirmos esse problema, precisamos remover as dlls problemáticas do GAC. Conseguimos remover dlls do GAC utilizando a ferramenta “gacutil“. Essa ferramenta fica armazenada na pasta “C:\Program Files (x86)\Microsoft SDKs\Windows\v7.0A\Bin“. Abra um prompt de comando elevado (como administrador), navegue até esse diretório e tente executar os seguintes comandos para remover todas as dlls problemáticas do Report Viewer do GAC:

gacutil /u "Microsoft.ReportViewer.WebForms, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91, processorArchitecture=MSIL" /f
gacutil /u "Microsoft.ReportViewer.WinForms, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91, processorArchitecture=MSIL" /f
gacutil /u "Microsoft.ReportViewer.WebDesign, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91, processorArchitecture=MSIL" /f
gacutil /u "Microsoft.ReportViewer.Common, Version=13.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91, processorArchitecture=MSIL" /f

Se esses comandos forem executados sem nenhum erro, o seu ambiente já estará pronto. Porém, no meu caso eu recebi um erro ao tentar remover as dlls do GAC:

Unable to uninstall: assembly is required by one or more applications

Pending references:

SCHEME: <WINDOWS_INSTALLER> ID: <MSI> DESCRIPTION:<Windows Installer>

Depois de pesquisar um pouco sobre esse erro, acabei encontrando este artigo, que explica claramente que o problema é que essas dlls estão sendo referenciadas pelo Windows Installer no registro do Windows. Se isso também estiver acontecendo no seu ambiente, você terá que primeiramente remover as suas referências do Windows Installer no registro do Windows.

No meu computador, eu encontrei as referências na pasta “HKLM\SOFTWARE\Classes\Installer\Assemblies\Global“. Porém, pode ser que em algumas instalações as referências estejam em “HKCU\Software\Microsoft\Installer\Assemblies\Global“, portanto, é importante procurar nessas duas pastas do registro. Uma vez encontradas as chaves do Report Viewer, delete tudo o que tiver versão “13” (não esqueça de fazer um backup do registro antes de deletar as chaves!):

Em seguida, execute novamente os comandos para remover as dlls do GAC e veja que, dessa vez, os comandos funcionam com sucesso:

Concluindo

Sempre que uma nova versão do Visual Studio é lançada (ou está prestes a ser lançada), surgem os rumores que o Report Viewer esteja sendo descontinuado pela Microsoft. Até hoje, isso nunca se concretizou e espero que não se concretize num futuro próximo.

Como você conferiu neste artigo, por razões estratégicas, a Microsoft está alterando o modelo de distribuição do Report Viewer a partir da próxima versão do Visual Studio. Esse novo modelo não será mais dependente das releases do Visual Studio, ou seja, poderemos ter novas versões do controle e das ferramentas de design independentemente das datas de release do Visual Studio.

O que você achou dessa nova estratégia? E o que você achou do novo visual do controle web do Report Viewer, desenvolvido completamente em HTML5? Fico aguardando as suas opiniões na caixa de comentários.

Por fim, convido você a inscrever-se na minha newsletter. Ao fazer isso, você receberá um e-mail toda semana sobre o artigo publicado e ficará sabendo também em primeira mão sobre o artigo da próxima semana, além de receber dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail. Inscreva-se utilizando o formulário logo abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

18 thoughts on “Report Viewer foi descontinuado pela Microsoft? Não!

  • Edward Gómez disse:

    Buen día André,

    Gracias por la información y parte de tranquilidad que dejas con esta noticia, en la que esta despejada la duda sobre el futuro de ReportViewer en futuras versiones.
    Porque comenzar a buscar otra herramienta para generar reportes por ahora no esta en mis planes, el ReportViewer cubre completamente las necesidades para generar informes en mis proyectos.

    Gracias por la información.

    Saludos desde Colombia, un abrazo.

    • andrealveslima disse:

      Olá Edward!

      Pois é.. A notícia realmente deixa a gente um pouco mais tranquilo, pois parece que a Microsoft não vai abandonar o desenvolvimento do Report Viewer tão cedo.. Menos um problema para nós resolvermos..

      Abraço!
      André Lima

  • Ageu Machado disse:

    André,

    É sempre muito bom ler seus artigos.
    Há um tempo atrás entrei em contato com você a respeito de uma solução para utilizar html em textbox no ReportViewer, você lembra?

    Fiquei muito animado com está nova infra estrutura em utilizar html5, pois acredito que haverá a possibilidade de integrarmos formatações complexas de textos nos componentes, visto que sua base será html5 para a versão web.

    Sendo assim poderemos nesses casos integrar relatórios web em aplicações windows para resolver estas dificuldades.

    Claro que são apenas especulações.

    Grande abraço André,

    • andrealveslima disse:

      Olá Ageu!

      Lembro sim! Pois é, vamos ver se a Microsoft vai suportar outras tags HTML no relatório agora que o componente web foi reescrito em HTML5.. Quando a versão final sair eu faço um teste para ver se esse esquema de texto formatado melhorou ou não..

      Abraço!
      André Lima

  • Mariana Casarin disse:

    Bom dia André,
    Parabéns pelo artigo!
    Você já tentou usar o Report Viewer no Asp.Net Core? Estou estudando sobre esse assunto e gostaria de uma ajuda.

    Abraço.

  • Anderson Beppler disse:

    Olá André,

    Tentei seguir o seu artigo, mas não encontrei mais no NuGet a DLL do ReportViewer na versão 13.

    Inclusive, pelo que percebi ela quem sabe tenha sido abandonada mesmo.

    https://www.nuget.org/packages/Microsoft.ReportingServices.ReportViewerControl.WebForms.Loc.Preview/130.1700.305

    • andrealveslima disse:

      Olá Anderson!

      A Microsoft mudou a versão de 13 para 14 e alterou o nome/caminho da biblioteca.. Agora ela está disponível nos seguintes endereços:

      WinForms aqui
      WebForms aqui

      Abraço!
      André Lima

  • Excelente artigo.
    Um grande problema hoje é que ele não é nativo e precisa de full trust levem em servidores web.
    Sabe me informar se a Microsoft irá melhorar isso?
    O Report do DevExpress é 100% CLR.

    • andrealveslima disse:

      Olá Fabio, obrigado pelo comentário!

      Que eu saiba, essa próxima versão do Report Viewer também precisa de full trust.. Cara, na minha opinião o ideal é fugir de host que não dá a possibilidade de ativar full trust para o seu site.. A maioria dos hosts estrangeiros dá essa opção sem problema algum.. Não sei porque os hosts brasileiros costumam ter essa frescura.. Inúmeras bibliotecas open source que são muito utilizadas hoje em dia só rodam em full trust..

      Uma excelente opção é o próprio Azure, que roda em full trust e suporta o Report Viewer..

      Abraço!
      André Lima

  • Paulo Sérgio Carinhena disse:

    Grande andré, tudo bem?
    Eu instalei o VS 2017 em uma maquina “pura”, recem formatada.

    Abri o solution, retirei o antigo reportview e instalei a nova
    Usei o NuGet para instalar a versão nova (Install-Package Microsoft.ReportingServices.ReportViewerControl.Winforms).

    Ok, a aplicação abre normalmente.
    Mas, no toolbox não aparece a ferramenta para criar novos controles e não aparece a parte de relatórios que podem ser criados… ou seja, não consigo criar um relatório novo e nem mexer nos “rdlc” (que abrem como xml).
    Tem alguma sugestão pra isso?

    • andrealveslima disse:

      Olá Paulo!

      É que, como mencionei no artigo, a Microsoft está mudando a estratégia de distribuição do Report Viewer, tanto o designer do relatório (distribuído via extensão) quanto o controle em si (distribuído via NuGet)..

      O controle, como você mesmo já disse, você consegue baixar do NuGet.. Já o designer pode ser instalado via extensão do Visual Studio, que no momento da escrita desse artigo ainda não estava disponível, mas foi lançado nessa semana (você pode baixar aqui)..

      Estou mandando no seu e-mail o PDF de um artigo que vai ser publicado na próxima quarta-feira aqui no meu site, mostrando como ficou essa história toda do Report Viewer no Visual Studio 2017..

      Abraço!
      André Lima

  • […] de distribuição do Report Viewer a partir do Visual Studio 2017. Eu até já falei sobre isso nesse outro artigo. A novidade é que a experiência de design de relatórios para o Visual Studio 2017 ficou pronta. […]

  • Carlos disse:

    Segui o artigo corretamente, mais os relatórios estão abrindo mais em branco. Já passou por isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *