André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Tudo sobre o lançamento do Visual Studio 2015 e .NET Framework 4.6

Caso você não tenha percebido, na última segunda-feira a Microsoft realizou um evento para anunciar o lançamento do Visual Studio 2015 e .NET Framework 4.6. Como muitas coisas interessantes foram apresentadas, resolvi fazer um “postão” com todas as novidades em um só lugar.

O Keynote

Se você estiver interessado em assistir o keynote do evento, apresentado por S. Somasegar, Scott Hanselman, Brian Harry, Beth Massi e Amanda Silver, confira a página do evento no Channel 9 ou assista o vídeo que embedei logo abaixo:

Link para download

Antes de mais nada, vamos ao link para download. Você consegue baixar o Visual Studio 2015 Community Edition (gratuito para times de até 5 desenvolvedores – maiores informações aqui), o trial do Visual Studio 2015 Enterprise e o Visual Studio Code neste link. Além disso, a Microsoft, mantendo a palavra que iria disponibilizar atualizações para o Visual Studio de forma constante, anunciou também o Update 5 para o Visual Studio 2013, que pode ser baixado utilizando o mesmo link.

A “família” Visual Studio

O keynote começou com uma apresentação da “família” Visual Studio, que é composta pelo próprio Visual Studio, Visual Studio Online (VSO – TFS na nuvem da Microsoft) e Visual Studio Code. Números muito interessantes foram apresentados, como o número de downloads da edição “Community” do Visual Studio, número de usuários registrados no VSO e número de downloads do Visual Studio Code. Você sabia que o Visual Studio Community foi baixado por mais de 5 milhões de pessoas e que o VSO tem mais de 3 milhões de usuários registrados? Nada mal, não?

Outro ponto que foi frisado nessa etapa da apresentação foi a notícia da diminuição da quantidade de edições do Visual Studio. Essa novidade já tinha sido apresentada anteriormente em março, quando a Microsoft disponibilizou o novo lineup” de edições do Visual Studio 2015. Basicamente a novidade é que as edições Premium e Ultimate foram mescladas em uma só edição, chamada Enterprise e com preço mais similar ao da antiga edição “Premium“:

O Ramon Durães também comenta sobre essa alteração no post que ele fez sobre o lançamento do Visual Studio 2015.

Editor de XAML reescrito do zero

Logo no início das demonstrações, a Beth Massi anunciou que o editor de XAML foi reescrito do zero, para principalmente conseguir tirar proveito do Roslyn. Entre as novidades está o suporte ao “peek definition“. Confira um vídeo sobre todas as novidades no editor de XAML no Channel 9.

Live Visual Tree e Live Property Explorer

Para a felicidade dos programadores XAML, a Microsoft implementou as funcionalidades chamadas Live Visual Tree e Live Property Explorer. Com essas janelas, é possível analisarmos a árvore dos controles em tempo de execução, além de conseguirmos mudar propriedades dos controles enquanto o aplicativo está sendo executado. No Channel 9 você encontra um vídeo demonstrando justamente o funcionamento do Live Visual Tree e Live Property Explorer.

Code lens disponível na edição Professional

Sabe aquela funcionalidade chamada Code Lens? Ela é aquela feature que adiciona indicadores interessantes em cima de cada método, classe, etc no editor de código do Visual Studio (mais informações aqui). Antigamente, essa funcionalidade só estava disponível na edição Ultimate do Visual Studio 2013. Agora ela está disponível desde a edição Professional do Visual Studio 2015. Eu, particularmente, apesar de utilizar a edição Ultimate do Visual Studio, desabilitei essa funcionalidade devido a problemas de performance. Espero que eles tenham melhorado o desempenho dessa funcionalidade no Visual Studio 2015.

Nova janela para configuração de breakpoints

As configurações dos breakpoints no Visual Studio 2013 são feitas através de janelas “modais“. No Visual Studio 2015 a Microsoft melhorou essa experiência e agora você consegue configurar seus breakpoints diretamente no editor de código. Eu já escrevi sobre esse assunto no passado e, caso você queira saber mais, a Microsoft disponibilizou um vídeo sobre essa nova funcionalidade no Channel 9.

Profiling durante debugging

No Visual Studio 2015, a Microsoft integrou todas as ferramentas de profiling em uma só janela, chamada Diagnostics Tools. Além disso, conseguimos visualizar o tempo de execução entre um breakpoint e outro (muito útil para descobrirmos pontos de código que possam estar com problemas de performance), detalhes sobre uso de CPU e memória diretamente em tempo de debugging (sem ter que criar uma seção de profiling), historical debugging, etc.

Lambda expressions em tempo de debug

Você já deve ter passado pela situação de querer debuggar uma expressão lambda e não conseguir. Pois é, até o Visual Studio 2013, não era possível utilizar lambda expressions nas janelas de immediate, watch, quick watch, etc. Finalmente, com o Visual Studio 2015, a Microsoft resolveu esse problema e agora é possível utilizar lambda expressions em todas essas janelas. E é possível também criar novas expressões lambda no código quando o código está pausado e continuar a execução sem ter que reiniciar o aplicativo (edit and continue).

Lightbulbs

Se você utiliza o ReSharper, sabe que ele sugere várias melhorias e correções no seu código, através de análise estática. Com o Visual Studio 2015, a Microsoft resolveu trazer esse tipo de funcionalidade para dentro do próprio produto. Os “lightbulbs” (ou lâmpadas) aparecem no editor de código sempre que o Visual Studio quiser sugerir alguma alteração no seu código. E, o melhor de tudo, a Microsoft deixou essa parte totalmente extensível e a comunidade consegue criar novas regras para o analisador de código que podem ser plugadas no Visual Studio 2015. Os MVPs Carlos dos Santos, Elemar Júnior e Giovanni Bassi até criaram um projeto open source para o desenvolvimento de novas regras, o Code Cracker.

Janela do NuGet

A janela do NuGet não é mais modal. Ela abre como uma nova tab no Visual Studio, permitindo que você consiga navegar entre a janela do NuGet e janelas de código ao mesmo tempo. Mais informações sobre a nova janela do NuGet você encontra no Channel 9.

E o desenvolvimento web?

Vou ser sincero que eu tenho pouquíssima experiência com desenvolvimento web, portanto, não fico tão animado com as novidades nessa área. Mas, de qualquer forma, posso falar rapidamente sobre o que foi apresentado no keynote. Primeiramente, praticamente o ASP.NET todo está open source:

E as novidades? Webforms agora retornando HTTP2 quando faz sentido, suporte do Roslyn no MVC, melhorias no Intellisense (suporte ao Angular, por exemplo, implementado através de “layers” no IntelliSense – todas as chamadas do Angular agrupadas em um só nível do IntelliSense, e não tudo em uma lista só). Além disso, ferramentas open source muito utilizadas no desenvolvimento web (como jslint) estão com uma integração muito melhor através do Task Runner Explorer.

Já no ASP.NET 5 (que não foi lançado, mas, uma versão beta acompanha o Visual Studio 2015), Controllers não necessariamente precisam mais herdar de Controller (uma vez que a classe termine em “Controller” o ASP.NET entende que ele é um Controller), ou seja, dá pra utilizar POCO para criar Controllers. Além disso, os Controllers do MVC e do Web API foram mesclados em uma só classe.

O ASP.NET está absurdamente granular, permitindo que você habilite ou desabilite cada uma das funcionalidades, bastando referenciar ou não cada uma das partes do ASP.NET na janela do NuGet. Para finalizar, é possível fazer uma publicação diretamente para um container no Docker, além do Scott Hanselman ter feito aquela demo em que ele publica um site MVC no pendrive e consegue fazer o site rodar em um MacBook.

O Scott Guthrie publicou um post completíssimo sobre todas as novidades relacionadas ao desenvolvimento web no Visual Studio 2015. Você pode também conferir o post do Scott Hanselman sobre sua apresentação. O TypeScript 1.5 também foi lançado nessa mesma leva. Caso você se interesse, confira este post.

Desenvolvimento mobile cross platform

As aplicações móveis estão em alta ultimamente. Por conta disso, a Microsoft não podia deixar de fora uma demonstração sobre o que ela tem a oferecer nessa área com o Visual Studio 2015. Nessa parte do evento a Microsoft apresentou uma solução para chamada de taxis, mostrando tanto o lado do consumidor (com um aplicativo que se comporta de maneira diferente em cada uma das plataformas – Windows Phone, iOS e Android) e o lado do taxista (com uma interface única em todas as plataformas).

Esse tipo de desenvolvimento é possível no Visual Studio 2015 com a utilização das ferramentas do Apache Cordova (desenvolvimento cross platform com HTML5, CSS3 e javascript), que está totalmente integrado à IDE. Além disso, continuamos tendo suporte completo às ferramentas da Xamarin, com as quais conseguimos desenvolver aplicativos nativos para cada plataforma utilizando C#. Com as extensions da Xamarin, temos total suporte a Intellisense e designer no desenvolvimento para iOS e Android. Uma novidade relacionada à Xamarin é que na última versão temos suporte também ao Apple Watch e Android Watch.

Um dos destaques dessa seção foi o emulador do Android disponibilizado com o Visual Studio 2015. Várias melhorias foram realizadas no emulador, como suporte a location, atualização automática do conteúdo com o emulador, código C++ cross platform suportado pelo emulador, etc. E, o mais interessante: agora é possível utilizar o emulador do Android de forma stand-alone, ou seja, fora do Visual Studio (possibilitando que você utilize o emulador do Android desenvolvido pela Microsoft com outras ferramentas de desenvolvimento). Saiba mais sobre as novidades no emulador do Android neste artigo e neste vídeo.

DevOps e ALM

A apresentação não ficou por aí. A Microsoft demonstrou que também se importa bastante com a “cena” DevOps e ALM. O Visual Studio Online (e a nova versão do TFS, ainda em RC) está contando com várias melhorias relacionadas a DevOps e ALM. Primeiramente, foram apresentadas melhorias na lista de backlog. Todas as alterações podem ser feitas diretamente na lista hierárquica, sem ter que alternar para o modo de “flat list“.

Já no Kanban Board, foi adicionado o acesso ao backlog, bem como a possibilidade de criar cartões customizáveis, estágios “doing” e “done” em cada uma das colunas e a opção de escrever uma “definition of done” para cada coluna. Confira todas as novidades do Kanban Board neste vídeo.

Uma das features que eu mais gostei na parte de ALM foral os Intellitests. Sabe aquele código legado que caiu no seu colo para que você dê manutenção? Pois bem, que tal gerar unit tests automaticamente cobrindo todos os caminhos possíveis do código? Bacana, não? Pois é justamente isso que o Intellitest faz. Confira maiores detalhes na documentação.

Na parte de builds, a Microsoft tornou o processo de build totalmente “plugável“, ou seja, você pode escrever extensões para customizar o seu processo de build. Além disso, agora o histórico das build definitions são salvos no TFS, de forma que você possa restaurar o estado de uma build definition para um ponto anterior.

Finalmente, a Microsoft apresentou também um pouco do SonarQube (que agora, segundo a Microsoft, funciona bem com as linguagens do .NET Framework) e o Application Insights. Ambas as aplicações estão totalmente integradas com o Visual Studio 2015 e servem para analisar a qualidade e o funcionamento em produção das nossas aplicações. Para maiores informações sobre o SonarQube, veja este artigo do Julio Arruda. E para maiores informações sobre o Application Insights, veja este vídeo e este outro vídeo no Channel 9.

F# 4.0

Junto com essas novidades, o F# 4.0 também foi lançado, porém, de forma tímida. Ele não recebeu nenhuma menção no keynote, mas, vale a pena citar aqui. Para maiores informações sobre o F# 4.0, veja o post oficial do lançamento e este vídeo no Channel 9 mostrando 6 novidades do F# 4.0.

Saiba mais

Claro que tem muito mais novidades que eu não consegui citar aqui, senão eu iria ficar escrevendo até a semana que vem. Para saber mais sobre todas as novidades do Visual Studio 2015 e .NET Framework 4.6, confira estes links:

Vídeos das features do Visual Studio 2015 no Channel 9
Mais vídeos sobre o Visual Studio 2015 no Channel 9
Post sobre o anúncio do Visual Studio 2015 no site do S. Somasegar
Anúncio do Visual Studio 2015 no blog oficial
Anúncio do .NET Framework 4.6 no blog oficial

Concluindo

É muita novidade, não é mesmo? Você ficou animado? Então não perca tempo e baixe o Visual Studio 2015 agora mesmo, lembrando que a edição “Community” é gratuita para times de até 5 desenvolvedores!

Aproveite e assine a minha newsletter. Com ela você recebe um e-mail toda semana sobre o artigo publicado, fica sabendo em primeira mão sobre o tema do próximo artigo e recebe dicas “bônus” que eu só compartilho por e-mail! Assine aqui ou através do formulário abaixo.

Até a próxima!

André Lima

Newsletter do André Lima

* indicates required



Powered by MailChimp

2 thoughts on “Tudo sobre o lançamento do Visual Studio 2015 e .NET Framework 4.6

  • Accioly disse:

    O que já era bom, ficou melhor ainda, ainda mais com essa cultura do opensource, tem tudo pra ficar cada vez melhor ainda. Eu também notei que o code lens deixava tudo mais pesado. Eu uso a versão Community e já estou com a versão 2015 e nessa versão não tem o code lens e sinceramente não sinto falta desse recurso. Eu tenho recebido suas newsletter, mas ando tão ocupado com uns projetos que não dá tempo nem de comentar seus e-mails, mas saiba que o que você faz é muito bacana, esta de parabéns pelo site, pelas dicas, por tudo. Sucesso e um grande abraço.

    • andrealveslima disse:

      Olá novamente Accioly! Obrigado pelo comentário! Fico feliz que as dicas que eu publico aqui no site estejam ajudando de alguma forma!

      Grande abraço!
      André Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *