André Alves de Lima

Talking about Software Development and more…

Deu a louca na Microsoft: .NET Framework open source e Visual Studio de graça?

Parece que a administração do Satya Nadella está abalando as estruturas da Microsoft. Ontem tivemos o primeiro dia do evento chamado “Connect“, que está acontecendo em Nova York e está sendo simultaneamente transmitido ao vivo pelo Channel9. Na segunda-feira eu twittei sobre o evento, comentando que eu já imaginava pelo menos alguma surpresa em relação à próxima versão do Visual Studio:

E realmente as notícias foram muito boas. Confira neste post quais foram, na minha opinião, os highlights desse primeiro dia de evento.

Antes de começar, caso vocês queiram conferir posts de outras pessoas sobre o primeiro dia de evento, confiram:

Agora vamos às minhas observações!

O evento começou com Scott Guthrie abordando alguns fatos sobre a plataforma de desenvolvimento da Microsoft:

Mais de 7 milhões de downloads do Visual Studio 2013 e mais de 6 milhões de desenvolvedores .NET? Poxa, esses são números expressivos. Provavelmente devido a esses números, a Microsoft anunciou mudanças significativas na maneira como ela vai lidar com a sua plataforma de desenvolvimento daqui para a frente. E a primeira delas diz respeito ao .NET Framework.

.NET Framework 2015 open source

Na última edição do evento Build, que aconteceu em Abril desse ano, a Microsoft resolveu dar um grande passo rumo ao mundo open source ao fazer com que o código dos novos compiladores do C# e VB.NET fossem liberados de forma open source. Nessa mesma época, ela anunciou a criação do .NET Foundation, que é basicamente uma entidade independente que ficou responsável por administrar as alterações nas partes do .NET que já estavam com o código aberto até então.

Agora a Microsoft deu o próximo passo e transformou toda a parte de servidor do .NET Framework em código aberto, inclusive aceitando pull requests da comunidade. O processo de liberar o núcleo do .NET como open source demorará um tempo para ser concluído, mas, você já pode conferir o início desse processo no repositório do .NET no GitHub da Microsoft, inclusive já dá para acessar o código de alguns namespaces, como o System.Xml.

Além disso, a Microsoft resolveu abandonar o versionamento numérico do .NET Framework e passou a utilizar um versionamento por ano. Dessa forma, a próxima versão do .NET Framework será chamada “.NET Framework 2015“. Nada mal.

Link relacionado:

Parte de servidor do .NET rodando em Linux e Mac

Em Outubro desse ano, durante uma apresentação em um evento sobre Cloud em São Francisco, o Satya Nadella disse algo intrigante: “Microsoft loves Linux“.

Nunca até então a Microsoft tinha falado algo tão forte relacionado ao Linux. Muito pelo contrário, a minha impressão é de que a Microsoft sempre procurou evitar esse assunto.

Seguindo o gancho da frase de Satya Nadella, a próxima novidade anunciada no evento “Connect” foi que toda a parte de servidor do .NET Framework será portada e passará a funcionar com suporte oficial em máquinas Linux e Mac. Essa é uma novidade muito bacana para nós, desenvolvedores .NET, uma vez que poderemos contar com essa nova possibilidade para pensarmos em cenários que até então não eram possíveis de serem concretizados. E como aproximadamente 25% das máquinas virtuais do Azure rodam Linux, eu diria que esse é um mercado significativo.

Visual Studio Community 2013

Você provavelmente já ouviu falar do Visual Studio Express, versão gratuita do Visual Studio voltada para programadores indie ou pessoas que estão começando a aprender a programação no mundo .NET. A edição Express do Visual Studio vinha com vários inconvenientes. Por exemplo, se você quisesse desenvolver para deskop e para a web, você precisaria baixar e instalar duas edições diferentes do Visual Studio Express: uma para desenvolver para desktop e outra para desenvolver para a web. E o pior de tudo é que essas duas edições não se comunicavam, ou seja, você não conseguia em uma mesma solução agrupar esses dois tipos de projeto. Além disso, as edições Express do Visual Studio não suportam plug-ins ou extensões, o que acaba limitando bastante os desenvolvedores que optam por utilizar essa versão gratuita do Visual Studio.

Para solucionar esse problema, a Microsoft está lançando agora a edição do Visual Studio chamada “Community“. Essa edição suporta todos os tipos de solução já suportados na edição Professional do Visual Studio e suporta também plug-ins e extensões. Esse Visual Studio também é gratuito desde que você não a utilize para desenvolver aplicativos em empresas com mais de cinco desenvolvedores.

Essa é uma excelente notícia, uma vez que, quanto mais desenvolvedores utilizando Visual Studio e a plataforma Microsoft, mais ela se dissemina e mais a Microsoft investe. Visual Studio de graça? Todo mundo ganha! Saiba mais sobre o Visual Studio Community 2013 e faça o download aqui.

Links relacionados:

Visual Studio 2013 Update 4

Além de ter lançado o Preview da próxima versão do Visual Studio (vou falar sobre isso logo mais), a Microsoft também lançou o Update 4 do Visual Studio 2013. Desde o Visual Studio 2012 a Microsoft passou a adotar um sistema mais frequente de updates. E o Update 4 do Visual Studio 2013 nada mais é do que um “service pack” com algumas pequenas melhorias no Visual Studio 2013, além de correções de bugs. Para saber mais sobre esse update, confira este vídeo.

Visual Studio 2015 Preview

O nome da próxima versão do Visual Studio foi finalmente definido: Visual Studio 2015! O preview dessa nova versão está disponível a partir de ontem para download. No evento “Connect” a Microsoft apresentou algumas melhorias que foram implementadas no Visual Studio 2015:

  • Melhor suporte a Window Layouts
  • Filtro na janela de erros
  • Hyperlink do código de erro na janela de erros
  • Resultados de code analysis também são exibidos na janela de erros
  • Lightbulb” que mostra códigos passíveis de refatoração (tipo ReSharper)
  • Editor agora suporta touch
  • Novas janelas para definir regras para os breakpoints
  • Indicador do tempo gasto desde a última step em modo de debugging
  • Suporte a lambda expressions em modo de debugging
  • Possibilidade de utilizar o .NET Native em universal apps

Para conferir outras novidades que estão sendo implementadas no Visual Studio 2015, confira este post.

Visual Studio 2015 + Xamarin

A Xamarin anunciou no evento que a última versão das Xamarin Tools já têm compatibilidade com o Visual Studio 2015. Além disso, é possível utilizar a versão starter da Xamarin para desenvolver aplicativos com o Visual Studio 2015 tendo como plataforma alvo o iOS ou Android. Para saber mais sobre a atualização da parceria entre Microsoft e Xamarin, confira este link.

WPF não morreu! (Ou ressuscitou?)

A comunidade de desenvolvedores WPF estava indignada com a Microsoft devido à falta de notícias sobre a plataforma. Para demonstrar o que estou falando, vejam essa screenshot do blog do time de WPF:

A última notícia que tínhamos sobre o WPF até ontem era de três anos atrás! Muita gente já tinha dado o WPF como morto, até que a Microsoft resolve ressuscitá-lo no evento de ontem. Basicamente, a Microsoft mostrou que ela vai ainda investir no WPF e que ela continua sendo a plataforma mais indicada para o desenvolvimento de aplicativos desktop hoje em dia.

O “roadmap” liberado pelo time de WPF ontem mostra que eles trabalharão em melhorias de performance, interoperabilidade com DirectX, suporte a hardwares modernos (touch e telas de alta densidade) e ferramentas (editor, designer, outras ferramentas novas que estão sendo desenvolvidas, etc).

Como o Igor Abade falou no Twitter (e eu concordo), é muito pouco para se chamar de “roadmap“, mas, pelo menos é melhor que nada!

Concluindo

Essas foram as principais novidades apresentadas no evento de ontem. Como vocês podem ver, tem muita coisa legal a caminho. Vamos ver se aparece mais alguma novidade interessante hoje, no segundo dia de evento. Eu particularmente acho que a Microsoft está no caminho correto quanto à plataforma de desenvolvimento. E você? Deixe a sua opinião nos comentários!

Para ficar por dentro das novidades relacionadas à plataforma de desenvolvimento da Microsoft, assine a minha newsletter!

Até a próxima!

André Lima

Photo (Satya Nadella) by James Niccolai
http://news.softpedia.com/news/CEO-Satya-Nadella-Microsoft-Loves-Linux-462754.shtml

12 thoughts on “Deu a louca na Microsoft: .NET Framework open source e Visual Studio de graça?

  • Muito bom!
    Hoje ainda tem muito mais.
    Que venha 2015 para bombarmos a comunidade com novos conteúdos!

  • Renato Groffe disse:

    Já existiam várias iniciativas Open Source da Microsoft na plataforma .NET. Acredito que com essas novidades, o uso do .NET Framework tende a aumentar consideravelmente, embora ainda exista forte resistência com o mesmo (principalmente no meio acadêmico).

    De qualquer forma, já era e continua a ser muito difícil bater o Visual Studio em termos de produtividade.

    Além da questão envolvendo o uso de Linux, outro fato curioso sobre o Azure está no suporte a Big Data. A Microsoft faz uso do Hadoop, que é um projeto Java mantido pela Apache e engloba uma série de outros frameworks desenvolvidos nesta plataforma. Ao menos para mim isto prova que não adianta ser xiita, mas sim tentar fazer o melhor uso possível de tudo que é oferecido.

    Abs

    • andrealveslima disse:

      Olá Renato, muito obrigado pelo comentário!
      Infelizmente, a resistência no meio acadêmico é algo que realmente existe. Pelo menos na época em que eu fiz faculdade, os professores só queriam saber de C++ e Java. Se bem que naquele tempo a Microsoft não oferecia nenhuma versão gratuita do Visual Studio, então, dava até para entender. Hoje em dia, com essas versões Express, e agora Community, não vejo motivo para os professores nas faculdades não optarem por utilizar o C# (ou até mesmo VB.NET, por que não?), nem que seja ao menos por um semestre. Afinal, como você disse, a produtividade do Visual Studio é imbatível e seu uso no ambiente de trabalho cresce mais e mais a cada dia.
      Já quanto a questão de ser xiita, o que eu vejo é que a comunidade “não-Microsoft” reclama bastante que o pessoal .NET é xiita, mas, na minha percepção, a realidade é o oposto. Eu percebo a comunidade de desenvolvedores Microsoft sempre aberta a experimentar outras tecnologias “não-Microsoft”. O que estava faltando era a própria Microsoft entrar nesse barco e aceitar outras tecnologias. E isso é o que estamos começando a ver agora com essa aceitação do Linux como uma plataforma forte. :)
      É isso aí. Agora é ver o que vem pela frente ano que vem, quando essas mudanças realmente começarem a se concretizar de verdade.
      Grande abraço!
      André Lima

  • Simplesmente, fantástico!!!
    Visual Studio gratuito é demais, e fico feliz em relação ao WPF, minha plataforma favorita, realmente muito poderosa e que não pode ser abandonada de forma alguma..

    Abraço!

    • andrealveslima disse:

      Olá Herbert! Obrigado pelo comentário!

      Realmente são ótimas notícias.. Vamos esperar que a comunidade de desenvolvedores Microsoft cresça cada vez mais devido a essas novidades.. Dessa forma, todo mundo ganha!

      Abraço!
      André Lima

  • […] Até a mais recente edição chamada “Visual Studio Community” (que eu mencionei neste outro post) traz o Report Viewer já instalado. Porém, isso não é o que acontece com o Visual Studio […]

  • […] você deve ter acompanhado, grande parte do .NET Framework está sendo transformado em open source. O time do ASP.NET já seguia essa trilha do open source há mais tempo e, como o ASP.NET Identity […]

  • […] o Visual Studio 2015 Community Edition (gratuito para times de até 5 desenvolvedores – maiores informações aqui), o trial do Visual Studio 2015 Enterprise e o Visual Studio Code neste link. Além disso, a […]

  • Mobile Web disse:

    Tornar a .NET open source trouxe uma grande benefícios aos desenvolvedores.
    Excelente artigo

  • […] 2) Deu a louca na Microsoft: .NET Framework open source e Visual Studio de graça? No dia 12 de Novembro de 2014 a Microsoft realizou o evento chamado “Connect“. Caso você ainda não tenha acompanhado esse evento, a gravação de todas as seções está disponível diretamente no Channel 9. Nesse evento a Microsoft fez vários anúncios, mas, os que mais surpreenderam foi que grande parte do .NET Framework virou open source (e está disponível no GitHub, veja só) e que a Microsoft decidiu liberar uma nova edição gratuita do Visual Studio (chamada “Community“), que tem todas as funcionalidades da edição “Professional”, podendo ser utilizada sem problemas por profissionais independentes e pequenas empresas (que tenham até cinco desenvolvedores, com menos de 250 PCs e menos do que 1 milhão de receitas anuais). Esse meu post teve grande repercussão no Facebook e LinkedIn (atualmente quase 100 likes juntando as duas plataformas). Acho que esse foi um grande fator para que esse post tenha sido o segundo mais acessado de 2014. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *